ONGD: o papel da comunicação no seu conhecimento e reconhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/364 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
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ONGD: o papel da comunicação no seu conhecimento e reconhecimentoOrganizações Não GovernamentaisTerceiro setorPortugalRelações públicasIdentidade corporativaImagens corporativasEstratégias de comunicaçãoNon-Governmental OrganizationsThird sectorPublic relationsCorporative identityCorporate imagesCommunication strategiesDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.A identidade é a forma como a organização se reconhece e também como é reconhecida pelos seus públicos, é o elemento central de diferenciação em relação às demais instituições a actuar no mesmo ramo. A partir da correlação estabelecida entre a identidade e sua influência na formação da imagem corporativa, poder-se-á proceder a uma reflexão acerca da importância desses conceitos no desenvolvimento das estratégias de comunicação nas organizações, assim como, salientar o papel das Relações Públicas na manutenção da reputação corporativa e sua contribuição na consolidação da identidade organizacional. Este estudo terá por base as Organizações não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), instituições sem fins lucrativos que actuam em três áreas: I) - Cooperação para o Desenvolvimento, II) - Ajuda Humanitária e de Emergência e III) – Educação para o Desenvolvimento. Em Portugal, a actividade destas organizações está regulamentada pela Lei 66/98, de 14 de Outubro, que define o seu estatuto. Pretende-se, então, verificar quais os métodos de divulgação utilizados, conhecer a política de comunicação das organizações seleccionadas, se existe, se é considerada aquando de um novo projecto e analisar o reconhecimento das acções conduzidas pelo Terceiro Sector na área do Desenvolvimento.ABSTRACT: Identityis the way that anorganization recognizes and is recognized by its publics, it is the central element of differentiation from others institutions that act in the same activity. From the correlation between identity and its influence on the corporate image,we will need to think about the importance of these concepts in developingcommunication strategies on theorganizations, as well as highlightingthe role of Public Relations in the maintenance of corporate reputation and its contribution to the consolidation of organizational identity.This study is based on the Non-Governmental Organizations for Development (NGO), nonprofit institutionswhich act in three areas: I) -Development Cooperation, II) -Humanitarian and Emergency and III) -Education for development. In Portugal, the activity of these organizations is regulated by Law 66/98 of 14 October, which defines its status.The aim is to verify the methods of divulgation used,to know the communication policy of the selected organizations, whether, if it is considered when a new project and analyze the recognition of actions taken of the Third Sector in the Development domain.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialEiró-Gomes, MafaldaRCIPLMachado, Tânia Justina Costa de Almeida2011-11-15T11:16:07Z2010-01-252010-01-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/364TID:201076195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:37:03Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:41.946405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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