Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/52349 |
Resumo: | Vivemos em época de hiperconexão, de proliferação dos espaços híbridos, do crescimento de cursos online. Hoje é comum nos depararmos com pessoas nas ruas acessando a WEB a partir dos seus dispositivos móveis, seja para tratar de assuntos pessoais ou profissionais. É chegada à era da ubiquidade, que tanto nos envolve e nos motiva a entender todo o seu potencial para a Educação Online. Visando compreender melhor esse cenário foi realizada uma pesquisa com docentes online que atuam na pós-graduação de uma universidade pública brasileira. O estudo buscou analisar como estes docentes utilizam em suas práticas curriculares os artefatos tecnológicos próprios da era da ubiquidade. Os resultados indicam que os docentes percebem o grande potencial na utilização das redes de conexão ubíqua no contexto da Educação Online, uma vez que estas podem favorecer o processo ensino/aprendizagem em contextos virtuais. Todavia, observamos que esse campo ainda precisa avançar, sendo necessária a realização de novas pesquisas na área. |
id |
RCAP_0a139e3e80c59040f6535247c7ff5544 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52349 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes?CiberculturaDocência OnlineMobilidadeRedes de Conexão UbíquasCybercultureOnline EducationMobilityUbiqua connection networksCiências Sociais::Ciências da EducaçãoVivemos em época de hiperconexão, de proliferação dos espaços híbridos, do crescimento de cursos online. Hoje é comum nos depararmos com pessoas nas ruas acessando a WEB a partir dos seus dispositivos móveis, seja para tratar de assuntos pessoais ou profissionais. É chegada à era da ubiquidade, que tanto nos envolve e nos motiva a entender todo o seu potencial para a Educação Online. Visando compreender melhor esse cenário foi realizada uma pesquisa com docentes online que atuam na pós-graduação de uma universidade pública brasileira. O estudo buscou analisar como estes docentes utilizam em suas práticas curriculares os artefatos tecnológicos próprios da era da ubiquidade. Os resultados indicam que os docentes percebem o grande potencial na utilização das redes de conexão ubíqua no contexto da Educação Online, uma vez que estas podem favorecer o processo ensino/aprendizagem em contextos virtuais. Todavia, observamos que esse campo ainda precisa avançar, sendo necessária a realização de novas pesquisas na área.We live in times of hyperconnection, proliferation of hybrid spaces and growth of online courses. It is common to see people on the street going online by using their mobile devices in order to deal with personal or professionals issues. This is an era of ubiquity, which surrounds us and motivates us to understand all of its potential for Online Education. Aiming a better understanding of this scenario, this research was designed with online professors who work in a postgraduate course of a Brazilian public university. The study analyzed how these teachers uses in their curricular practices the technological artifacts of the era of ubiquity. The results obtained indicate that the professors realized the great potential in the use of the connection networks for Online Education, since they can help in the teaching/ learning process in virtual contexts. However, it was observed that this field still needs to be advanced, and it is necessary to carry out new research in the area.This article reports research developed within the PhD Program Technology Enhanced Learning and Societal Challenges, funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT I. P. – Portugal, under contracts # PD/00173/2014 and # PD/BI 128229/2016.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de Cabo VerdeUniversidade do MinhoLeyendecker, Cláudia Valéria NobreSilva, Bento Duarte2017-072017-07-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52349porLeyendecker, Cláudia & Silva, Bento (2017). Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: O que dizem os docentes?. In: Atas do III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Praia: Universidade de Cabo Verde.2527-0702info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:25:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:25:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes? |
title |
Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes? |
spellingShingle |
Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes? Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre Cibercultura Docência Online Mobilidade Redes de Conexão Ubíquas Cyberculture Online Education Mobility Ubiqua connection networks Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes? |
title_full |
Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes? |
title_fullStr |
Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes? |
title_full_unstemmed |
Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes? |
title_sort |
Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: o que dizem os docentes? |
author |
Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre |
author_facet |
Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre Silva, Bento Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bento Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre Silva, Bento Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura Docência Online Mobilidade Redes de Conexão Ubíquas Cyberculture Online Education Mobility Ubiqua connection networks Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Cibercultura Docência Online Mobilidade Redes de Conexão Ubíquas Cyberculture Online Education Mobility Ubiqua connection networks Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Vivemos em época de hiperconexão, de proliferação dos espaços híbridos, do crescimento de cursos online. Hoje é comum nos depararmos com pessoas nas ruas acessando a WEB a partir dos seus dispositivos móveis, seja para tratar de assuntos pessoais ou profissionais. É chegada à era da ubiquidade, que tanto nos envolve e nos motiva a entender todo o seu potencial para a Educação Online. Visando compreender melhor esse cenário foi realizada uma pesquisa com docentes online que atuam na pós-graduação de uma universidade pública brasileira. O estudo buscou analisar como estes docentes utilizam em suas práticas curriculares os artefatos tecnológicos próprios da era da ubiquidade. Os resultados indicam que os docentes percebem o grande potencial na utilização das redes de conexão ubíqua no contexto da Educação Online, uma vez que estas podem favorecer o processo ensino/aprendizagem em contextos virtuais. Todavia, observamos que esse campo ainda precisa avançar, sendo necessária a realização de novas pesquisas na área. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07 2017-07-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/52349 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/52349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leyendecker, Cláudia & Silva, Bento (2017). Docência online em tempos de mobilidade e ubiquidade: O que dizem os docentes?. In: Atas do III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Praia: Universidade de Cabo Verde. 2527-0702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Cabo Verde |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Cabo Verde |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544618045079552 |