Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Bento Duarte
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/52349
Resumo: Vivemos em época de hiperconexão, de proliferação dos espaços híbridos, do crescimento de cursos online. Hoje é comum nos depararmos com pessoas nas ruas acessando a WEB a partir dos seus dispositivos móveis, seja para tratar de assuntos pessoais ou profissionais. É chegada à era da ubiquidade, que tanto nos envolve e nos motiva a entender todo o seu potencial para a Educação Online. Visando compreender melhor esse cenário foi realizada uma pesquisa com docentes online que atuam na pós-graduação de uma universidade pública brasileira. O estudo buscou analisar como estes docentes utilizam em suas práticas curriculares os artefatos tecnológicos próprios da era da ubiquidade. Os resultados indicam que os docentes percebem o grande potencial na utilização das redes de conexão ubíqua no contexto da Educação Online, uma vez que estas podem favorecer o processo ensino/aprendizagem em contextos virtuais. Todavia, observamos que esse campo ainda precisa avançar, sendo necessária a realização de novas pesquisas na área.
id RCAP_0a139e3e80c59040f6535247c7ff5544
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52349
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes?CiberculturaDocência OnlineMobilidadeRedes de Conexão UbíquasCybercultureOnline EducationMobilityUbiqua connection networksCiências Sociais::Ciências da EducaçãoVivemos em época de hiperconexão, de proliferação dos espaços híbridos, do crescimento de cursos online. Hoje é comum nos depararmos com pessoas nas ruas acessando a WEB a partir dos seus dispositivos móveis, seja para tratar de assuntos pessoais ou profissionais. É chegada à era da ubiquidade, que tanto nos envolve e nos motiva a entender todo o seu potencial para a Educação Online. Visando compreender melhor esse cenário foi realizada uma pesquisa com docentes online que atuam na pós-graduação de uma universidade pública brasileira. O estudo buscou analisar como estes docentes utilizam em suas práticas curriculares os artefatos tecnológicos próprios da era da ubiquidade. Os resultados indicam que os docentes percebem o grande potencial na utilização das redes de conexão ubíqua no contexto da Educação Online, uma vez que estas podem favorecer o processo ensino/aprendizagem em contextos virtuais. Todavia, observamos que esse campo ainda precisa avançar, sendo necessária a realização de novas pesquisas na área.We live in times of hyperconnection, proliferation of hybrid spaces and growth of online courses. It is common to see people on the street going online by using their mobile devices in order to deal with personal or professionals issues. This is an era of ubiquity, which surrounds us and motivates us to understand all of its potential for Online Education. Aiming a better understanding of this scenario, this research was designed with online professors who work in a postgraduate course of a Brazilian public university. The study analyzed how these teachers uses in their curricular practices the technological artifacts of the era of ubiquity. The results obtained indicate that the professors realized the great potential in the use of the connection networks for Online Education, since they can help in the teaching/ learning process in virtual contexts. However, it was observed that this field still needs to be advanced, and it is necessary to carry out new research in the area.This article reports research developed within the PhD Program Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT I. P. – Portugal, under contracts # PD/00173/2014 and # PD/BI 128229/2016.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de Cabo VerdeUniversidade do MinhoLeyendecker, Cláudia Valéria NobreSilva, Bento Duarte2017-072017-07-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52349porLeyendecker, Cláudia & Silva, Bento (2017). Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: O que dizem os docentes?. In: Atas do III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Praia: Universidade de Cabo Verde.2527-0702info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:25:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:25:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes?
title Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes?
spellingShingle Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes?
Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre
Cibercultura
Docência Online
Mobilidade
Redes de Conexão Ubíquas
Cyberculture
Online Education
Mobility
Ubiqua connection networks
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes?
title_full Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes?
title_fullStr Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes?
title_full_unstemmed Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes?
title_sort Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes?
author Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre
author_facet Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre
Silva, Bento Duarte
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre
Silva, Bento Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
Docência Online
Mobilidade
Redes de Conexão Ubíquas
Cyberculture
Online Education
Mobility
Ubiqua connection networks
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cibercultura
Docência Online
Mobilidade
Redes de Conexão Ubíquas
Cyberculture
Online Education
Mobility
Ubiqua connection networks
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Vivemos em época de hiperconexão, de proliferação dos espaços híbridos, do crescimento de cursos online. Hoje é comum nos depararmos com pessoas nas ruas acessando a WEB a partir dos seus dispositivos móveis, seja para tratar de assuntos pessoais ou profissionais. É chegada à era da ubiquidade, que tanto nos envolve e nos motiva a entender todo o seu potencial para a Educação Online. Visando compreender melhor esse cenário foi realizada uma pesquisa com docentes online que atuam na pós-graduação de uma universidade pública brasileira. O estudo buscou analisar como estes docentes utilizam em suas práticas curriculares os artefatos tecnológicos próprios da era da ubiquidade. Os resultados indicam que os docentes percebem o grande potencial na utilização das redes de conexão ubíqua no contexto da Educação Online, uma vez que estas podem favorecer o processo ensino/aprendizagem em contextos virtuais. Todavia, observamos que esse campo ainda precisa avançar, sendo necessária a realização de novas pesquisas na área.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07
2017-07-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/52349
url https://hdl.handle.net/1822/52349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leyendecker, Cláudia & Silva, Bento (2017). Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: O que dizem os docentes?. In: Atas do III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Praia: Universidade de Cabo Verde.
2527-0702
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Cabo Verde
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Cabo Verde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544618045079552