Prática Simulada e Desenvolvimento de Competências nos Estudantes de Licenciatura em Enfermagem: Scoping Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Andreia Catarina da Cruz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50023
Resumo: Enquadramento: A supervisão em enfermagem define-se como um processo dinâmico, sistemático, interpessoal e formal entre o supervisor e o supervisado, com o objetivo de estruturar a aprendizagem, construir conhecimento e desenvolver competências reflexivas, analíticas e profissionais. A qualidade da supervisão clínica, disponibilizada aos estudantes, é fundamental no processo de construção do seu conhecimento pessoal e profissional, no desenvolvimento das capacidades crítico-reflexivas e na consolidação da identidade profissional. Neste âmbito, a inclusão da prática simulada no processo de ensino e aprendizagem pode contribuir para melhorar o conhecimento e as práticas pedagógicas para os estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. Objetivo: Mapear a evidência científica existente sobre o contributo da prática simulada para o desenvolvimento de competências dos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. Métodos: Scoping review realizada de acordo com as orientações do Joanna Briggs Institute, PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR) e o método PCC: P (população – Estudantes de enfermagem, em licenciatura de enfermagem); C (conceito – Prática Simulada); C (contexto – Ambiente controlado com recurso a cenários que recriam a realidade clínica, em ambiente de centro de simulação, com materiais e equipamentos realistas). Com pesquisa nas bases de dados PubMed, CINAHL complete, Scopus, Web of Science. Após a aplicação dos critérios de inclusão, o corpus de análise ficou constituído por 18 artigos. Resultados: Os estudos incluídos na presente Scoping Review permitiram identificar os benefícios da prática simulada no desenvolvimento de competências dos estudantes de licenciatura em enfermagem, nomeadamente: Competências de pensamento crítico e julgamento clínico, Competências de tomada de decisão, Competências de prestação e gestão de cuidados e de responsabilidade profissional e Competências comunicacionais. Esta é uma estratégia que proporciona uma verdadeira experiência clínica (ainda que simulada), permitindo nivelar experiências (em quantidade e qualidade) entre os diferentes estudantes. Conclusão: A simulação, enquanto estratégia pedagógica ativa, contribui para a consolidação de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades técnicas e relacionais, pensamento críticoreflexivo e para a promoção de profissionais globalmente competentes, num ambiente seguro.
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Neste âmbito, a inclusão da prática simulada no processo de ensino e aprendizagem pode contribuir para melhorar o conhecimento e as práticas pedagógicas para os estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. Objetivo: Mapear a evidência científica existente sobre o contributo da prática simulada para o desenvolvimento de competências dos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. Métodos: Scoping review realizada de acordo com as orientações do Joanna Briggs Institute, PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR) e o método PCC: P (população – Estudantes de enfermagem, em licenciatura de enfermagem); C (conceito – Prática Simulada); C (contexto – Ambiente controlado com recurso a cenários que recriam a realidade clínica, em ambiente de centro de simulação, com materiais e equipamentos realistas). Com pesquisa nas bases de dados PubMed, CINAHL complete, Scopus, Web of Science. Após a aplicação dos critérios de inclusão, o corpus de análise ficou constituído por 18 artigos. Resultados: Os estudos incluídos na presente Scoping Review permitiram identificar os benefícios da prática simulada no desenvolvimento de competências dos estudantes de licenciatura em enfermagem, nomeadamente: Competências de pensamento crítico e julgamento clínico, Competências de tomada de decisão, Competências de prestação e gestão de cuidados e de responsabilidade profissional e Competências comunicacionais. Esta é uma estratégia que proporciona uma verdadeira experiência clínica (ainda que simulada), permitindo nivelar experiências (em quantidade e qualidade) entre os diferentes estudantes. Conclusão: A simulação, enquanto estratégia pedagógica ativa, contribui para a consolidação de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades técnicas e relacionais, pensamento críticoreflexivo e para a promoção de profissionais globalmente competentes, num ambiente seguro.Background: Nursing supervision is defined as a dynamic, systematic, interpersonal and formal process between supervisor and supervisee, with the aim of structuring learning, building knowledge and developing reflective, analytical and professional skills. The quality of the clinical supervision provided to students is fundamental in the process of building their personal and professional knowledge, developing critical-reflective skills, and consolidating their professional identity. In this context, the inclusion of simulated practice in the teaching and learning process can contribute to improving the knowledge and pedagogical practices for the undergraduate nursing students. Objective: To map the existing scientific evidence on the contribution of simulated practice to the development of competencies in undergraduate nursing students. Methods: Scoping review carried out according to the Joanna Briggs Institute guidelines, PRISMA extension for scoping reviews and the PCC method: P (population - Nursing students, in a nursing degree course); C (concept - Simulated Practice); C (context - Controlled environment using scenarios that recreate clinical reality, in a simulation center environment, with realistic materials and equipment). With a search in the PubMed, CINAHL complete, Scopus and Web of Science databases. After applying the inclusion criteria, the corpus of analysis consisted of 18 articles. Results: The studies included in this Scoping Review made it possible to identify the benefits of simulated practice in developing the skills of undergraduate nursing students, namely: critical thinking skills and clinical judgment, decision-making skills, skills in providing and managing care and professional responsibility and communication skills. This is a strategy that provides a real clinical experience (albeit simulated), making it possible to level out experiences (in quantity and quality) between the different students. Conclusion: Simulation, as an active pedagogical strategy, contributes to the consolidation of knowledge, the development of technical and relational skills, critical-reflective thinking and the promotion of globally competent professionals in a safe environment.Pinto, Cristina Maria Correia BarrosoRepositório ComumDias, Andreia Catarina da Cruz2024-02-26T14:12:03Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50023TID:203529626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:09:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:38.627806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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