Estereótipos de género no 1º ciclo do ensino básico: um contributo para a igualdade de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Tatiana Patrícia dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47641
Resumo: O presente relatório, surge no âmbito da Unidade Curricular, Prática Educativa II, realizada no ano letivo 2021/2022, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2º ano de escolaridade na cidade de Coimbra. Sendo a escola, um dos principais agentes de socialização e um organismo com um papel fundamental no crescimento das gerações futuras, compete-lhe abordar, desde cedo, temáticas que possam desconstruir estereótipos, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e respeitadora das diferenças existentes. Tendo em conta estas necessidades, surgiu a motivação para conceber uma intervenção de natureza qualitativa, através da implementação de um conjunto de atividades que contribuíssem para a igualdade de género. Foi assim elaborada a seguinte questão de partida: Como é que uma intervenção com crianças do 1º CEB sobre estereótipos de género, pode contribuir para o respeito das diferenças entre os sexos e para o reconhecimento da igualdade de género?, com os seguintes objetivos: i) Diagnosticar conceções de crianças do 2º ano de escolaridade sobre estereótipos de género; ii) Elaborar e implementar uma proposta de intervenção sobre estereótipos de género com crianças do 2º ano do 1º CEB; iii) Avaliar os resultados da intervenção. Através desta intervenção, verificou-se na maioria das crianças uma alteração das suas conceções, no que respeita aos estereótipos presentes nas atividades desempenhadas por homens e mulheres e relativamente às ideias estruturadas das características físicas e psicológicas de uma princesa. Conclui-se da necessidade de continuar a desenvolver intervenções sobre a temática, de modo a contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Importa ainda que as instituições de formação de professores atendam e insiram nos seus planos de estudo temáticas como a igualdade de género.
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