O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Videira, Homero Filipe Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19406
Resumo: No âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo foi realizado o presente relatório de estágio. O mesmo aborda o departamento de compras de uma unidade hoteleira de cinco estrelas (Hotel Arts Barcelona), mais concretamente as funções e tarefas desempenhadas ao longo do estágio curricular. Este relatório incide numa revisão de literatura que enverga sobre a comunicação interna e a gestão de compras numa unidade hoteleira. O objetivo principal centrou-se em compreender de que forma a comunicação interna num hotel influencia os resultados da empresa, focando-se em solucionar eventuais lacunas no sistema de gestão implementado. Para tal foi utilizada a metodologia qualitativa no sentido de obter uma perspetiva mais próxima da realidade. No final do relatório foi possível entender que a comunicação interna se apresenta como um pilar na estrutura de uma unidade hoteleira pela importância que assume na obtenção de melhores resultados e da criação de um entorno laboral mais eficiente. Foi ainda possível verificar que o sistema de gestão utilizado por um hotel influencia diretamente o tipo de comunicação interna.
id RCAP_09ba58a84b6955767eca81a2a0780653
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19406
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts BarcelonaComunicação internaDepartamento de comprasHotelSistema de gestãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisNo âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo foi realizado o presente relatório de estágio. O mesmo aborda o departamento de compras de uma unidade hoteleira de cinco estrelas (Hotel Arts Barcelona), mais concretamente as funções e tarefas desempenhadas ao longo do estágio curricular. Este relatório incide numa revisão de literatura que enverga sobre a comunicação interna e a gestão de compras numa unidade hoteleira. O objetivo principal centrou-se em compreender de que forma a comunicação interna num hotel influencia os resultados da empresa, focando-se em solucionar eventuais lacunas no sistema de gestão implementado. Para tal foi utilizada a metodologia qualitativa no sentido de obter uma perspetiva mais próxima da realidade. No final do relatório foi possível entender que a comunicação interna se apresenta como um pilar na estrutura de uma unidade hoteleira pela importância que assume na obtenção de melhores resultados e da criação de um entorno laboral mais eficiente. Foi ainda possível verificar que o sistema de gestão utilizado por um hotel influencia diretamente o tipo de comunicação interna.Within the scope of the Master in Hotel Management at the Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, this internship report was produced. The same focuses on the purchasing department of a five-star hotel (Hotel Arts Barcelona), more specifically on the functions and tasks performed during the curricular internship. This report focuses on a literature review that deals with internal communication and purchasing management in a hotel unit. The main objective focused on understanding how internal communication in a hotel influences the company's results, focusing on solving possible gaps in the implemented management system. For this purpose, a qualitative methodology was used to obtain a perspective closer to reality. At the end of the report, it was possible to understand that internal communication is presented as a pillar in the structure of a hotel unit due to the importance it assumes in obtaining better results and creating a more efficient work environment. It was also possible to verify that the management system used by a hotel directly influences the type of internal communication.Serra, Manuel António DionísioSapientiaVideira, Homero Filipe Fernandes2023-04-05T12:01:07Z2022-12-072022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19406TID:203216563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:52Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:03.130893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona
title O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona
spellingShingle O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona
Videira, Homero Filipe Fernandes
Comunicação interna
Departamento de compras
Hotel
Sistema de gestão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona
title_full O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona
title_fullStr O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona
title_full_unstemmed O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona
title_sort O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona
author Videira, Homero Filipe Fernandes
author_facet Videira, Homero Filipe Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Manuel António Dionísio
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Videira, Homero Filipe Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Departamento de compras
Hotel
Sistema de gestão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Comunicação interna
Departamento de compras
Hotel
Sistema de gestão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description No âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo foi realizado o presente relatório de estágio. O mesmo aborda o departamento de compras de uma unidade hoteleira de cinco estrelas (Hotel Arts Barcelona), mais concretamente as funções e tarefas desempenhadas ao longo do estágio curricular. Este relatório incide numa revisão de literatura que enverga sobre a comunicação interna e a gestão de compras numa unidade hoteleira. O objetivo principal centrou-se em compreender de que forma a comunicação interna num hotel influencia os resultados da empresa, focando-se em solucionar eventuais lacunas no sistema de gestão implementado. Para tal foi utilizada a metodologia qualitativa no sentido de obter uma perspetiva mais próxima da realidade. No final do relatório foi possível entender que a comunicação interna se apresenta como um pilar na estrutura de uma unidade hoteleira pela importância que assume na obtenção de melhores resultados e da criação de um entorno laboral mais eficiente. Foi ainda possível verificar que o sistema de gestão utilizado por um hotel influencia diretamente o tipo de comunicação interna.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
2022-12-07T00:00:00Z
2023-04-05T12:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/19406
TID:203216563
url http://hdl.handle.net/10400.1/19406
identifier_str_mv TID:203216563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133337295519744