Implementação de um processo de melhoria contínua na área da litografia da Colep
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22860 |
Resumo: | A competitividade no mercado atual é cada vez maior e a preocupação por parte das empresas em satisfazer as necessidades dos seus clientes aumenta de forma exponencial, obrigando-as a traçar estratégias que primam pela diferença, que sejam incrementais de forma a destacarem-se da concorrência. Assim surge o modelo de melhoria contínua da Colep, que tem como intuito o alinhamento de toda a organização com a consecução dos objetivos estratégicos e a responsabilização de todos os colaboradores pela melhoria incremental ou disruptiva, para que a organização melhore de dia para dia, todos os dias. O projeto apresentado surge então em torno do modelo de melhoria contínua, CPBS – Colep Packaging Business System, e tem como objetivo a implementação e a exploração de dois dos seus pilares, o CPBS Diário e o CPBS Projeto. O CPBS Diário está dividido em quatro níveis: organização da equipa, organização do espaço de trabalho, normalização e melhoria dos processos. O CPBS Projeto tem como base a gestão e desenvolvimento de um projeto que transforme para melhor os processos e os equipamentos O fator diferenciador deste modelo é que este baseia-se nas pessoas da organização e o sucesso do mesmo depende do seu envolvimento. Contudo, como se trata de uma criação de cultura de melhoria, de mudança de hábitos e formas de trabalhar, deparou-se com bastante resistência por parte das pessoas em mudar. No CPBS Diário teve como intuito a criação da cultura de melhoria de uma forma estruturada, isto é, divido em quatro fases, utilizando um leque de ferramentas como apoio aos mesmos. No âmbito CPBS projeto, foi desenvolvido um projeto de eficiência de uma linha, no qual se analisou a situação atual, definiu a meta a alcançar, analisaram-se as causas para os problemas e os desvios e a partir daí definiuse um conjunto de oportunidades de melhoria. De seguida implementaram-se ações de forma a aumentar a eficiência do projeto em causa. No final os resultados revelaram-se positivos, quer a nível do CPBS Diário com a implementação de três níveis dos quatro existentes do modelo, quer do CPBS Projeto com um ganho no OEE de 3,06 %, no entanto é necessário continuar a exploração dos mesmos de forma a tentar obter ganhos maiores. |
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Implementação de um processo de melhoria contínua na área da litografia da ColepEngenharia e gestão industrialProdução industrialGestão da qualidadeEmbalagens - Controlo de qualidadeA competitividade no mercado atual é cada vez maior e a preocupação por parte das empresas em satisfazer as necessidades dos seus clientes aumenta de forma exponencial, obrigando-as a traçar estratégias que primam pela diferença, que sejam incrementais de forma a destacarem-se da concorrência. Assim surge o modelo de melhoria contínua da Colep, que tem como intuito o alinhamento de toda a organização com a consecução dos objetivos estratégicos e a responsabilização de todos os colaboradores pela melhoria incremental ou disruptiva, para que a organização melhore de dia para dia, todos os dias. O projeto apresentado surge então em torno do modelo de melhoria contínua, CPBS – Colep Packaging Business System, e tem como objetivo a implementação e a exploração de dois dos seus pilares, o CPBS Diário e o CPBS Projeto. O CPBS Diário está dividido em quatro níveis: organização da equipa, organização do espaço de trabalho, normalização e melhoria dos processos. O CPBS Projeto tem como base a gestão e desenvolvimento de um projeto que transforme para melhor os processos e os equipamentos O fator diferenciador deste modelo é que este baseia-se nas pessoas da organização e o sucesso do mesmo depende do seu envolvimento. Contudo, como se trata de uma criação de cultura de melhoria, de mudança de hábitos e formas de trabalhar, deparou-se com bastante resistência por parte das pessoas em mudar. No CPBS Diário teve como intuito a criação da cultura de melhoria de uma forma estruturada, isto é, divido em quatro fases, utilizando um leque de ferramentas como apoio aos mesmos. No âmbito CPBS projeto, foi desenvolvido um projeto de eficiência de uma linha, no qual se analisou a situação atual, definiu a meta a alcançar, analisaram-se as causas para os problemas e os desvios e a partir daí definiuse um conjunto de oportunidades de melhoria. De seguida implementaram-se ações de forma a aumentar a eficiência do projeto em causa. No final os resultados revelaram-se positivos, quer a nível do CPBS Diário com a implementação de três níveis dos quatro existentes do modelo, quer do CPBS Projeto com um ganho no OEE de 3,06 %, no entanto é necessário continuar a exploração dos mesmos de forma a tentar obter ganhos maiores.The level of competitiveness in the current market is increasing exponentially as is the companies’ concern to meet their costumers’ needs, forcing them to draw up strategies that excel for their difference, that are incremental in order to stand out from the competition. Thus arises Colep’s continuous improvement model, which aims to align the entire organization with its strategic goals and to hold all employees accountable for the incremental or disruptive improvements, so that the organization improves day by day, everyday. This project revolves around the continuous improvement model, CPBS – Colep Packaging Business System, and its core goal is to implement and exploit two of its pillars, CPBS Daily and CPBS Project. CPBS Daily is divided in four levels: team organization, work space organization, standardization and process improvement. The CPBS Project consists in managing and developing a project that will transform processes and equipment for the better. This model’s differentiating factor is that it is based on the people of the organization and, its success depends on the people’s involvement. However, since this is about the implementation of an improvement culture, a change of habits and ways of working, there has been a lot of resistance to change on people’s behalf. With the follow-up, it was possible to establish the basis for the creation of this culture. At CPBS Daily, the aim is to create a culture of improvement in a structured way, this meaning, divide into four phases, using a range of tools to support them. Under the CPBS Project, a one-line efficiency project was developed, in which the current situation was analyzed, the goals were set, the causes for the problems and deviations were measured, and from that, a set of improvement opportunities was established. Actions were subsequently implemented in order to increase the efficiency of the project. In the end, the results were positive, both in CPBS Daily, with the implementation of three of the four level’s, and in CPBS Project with the increase on the OEE of 3, 06 %, however, it is necessary to continue to explore them in order to obtain even more appealing results.Universidade de Aveiro2019-07-26T00:00:00Z2017-08-01T00:00:00Z2017-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22860TID:201937700porCunha, Fábio Emanuel Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:43Zoai:ria.ua.pt:10773/22860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:52.860064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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