Incertezas, nebulosas e outras que tais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Elisa Maria Coelho Ferreira, 1960-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/431
Resumo: Revista arquitectura Lusíada. - ISSN 1647-9009. - N. 2 (1.º semestre 2011). - p. 123-129.
id RCAP_0a16916f6b3d8e98bd963971dab8ef52
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Incertezas, nebulosas e outras que taisDesenho arquitectónicoRevista arquitectura Lusíada. - ISSN 1647-9009. - N. 2 (1.º semestre 2011). - p. 123-129.Aos sistemas de ensino importa opor correctivos a toda e qualquer tendência para a compartimentação estanque dos saberes e a melhor maneira de o fazer é através do desenvolvimento de práticas que acolham a pluridisciplinaridade e revelem o potencial da transversalidade. Dadas as suas condições intrínsecas de acessibilidade, flexibilidade e operatividade, o desenho é potencialmente uma dessas práticas. Com o presente artigo propomo-nos interceder claramente a favor da funcionalidade e expressividade do desenho, não tanto de si para si, mas no contributo que presta, de modo ora mais ora menos directo, à disciplina nuclear do projecto. A necessidade incontornável destas duas disciplinas práticas - o projecto e o desenho - desenvolverem objectivos e metodologias próprios, junto dos alunos, impede o estabelecimento de relações óbvias, directas e simples entre os dois territórios e dificulta a identificação de áreas de partilha. Porém, a partir do conceito de instrução obtusa, errática e/ou nebulosa que alguns autores fazem emergir, localizámos uma dessas áreas e demoslhe algum desenvolvimento. No padrão de aprendizagem que caracteriza as aulas práticas tanto do projecto como do desenho, decorrente do aprender fazendo, o papel das metodologias sempre se revela decisivo. Libertando/condicionando as forças criativas do aluno, dirigem toda a dinâmica dos trabalhos e detêm grande responsabilidade nos resultados da formação. Vigiar a aplicação dos métodos e relativizar a sua eficácia parece-nos, pois, fundamental. Debruçamo-nos aqui, concreta ainda que limitada mente, sobre os métodos do desenho, naquilo que eles possam trazer de benéfico à estruturação do pensamento projectual. E procuramos fazer ver que, promovendo a ordem e a segurança dos resultados, eles pretendem, sim, limitar as hipóteses de dispersão, mas não erradicá-la. A nebulosidade é largamente necessária à instrução do projecto - diz-nos M. Frederick. Também os métodos do desenho não visam trazer respostas pré-estabelecidas, antes gerar fecundos sistemas de perguntas que produzem luz no nevoeiro da aprendizagem. (Elisa Bernardo)2013-10-04T12:44:10Z2013-10-042010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/431http://hdl.handle.net/11067/431por1647-9009Bernardo, Elisa Maria Coelho Ferreira, 1960-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:38Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:45.755625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Incertezas, nebulosas e outras que tais
title Incertezas, nebulosas e outras que tais
spellingShingle Incertezas, nebulosas e outras que tais
Bernardo, Elisa Maria Coelho Ferreira, 1960-
Desenho arquitectónico
title_short Incertezas, nebulosas e outras que tais
title_full Incertezas, nebulosas e outras que tais
title_fullStr Incertezas, nebulosas e outras que tais
title_full_unstemmed Incertezas, nebulosas e outras que tais
title_sort Incertezas, nebulosas e outras que tais
author Bernardo, Elisa Maria Coelho Ferreira, 1960-
author_facet Bernardo, Elisa Maria Coelho Ferreira, 1960-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Elisa Maria Coelho Ferreira, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho arquitectónico
topic Desenho arquitectónico
description Revista arquitectura Lusíada. - ISSN 1647-9009. - N. 2 (1.º semestre 2011). - p. 123-129.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2013-10-04T12:44:10Z
2013-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/431
http://hdl.handle.net/11067/431
url http://hdl.handle.net/11067/431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-9009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136748174835712