INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Raimunda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Lídia, Furtado, Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/2664
Resumo: Estudo de casos múltiplos em curso, de natureza quantitativa/qualitativa-interpretativa, cuja relevância situa-se no campo da multimédia e educação e da Ciência da Informação, com enfoque na Comunicação da Ciência em rede, no comportamento infocomunicacional e seus reflexos na formação contínua de docentes/investigadores pertencentes a quinze Programas de Pós-Graduação da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileiros e a seis Programas de Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação portugueses, vinculados a Instituições Públicas de Ensino Superior (IES). Apresenta como objetivo geral estudar o comportamento infocomunicacional em ambientes digitais dos docentes e investigadores das IES públicas brasileiras e portuguesas e a sua relação com a formação contínua, bem como o seu contributo para a visibilidade e internaciona-lização dessas comunidades científicas. Para responder aos objetivos e questionamentos traçados, esta investigação está utilizando como instrumentos de recolha de dados, um questionário on-line, direcionado aos docentes/investigadores das IES selecionadas. O outro instrumento de recolha de dados que está sendo utilizado é a entrevista semidiretiva, direcionada aos coordenadores/diretores dos Programas de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Ciências da Informação e Documentação brasileiros e portugueses, universo desta pesquisa. Ademais, os resultados apresentados destacarão os ambientes on-line mais utilizados, com que finalidades, nível de visibilidade e internacionalização do trabalho acadêmico e científico desenvolvido em escala global, relação existente entre comportamento infocomunicacional, produtividade acadêmica e formação contínua, e redes de parcerias (nacionais/estrangeiras) estabelecidas para a formação de grupos de pesquisa e desenvolvimento de projetos. Palavras-chave: Brasil e Portugal; Comportamento infocomunicacional; Comunicação da Ciência em Rede; Formação contínua
id RCAP_09f556df8726a273081c2832e938fa5e
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacionalArtigosEstudo de casos múltiplos em curso, de natureza quantitativa/qualitativa-interpretativa, cuja relevância situa-se no campo da multimédia e educação e da Ciência da Informação, com enfoque na Comunicação da Ciência em rede, no comportamento infocomunicacional e seus reflexos na formação contínua de docentes/investigadores pertencentes a quinze Programas de Pós-Graduação da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileiros e a seis Programas de Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação portugueses, vinculados a Instituições Públicas de Ensino Superior (IES). Apresenta como objetivo geral estudar o comportamento infocomunicacional em ambientes digitais dos docentes e investigadores das IES públicas brasileiras e portuguesas e a sua relação com a formação contínua, bem como o seu contributo para a visibilidade e internaciona-lização dessas comunidades científicas. Para responder aos objetivos e questionamentos traçados, esta investigação está utilizando como instrumentos de recolha de dados, um questionário on-line, direcionado aos docentes/investigadores das IES selecionadas. O outro instrumento de recolha de dados que está sendo utilizado é a entrevista semidiretiva, direcionada aos coordenadores/diretores dos Programas de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Ciências da Informação e Documentação brasileiros e portugueses, universo desta pesquisa. Ademais, os resultados apresentados destacarão os ambientes on-line mais utilizados, com que finalidades, nível de visibilidade e internacionalização do trabalho acadêmico e científico desenvolvido em escala global, relação existente entre comportamento infocomunicacional, produtividade acadêmica e formação contínua, e redes de parcerias (nacionais/estrangeiras) estabelecidas para a formação de grupos de pesquisa e desenvolvimento de projetos. Palavras-chave: Brasil e Portugal; Comportamento infocomunicacional; Comunicação da Ciência em Rede; Formação contínuaFLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2017-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/2664por2183-66710873-5670Ribeiro, RaimundaOliveira, LídiaFurtado, Cassiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:39Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:29.902782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional
title INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional
spellingShingle INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional
Ribeiro, Raimunda
Artigos
title_short INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional
title_full INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional
title_fullStr INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional
title_full_unstemmed INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional
title_sort INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional
author Ribeiro, Raimunda
author_facet Ribeiro, Raimunda
Oliveira, Lídia
Furtado, Cassia
author_role author
author2 Oliveira, Lídia
Furtado, Cassia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Raimunda
Oliveira, Lídia
Furtado, Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Estudo de casos múltiplos em curso, de natureza quantitativa/qualitativa-interpretativa, cuja relevância situa-se no campo da multimédia e educação e da Ciência da Informação, com enfoque na Comunicação da Ciência em rede, no comportamento infocomunicacional e seus reflexos na formação contínua de docentes/investigadores pertencentes a quinze Programas de Pós-Graduação da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação brasileiros e a seis Programas de Pós-Graduação em Ciências da Informação e Documentação portugueses, vinculados a Instituições Públicas de Ensino Superior (IES). Apresenta como objetivo geral estudar o comportamento infocomunicacional em ambientes digitais dos docentes e investigadores das IES públicas brasileiras e portuguesas e a sua relação com a formação contínua, bem como o seu contributo para a visibilidade e internaciona-lização dessas comunidades científicas. Para responder aos objetivos e questionamentos traçados, esta investigação está utilizando como instrumentos de recolha de dados, um questionário on-line, direcionado aos docentes/investigadores das IES selecionadas. O outro instrumento de recolha de dados que está sendo utilizado é a entrevista semidiretiva, direcionada aos coordenadores/diretores dos Programas de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Ciências da Informação e Documentação brasileiros e portugueses, universo desta pesquisa. Ademais, os resultados apresentados destacarão os ambientes on-line mais utilizados, com que finalidades, nível de visibilidade e internacionalização do trabalho acadêmico e científico desenvolvido em escala global, relação existente entre comportamento infocomunicacional, produtividade acadêmica e formação contínua, e redes de parcerias (nacionais/estrangeiras) estabelecidas para a formação de grupos de pesquisa e desenvolvimento de projetos. Palavras-chave: Brasil e Portugal; Comportamento infocomunicacional; Comunicação da Ciência em Rede; Formação contínua
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/2664
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/2664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6671
0873-5670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553282435907584