O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19406 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo foi realizado o presente relatório de estágio. O mesmo aborda o departamento de compras de uma unidade hoteleira de cinco estrelas (Hotel Arts Barcelona), mais concretamente as funções e tarefas desempenhadas ao longo do estágio curricular. Este relatório incide numa revisão de literatura que enverga sobre a comunicação interna e a gestão de compras numa unidade hoteleira. O objetivo principal centrou-se em compreender de que forma a comunicação interna num hotel influencia os resultados da empresa, focando-se em solucionar eventuais lacunas no sistema de gestão implementado. Para tal foi utilizada a metodologia qualitativa no sentido de obter uma perspetiva mais próxima da realidade. No final do relatório foi possível entender que a comunicação interna se apresenta como um pilar na estrutura de uma unidade hoteleira pela importância que assume na obtenção de melhores resultados e da criação de um entorno laboral mais eficiente. Foi ainda possível verificar que o sistema de gestão utilizado por um hotel influencia diretamente o tipo de comunicação interna. |
id |
RCAP_09ba58a84b6955767eca81a2a0780653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19406 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts BarcelonaComunicação internaDepartamento de comprasHotelSistema de gestãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisNo âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo foi realizado o presente relatório de estágio. O mesmo aborda o departamento de compras de uma unidade hoteleira de cinco estrelas (Hotel Arts Barcelona), mais concretamente as funções e tarefas desempenhadas ao longo do estágio curricular. Este relatório incide numa revisão de literatura que enverga sobre a comunicação interna e a gestão de compras numa unidade hoteleira. O objetivo principal centrou-se em compreender de que forma a comunicação interna num hotel influencia os resultados da empresa, focando-se em solucionar eventuais lacunas no sistema de gestão implementado. Para tal foi utilizada a metodologia qualitativa no sentido de obter uma perspetiva mais próxima da realidade. No final do relatório foi possível entender que a comunicação interna se apresenta como um pilar na estrutura de uma unidade hoteleira pela importância que assume na obtenção de melhores resultados e da criação de um entorno laboral mais eficiente. Foi ainda possível verificar que o sistema de gestão utilizado por um hotel influencia diretamente o tipo de comunicação interna.Within the scope of the Master in Hotel Management at the Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, this internship report was produced. The same focuses on the purchasing department of a five-star hotel (Hotel Arts Barcelona), more specifically on the functions and tasks performed during the curricular internship. This report focuses on a literature review that deals with internal communication and purchasing management in a hotel unit. The main objective focused on understanding how internal communication in a hotel influences the company's results, focusing on solving possible gaps in the implemented management system. For this purpose, a qualitative methodology was used to obtain a perspective closer to reality. At the end of the report, it was possible to understand that internal communication is presented as a pillar in the structure of a hotel unit due to the importance it assumes in obtaining better results and creating a more efficient work environment. It was also possible to verify that the management system used by a hotel directly influences the type of internal communication.Serra, Manuel António DionísioSapientiaVideira, Homero Filipe Fernandes2023-04-05T12:01:07Z2022-12-072022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19406TID:203216563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:52Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:03.130893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona |
title |
O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona |
spellingShingle |
O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona Videira, Homero Filipe Fernandes Comunicação interna Departamento de compras Hotel Sistema de gestão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona |
title_full |
O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona |
title_fullStr |
O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona |
title_full_unstemmed |
O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona |
title_sort |
O processo organizacional do departamento de compras e a sua interação na operação do Hotel Arts Barcelona |
author |
Videira, Homero Filipe Fernandes |
author_facet |
Videira, Homero Filipe Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serra, Manuel António Dionísio Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Videira, Homero Filipe Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interna Departamento de compras Hotel Sistema de gestão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Comunicação interna Departamento de compras Hotel Sistema de gestão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
No âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo foi realizado o presente relatório de estágio. O mesmo aborda o departamento de compras de uma unidade hoteleira de cinco estrelas (Hotel Arts Barcelona), mais concretamente as funções e tarefas desempenhadas ao longo do estágio curricular. Este relatório incide numa revisão de literatura que enverga sobre a comunicação interna e a gestão de compras numa unidade hoteleira. O objetivo principal centrou-se em compreender de que forma a comunicação interna num hotel influencia os resultados da empresa, focando-se em solucionar eventuais lacunas no sistema de gestão implementado. Para tal foi utilizada a metodologia qualitativa no sentido de obter uma perspetiva mais próxima da realidade. No final do relatório foi possível entender que a comunicação interna se apresenta como um pilar na estrutura de uma unidade hoteleira pela importância que assume na obtenção de melhores resultados e da criação de um entorno laboral mais eficiente. Foi ainda possível verificar que o sistema de gestão utilizado por um hotel influencia diretamente o tipo de comunicação interna. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-07 2022-12-07T00:00:00Z 2023-04-05T12:01:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/19406 TID:203216563 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/19406 |
identifier_str_mv |
TID:203216563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133337295519744 |