Reflexões sobre o mestrado em educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP- Presidente Prudente (SP): produção e impactos na formação pessoal e profissional de ex-alunos
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/429 |
Resumo: | O presente artigo traz os resultados da investigação, que teve como objetivo primeiro analisar as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGE - FCT/UNESP), produzidas pelos alunos ingressantes no período de 2001 e 2004 e defendidas até o ano de 2006, ano em que o programa completava cinco anos de existência. A partir de roteiro composto por seis itens de análise, os trabalhos foram examinados em relação: aos temas abordados, metodologias, técnicas empregadas, fundamentos teóricos e objetivos das pesquisas. A partir desta etapa surgiu a necessidade de verificar junto aos ex-alunos o impacto da pós-graduação, no caso o Mestrado, em sua vida nos âmbitos pessoal e profissional. Os dados foram obtidos a partir de depoimentos colhidos via correspondência eletrônica. A investigação nos permitiu observar dados de pesquisas anteriores que apontam para o fato de que a produção de conhecimento no campo da educação é marcada pela complexidade que caracteriza o fenômeno educacional, uma vez que possui um caráter de confluência de várias disciplinas. No caso específico das dissertações produzidas no PPGEFCT/ UNESP há especificidades da área, tais como currículo, ensino e aprendizagem, formação de professores, entre outras. Acreditamos que a diversidade abarcada pela área da Educação, corroborada na presente pesquisa, se dá pela dificuldade em estabelecer a identidade da educação como campo de produção de conhecimentos, o que torna freqüente o hibridismo teórico nas análises das pesquisas educacionais, acarretando tanto conseqüências positivas quanto negativas. No que diz respeito ao impacto do PPGE-FCT/UNESP, a totalidade dos ex-alunos ponderou que a vivência neste espaço proporcionou mudanças qualitativas significativamente positivas tanto no âmbito pessoal como profissional, considerado pela grande maioria como sendo um “divisor de águas”.The present article brings the results of an investigation witch first purpose was to analyze the scientific production of students who entered the Post graduation Program in Education of the Science and Technology College from Paulista State University between the years of 2001 and 2004 (PPGE – FCT/UNESP) and presented until the year 2006, which was the fifth anniversary of the program. The dissertations were analyzed according to their main themes, methodological procedures, research techniques, and the goals of those papers. After this stage the need of verifying among the ex-students the impact of a post graduation program in their lives emerged. It was needed to measure it both in the personal and in the professional field. The data were collected through electronic mail. The investigation allowed us to observe and confirm previous data that pointed to the fact that the knowledge production in the educational field is marked by a complexity that defines the educational phenomenon itself, since this phenomenon is characterized by the confluence of various disciplines. In the specific case of the dissertations produced in the PPGE – FCT/UNESP there are particular areas, such as: curriculum, teaching and learning, teachers’ training, and there are also issues approaching cultural matters, language aspects and social movements. We believe that the diversity that defines the Educational field and proved by this analysis is caused by the difficulty of establishing Education’s identity as a scientific and knowledge production area. Because of that it is very common to find theoretical hybridism while analyzing educational researches, fact that can be considered either positive or not. According to the analysis of the impact of the program in their lives, the wholeness of the ex-students considered that the lives experiences provided by the program caused a significant qualitative and positive changes either on the personal and professional fields and could be considered as a “landmark” in their journeys. |
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Reflexões sobre o mestrado em educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP- Presidente Prudente (SP): produção e impactos na formação pessoal e profissional de ex-alunosPós-graduaçãoFormação pessoal e profissionalDissertaçõesPost graduationPersonal and professional formationDissertationsO presente artigo traz os resultados da investigação, que teve como objetivo primeiro analisar as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGE - FCT/UNESP), produzidas pelos alunos ingressantes no período de 2001 e 2004 e defendidas até o ano de 2006, ano em que o programa completava cinco anos de existência. A partir de roteiro composto por seis itens de análise, os trabalhos foram examinados em relação: aos temas abordados, metodologias, técnicas empregadas, fundamentos teóricos e objetivos das pesquisas. A partir desta etapa surgiu a necessidade de verificar junto aos ex-alunos o impacto da pós-graduação, no caso o Mestrado, em sua vida nos âmbitos pessoal e profissional. Os dados foram obtidos a partir de depoimentos colhidos via correspondência eletrônica. A investigação nos permitiu observar dados de pesquisas anteriores que apontam para o fato de que a produção de conhecimento no campo da educação é marcada pela complexidade que caracteriza o fenômeno educacional, uma vez que possui um caráter de confluência de várias disciplinas. No caso específico das dissertações produzidas no PPGEFCT/ UNESP há especificidades da área, tais como currículo, ensino e aprendizagem, formação de professores, entre outras. Acreditamos que a diversidade abarcada pela área da Educação, corroborada na presente pesquisa, se dá pela dificuldade em estabelecer a identidade da educação como campo de produção de conhecimentos, o que torna freqüente o hibridismo teórico nas análises das pesquisas educacionais, acarretando tanto conseqüências positivas quanto negativas. No que diz respeito ao impacto do PPGE-FCT/UNESP, a totalidade dos ex-alunos ponderou que a vivência neste espaço proporcionou mudanças qualitativas significativamente positivas tanto no âmbito pessoal como profissional, considerado pela grande maioria como sendo um “divisor de águas”.The present article brings the results of an investigation witch first purpose was to analyze the scientific production of students who entered the Post