Sistema de recomendação de trajectos rodoviários orientado ao contexto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/19085 |
Resumo: | A utilização de sistemas de geo-localização já faz parte do quotidiano das pessoas, através dos mais variados equipamentos de recepção de dados posicionais. Com o aumento de utilização deste tipo de equipamentos, a estruturas de armazenamento associadas a dados geográficos foram aperfeiçoadas de forma a permitir uma gestão mais eficiente. Neste trabalho é apresentado uma Data Warehouse espacial orientado ao contexto para o armazenamento de dados relativos ao tráfego automóvel. Esses dados são obtidos através de dados posicionais e representados num mapa rodoviário digital. O mapeamento é analisado através da comparação das similaridades de trajectos criados a partir de dados posicionais de veiculos em Aalborg (Dinamarca), usando diferentes períodos de amostragem. Após o armazenamento dos trajectos, dos dados posicionais e dos troços percorridos em três Data Marts distintas, foi feita uma análise de rotas em zonas residenciais, estradas secundárias e em pontos turísticos em Pequim (China). Através da análise faz-se a relação entre as rotas mais rápidas, as mais curtas, o número de paragens e o contexto em que esses dados foram registados. A análise mostra que, nas zonas de estradas secundárias as rotas utilizadas com mais frequência são na maioria dos casos a rota mais rápida, o que não acontece nas zonas residenciais e nas zonas turísticas. A análise mostrou que a relevância temporal influenciou o nível de tráfego e que o factor meteorológico não teve influência na escolha das rotas. |
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Sistema de recomendação de trajectos rodoviários orientado ao contextoGestão de transportesLocalização (Sistemas de comunicação sem fios)A utilização de sistemas de geo-localização já faz parte do quotidiano das pessoas, através dos mais variados equipamentos de recepção de dados posicionais. Com o aumento de utilização deste tipo de equipamentos, a estruturas de armazenamento associadas a dados geográficos foram aperfeiçoadas de forma a permitir uma gestão mais eficiente. Neste trabalho é apresentado uma Data Warehouse espacial orientado ao contexto para o armazenamento de dados relativos ao tráfego automóvel. Esses dados são obtidos através de dados posicionais e representados num mapa rodoviário digital. O mapeamento é analisado através da comparação das similaridades de trajectos criados a partir de dados posicionais de veiculos em Aalborg (Dinamarca), usando diferentes períodos de amostragem. Após o armazenamento dos trajectos, dos dados posicionais e dos troços percorridos em três Data Marts distintas, foi feita uma análise de rotas em zonas residenciais, estradas secundárias e em pontos turísticos em Pequim (China). Através da análise faz-se a relação entre as rotas mais rápidas, as mais curtas, o número de paragens e o contexto em que esses dados foram registados. A análise mostra que, nas zonas de estradas secundárias as rotas utilizadas com mais frequência são na maioria dos casos a rota mais rápida, o que não acontece nas zonas residenciais e nas zonas turísticas. A análise mostrou que a relevância temporal influenciou o nível de tráfego e que o factor meteorológico não teve influência na escolha das rotas.The use of Geographic Information Systems is part of today's people's lives. As the use of these systems keeps growing, data storage and management structures are improving in order to allow a better use of spatio-temporal data. In this dissertation a Data Warehouse for traff ic and contextual storage is presented. The main data sources are GPS datasets and digital road maps. A map matching algorithm was implemented and evaluated using data from vehicles in Aalborg (Denmark). The data stored in three Data Marts, a route analysis in severa1 zones of Beijing city was presented. With this analysis, we show the relationship between the shortest routes, the fastest routes, the number of stoppages and the contextual data. The analysis shows that in secondary road zones, the routes used more frequently are usually the fastest routes. In residential zones and in turistic locations this conslusion was not found valid. It was concluded that time is a dimension that influences traffic levels, but no pattern was found beetween route selection and weather condition influenced the traffic level.Universidade de Aveiro2017-11-30T11:49:31Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/19085TID:201581680porSemedo, José Luís Sanches Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:57Zoai:ria.ua.pt:10773/19085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:53.497581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A utilização de sistemas de geo-localização já faz parte do quotidiano das pessoas, através dos mais variados equipamentos de recepção de dados posicionais. Com o aumento de utilização deste tipo de equipamentos, a estruturas de armazenamento associadas a dados geográficos foram aperfeiçoadas de forma a permitir uma gestão mais eficiente. Neste trabalho é apresentado uma Data Warehouse espacial orientado ao contexto para o armazenamento de dados relativos ao tráfego automóvel. Esses dados são obtidos através de dados posicionais e representados num mapa rodoviário digital. O mapeamento é analisado através da comparação das similaridades de trajectos criados a partir de dados posicionais de veiculos em Aalborg (Dinamarca), usando diferentes períodos de amostragem. Após o armazenamento dos trajectos, dos dados posicionais e dos troços percorridos em três Data Marts distintas, foi feita uma análise de rotas em zonas residenciais, estradas secundárias e em pontos turísticos em Pequim (China). Através da análise faz-se a relação entre as rotas mais rápidas, as mais curtas, o número de paragens e o contexto em que esses dados foram registados. A análise mostra que, nas zonas de estradas secundárias as rotas utilizadas com mais frequência são na maioria dos casos a rota mais rápida, o que não acontece nas zonas residenciais e nas zonas turísticas. A análise mostrou que a relevância temporal influenciou o nível de tráfego e que o factor meteorológico não teve influência na escolha das rotas. |
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