As histórias de vida na formação de educadores de adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51143 |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade a descrição de uma experiência de educação/formação no âmbito da formação de educadores de adultos no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Minho. Na esteira dos objetivos de uma das unidades curriculares do curso, levamos a cabo uma experiência de investigação que nos ajudou a compreender quando, onde, com quem e como se formam/educam os adultos. Nesta experiência optámos por uma abordagem qualitativa, não descurando os dados quantificáveis. Elegemos como metodologia as histórias de vida e como técnica de recolha de dados a entrevista semi-diretiva, sendo dezanove o número de participantes. Os resultados obtidos levaram-nos a corroborar as linhas orientadoras da nova epistemologia: a educação/formação é um processo permanente/ comunitário que se realiza através das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um. |
id |
RCAP_09e4a4950cc4ec78815b0ea8e75ea49b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51143 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As histórias de vida na formação de educadores de adultosLife stories in the training of adult educatorsFormação de educadores de adultosEducação de adultosHistórias de vidaTraining of adult educators,Adult educationLife storiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo tem como finalidade a descrição de uma experiência de educação/formação no âmbito da formação de educadores de adultos no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Minho. Na esteira dos objetivos de uma das unidades curriculares do curso, levamos a cabo uma experiência de investigação que nos ajudou a compreender quando, onde, com quem e como se formam/educam os adultos. Nesta experiência optámos por uma abordagem qualitativa, não descurando os dados quantificáveis. Elegemos como metodologia as histórias de vida e como técnica de recolha de dados a entrevista semi-diretiva, sendo dezanove o número de participantes. Os resultados obtidos levaram-nos a corroborar as linhas orientadoras da nova epistemologia: a educação/formação é um processo permanente/ comunitário que se realiza através das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um.This paper aims to describe an experience of education/training in the training of adult educators in the Master’s Course of Education at the University of Minho. Framed by the objectives of one of the curricular units of the course, we made a research experience that helped to understand when, where, with whom and how adults are educated and trained. In this study we chose a qualitative approach, without neglecting quantifi able data. We used life stories as the method and the semi-structured interview as the data collection technique. The participants were nineteen individuals. The results have effectively led us to corroborate the guidelines of this new epistemology: education/training is a permanent process, with a community nature that is realized through the relationships, events, experiences and contexts that occur in the lives of each one of us.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição Pinto20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51143por2177-6210http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.193.07/4890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:38.034616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As histórias de vida na formação de educadores de adultos Life stories in the training of adult educators |
title |
As histórias de vida na formação de educadores de adultos |
spellingShingle |
As histórias de vida na formação de educadores de adultos Antunes, Maria da Conceição Pinto Formação de educadores de adultos Educação de adultos Histórias de vida Training of adult educators, Adult education Life stories Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As histórias de vida na formação de educadores de adultos |
title_full |
As histórias de vida na formação de educadores de adultos |
title_fullStr |
As histórias de vida na formação de educadores de adultos |
title_full_unstemmed |
As histórias de vida na formação de educadores de adultos |
title_sort |
As histórias de vida na formação de educadores de adultos |
author |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_facet |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de educadores de adultos Educação de adultos Histórias de vida Training of adult educators, Adult education Life stories Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação de educadores de adultos Educação de adultos Histórias de vida Training of adult educators, Adult education Life stories Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo tem como finalidade a descrição de uma experiência de educação/formação no âmbito da formação de educadores de adultos no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Minho. Na esteira dos objetivos de uma das unidades curriculares do curso, levamos a cabo uma experiência de investigação que nos ajudou a compreender quando, onde, com quem e como se formam/educam os adultos. Nesta experiência optámos por uma abordagem qualitativa, não descurando os dados quantificáveis. Elegemos como metodologia as histórias de vida e como técnica de recolha de dados a entrevista semi-diretiva, sendo dezanove o número de participantes. Os resultados obtidos levaram-nos a corroborar as linhas orientadoras da nova epistemologia: a educação/formação é um processo permanente/ comunitário que se realiza através das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/51143 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/51143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2177-6210 http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.193.07/4890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132697196494848 |