graduation Program in Education of the Science and Technology College from Paulista State University between the years of 2001 and 2004 (PPGE – FCT/UNESP) and presented until the year 2006, which was the fifth anniversary of the program. The dissertations were analyzed according to their main themes, methodological procedures, research techniques, and the goals of those papers. After this stage the need of verifying among the ex-students the impact of a post graduation program in their lives emerged. It was needed to measure it both in the personal and in the professional field. The data were collected through electronic mail. The investigation allowed us to observe and confirm previous data that pointed to the fact that the knowledge production in the educational field is marked by a complexity that defines the educational phenomenon itself, since this phenomenon is characterized by the confluence of various disciplines. In the specific case of the dissertations produced in the PPGE – FCT/UNESP there are particular areas, such as: curriculum, teaching and learning, teachers’ training, and there are also issues approaching cultural matters, language aspects and social movements. We believe that the diversity that defines the Educational field and proved by this analysis is caused by the difficulty of establishing Education’s identity as a scientific and knowledge production area. Because of that it is very common to find theoretical hybridism while analyzing educational researches, fact that can be considered either positive or not. According to the analysis of the impact of the program in their lives, the wholeness of the ex-students considered that the lives experiences provided by the program caused a significant qualitative and positive changes either on the personal and professional fields and could be considered as a “landmark” in their journeys.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGuimarães, CéliaRodrigues, SilviaLopes, ClaúdiaCoelho, SóniaMarin, FátimaGomes, AlbertoZechi, Juliana2011-04-19T22:31:00Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/429porGuimarães,C.,Rodrigues,S.,Lopes,C.,Coelho,S.,Marin,F.,Gomes,A.,et al. (2010).Reflexões sobre o mestrado em educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP- Presidente Prudente (SP): produção e impactos na formação pessoal e profissional de ex-alunos. Revita Interacções,14(6),120-1551646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:15Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:01.259312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente artigo traz os resultados da investigação, que teve como objetivo primeiro analisar as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGE - FCT/UNESP), produzidas pelos alunos ingressantes no período de 2001 e 2004 e defendidas até o ano de 2006, ano em que o programa completava cinco anos de existência. A partir de roteiro composto por seis itens de análise, os trabalhos foram examinados em relação: aos temas abordados, metodologias, técnicas empregadas, fundamentos teóricos e objetivos das pesquisas. A partir desta etapa surgiu a necessidade de verificar junto aos ex-alunos o impacto da pós-graduação, no caso o Mestrado, em sua vida nos âmbitos pessoal e profissional. Os dados foram obtidos a partir de depoimentos colhidos via correspondência eletrônica. A investigação nos permitiu observar dados de pesquisas anteriores que apontam para o fato de que a produção de conhecimento no campo da educação é marcada pela complexidade que caracteriza o fenômeno educacional, uma vez que possui um caráter de confluência de várias disciplinas. No caso específico das dissertações produzidas no PPGEFCT/ UNESP há especificidades da área, tais como currículo, ensino e aprendizagem, formação de professores, entre outras. Acreditamos que a diversidade abarcada pela área da Educação, corroborada na presente pesquisa, se dá pela dificuldade em estabelecer a identidade da educação como campo de produção de conhecimentos, o que torna freqüente o hibridismo teórico nas análises das pesquisas educacionais, acarretando tanto conseqüências positivas quanto negativas. No que diz respeito ao impacto do PPGE-FCT/UNESP, a totalidade dos ex-alunos ponderou que a vivência neste espaço proporcionou mudanças qualitativas significativamente positivas tanto no âmbito pessoal como profissional, considerado pela grande maioria como sendo um “divisor de águas”.The present article brings the results of an investigation witch first purpose was to analyze the scientific production of students who entered the Post graduation Program in Education of the Science and Technology College from Paulista State University between the years of 2001 and 2004 (PPGE – FCT/UNESP) and presented until the year 2006, which was the fifth anniversary of the program. The dissertations were analyzed according to their main themes, methodological procedures, research techniques, and the goals of those papers. After this stage the need of verifying among the ex-students the impact of a post graduation program in their lives emerged. It was needed to measure it both in the personal and in the professional field. The data were collected through electronic mail. The investigation allowed us to observe and confirm previous data that pointed to the fact that the knowledge production in the educational field is marked by a complexity that defines the educational phenomenon itself, since this phenomenon is characterized by the confluence of various disciplines. In the specific case of the dissertations produced in the PPGE – FCT/UNESP there are particular areas, such as: curriculum, teaching and learning, teachers’ training, and there are also issues approaching cultural matters, language aspects and social movements. We believe that the diversity that defines the Educational field and proved by this analysis is caused by the difficulty of establishing Education’s identity as a scientific and knowledge production area. Because of that it is very common to find theoretical hybridism while analyzing educational researches, fact that can be considered either positive or not. According to the analysis of the impact of the program in their lives, the wholeness of the ex-students considered that the lives experiences provided by the program caused a significant qualitative and positive changes either on the personal and professional fields and could be considered as a “landmark” in their journeys. |
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