Redes de inovação em pequenas e médias empresas: um estudo de caso no setor têxtil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Cristina Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/39396
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial
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A capacidade de criar novo conhecimento depende da exploração de competências complementares que podem ser internas ou externas à organização, o que reflete as mudanças que as organizações têm vindo a realizar no seu formato de gestão e nas suas relações com outros agentes económicos. O isolamento e as estruturas hierárquicas verticalizadas tendem a dar lugar a arranjos organizacionais que privilegiam a comunicação, a combinação de competências, a aprendizagem e a aquisição de conhecimento através da construção de redes. As redes permitem criar, desenvolver e partilhar conhecimento e recursos, assim como obter novas perspetivas e soluções, sinergias e reduções de custos. Mas, dependendo dos objetivos da inovação de cada empresa interveniente, são necessários diferentes tipos de parceiros, como fornecedores, clientes, consultores, universidades, entre outros, para apoiar as atividades de inovação com os seus recursos e know-how específicos. Esta estratégia de rede de inovação requer que as empresas reconheçam a necessidade de possuírem competência de rede, a qual passa por uma gestão clara de execução de tarefas e de qualificação de recursos humanos. O presente trabalho de investigação pretende responder à seguinte questão de investigação: Quem são os diferentes parceiros que constituem as redes de inovação das PMEs do Setor Têxtil em Portugal? A partir da revisão de conceitos como inovação, rede de inovação e competência de rede, foi desenvolvido um estudo de caso centrado numa empresa têxtil, a Valindo, SA., que compreendeu a realização de entrevistas na empresa e junto de alguns parceiros, com o objetivo principal, de conhecer a rede de inovação existente, assim como de identificar os diferentes parceiros envolvidos. No caso particular da empresa em estudo, reconhece-se que a mesma é uma organização com alguma orientação para o mercado, detentora de uma marca própria de vestuário infantil, e valorizada pela sua capacidade de diferenciação, devido à aposta no design nas suas coleções. Das 4 entrevistas realizadas é possível identificar o recurso a variadas fontes externas de informação no seu processo de inovação, e o estabelecimento de parcerias de inovação especialmente com fornecedores. Foram igualmente identificadas situações de recurso a clientes, agências governamentais, instituições intermediárias e/ou instituições de investigação. Outro resultado foi a perceção de que existem diferenças entre os parceiros no que se refere ao impacto das relações com a empresa analisada, não sendo igualmente claro que a empresa tenha presente a necessidade de realizar uma gestão eficiente da rede, i.e., de desenvolver competência de rede.Company’s development and competitiveness are relying more and more on the role of knowledge and innovation. Innovating consists on doing something different or developing new input aggregations, with the goal of achieving a better solution than the current ones. The ability to create new knowledge depends on the exploration of complementary skills, which might be internal or external to the operation, reflecting the changes that the organizations have been making in their management style and their relations with other economic agents. Isolation and vertilized hierarchical structures are being replaced by organizational arrangements that privilege communication, skill combination, learning and knowledge acquisition through network construction. Networks allow the creation, development and sharing of knowledge and resources, as well as a new perspective and solutions, synergies and cost reduction. Different types of partners are needed depending on the goals of each company, such as suppliers, consultants, colleges, among others, to support the different innovation activities and specific know-how. Companies must recognize the need to have a network skill for this innovation network strategy to work, requiring a clear management of the task execution and human resources qualifications. The following study plans to answer the question: Who are the different partners that form innovation networks of Portuguese SMEs in Textile and Clothing Sector? By reviewing concepts like innovation, innovation network and skill network, a study was developed focusing on a textile company, Valindo S.A., involving interviews in the company and partners, the main goal being to determine the existing innovation network, as well as identifying the different partners involved. Valindo S.A. is a market-oriented company, owner of a child clothing line brand and praised by its differentiation ability seen on their collection’s design. From the four interviews made, it’s possible to identify the used of external sources of information on the innovation process, and the establishment of innovation partnerships, especially with suppliers. There were also identified situations resorting to clients, governmental agencies, intermedia institutions and/or investigation institutions. Difference between partners regarding the impact on their relation with the company at hand was also detected, not been completely clear if the company has the need to perform an efficient network management and development.Vieira, Filipa DionísioRodrigues, Cristina Maria SantosUniversidade do MinhoOliveira, Joana Cristina Alves20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/39396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:14.841515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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