Caracterização funcional e mecânica de um pavimento betuminoso permeável em troço experimental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/8366 |
Resumo: | O crescimento da população em meio urbano leva a um aumento do número de habitações e, consequentemente, a uma ocupação excessiva dos solos. Esta ocupação faz com que aumentem as áreas impermeáveis levando ao aumento do escoamento superficial e respetiva diminuição da taxa de infiltração deste. Neste sentido, é necessário que o Homem crie soluções eficazes para resolver esta problemática podendo estas passar pela introdução de novas infraestruturas, os pavimentos permeáveis. Esta dissertação pretende viabilizar a utilização dos pavimentos permeáveis através de um estudo experimental realizado do ponto de vista funcional e mecânico e assim, caracterizar o comportamento dos pavimentos permeáveis com uma dupla camada de mistura betuminosa drenante. Nesta dissertação apresentam-se alguns trabalhos de outros autores sobre a capacidade de infiltração em pavimentos permeáveis, bem como sobre o tratamento de dados do ensaio do Defletómetro de Impacto em pavimentos convencionais. Neste estudo mostram-se ainda os resultados obtidos pelos três ensaios realizados num troço experimental desenvolvido no concelho da Covilhã. Os ensaios realizados permitem avaliar a macrotextura, o atrito e a capacidade de carga do pavimento e denominam-se, respetivamente, de ensaio da Mancha de Areia, Pêndulo Britânico e Defletómetro de Impacto. No que concerne aos ensaios de caracterização funcional, o ensaio da Mancha de Areia e do Pêndulo Britânico, os resultados obtidos são cumpridores dos valores mínimos exigidos pelo Caderno de Encargos Tipo Obra das Infraestruturas de Portugal, ex-Estradas de Portugal. Relativamente ao ensaio de caracterização mecânica realizado, o ensaio do Defletómetro de Impacto, concluiu-se após a retro-análise que os módulos de deformabilidade são inferiores aos dos pavimentos tradicionais. |
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Caracterização funcional e mecânica de um pavimento betuminoso permeável em troço experimentalFwdMancha de AreiaPavimentos PermeáveisPêndulo BritânicoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilO crescimento da população em meio urbano leva a um aumento do número de habitações e, consequentemente, a uma ocupação excessiva dos solos. Esta ocupação faz com que aumentem as áreas impermeáveis levando ao aumento do escoamento superficial e respetiva diminuição da taxa de infiltração deste. Neste sentido, é necessário que o Homem crie soluções eficazes para resolver esta problemática podendo estas passar pela introdução de novas infraestruturas, os pavimentos permeáveis. Esta dissertação pretende viabilizar a utilização dos pavimentos permeáveis através de um estudo experimental realizado do ponto de vista funcional e mecânico e assim, caracterizar o comportamento dos pavimentos permeáveis com uma dupla camada de mistura betuminosa drenante. Nesta dissertação apresentam-se alguns trabalhos de outros autores sobre a capacidade de infiltração em pavimentos permeáveis, bem como sobre o tratamento de dados do ensaio do Defletómetro de Impacto em pavimentos convencionais. Neste estudo mostram-se ainda os resultados obtidos pelos três ensaios realizados num troço experimental desenvolvido no concelho da Covilhã. Os ensaios realizados permitem avaliar a macrotextura, o atrito e a capacidade de carga do pavimento e denominam-se, respetivamente, de ensaio da Mancha de Areia, Pêndulo Britânico e Defletómetro de Impacto. No que concerne aos ensaios de caracterização funcional, o ensaio da Mancha de Areia e do Pêndulo Britânico, os resultados obtidos são cumpridores dos valores mínimos exigidos pelo Caderno de Encargos Tipo Obra das Infraestruturas de Portugal, ex-Estradas de Portugal. Relativamente ao ensaio de caracterização mecânica realizado, o ensaio do Defletómetro de Impacto, concluiu-se após a retro-análise que os módulos de deformabilidade são inferiores aos dos pavimentos tradicionais.Population growth in urban áreas leads to an increase in the number of habitations and, consequently, to an excessive land occupation. This occupation increases the impermeable areas, leading to an increase in surface runoff and a decrease in infiltration rate. Thus, it is necessary that humans creates effective solutions to solve this problem, which may involve the introduction of new infrastructures like permeable pavements. This master thesis has the objective to make feasible the use of permeable pavements through an experimental study carried out from the functional and mechanical point of view and thus, characterize the behaviour of the permeable pavements with a double layer porous asphalt. In this master thesis some researches of other authors about infiltration rate in permeable pavements are shown, as well as some works about the Falling Weight Deflectometer data treatment in conventional pavements. This study also shows the results obtained by the tree tests performed in an experimental pavement developed in Covilhã. The tests allows the evaluation of the macrotexture, the friction and the load capacity of the pavement through of Mean Texture Depth, British Pendulum and Faliing Weight Deflectometer, respectively. Concerning to the functional characterization tests, the Mean Texture Depth and British Pendulum, the results obtained are in compliance with the minimum values required by Caderno de Encargos Tipo Obra das Infraestruturas de Portugal, Ex Estradas de Portugal. In relation to the mechanical characterization test carried out, the Faliing Weight Defloctometer test, we can see that after retro-analysis procedure, the deformability modules are smaller than those for tradicional pavements.Almeida, Marisa Sofia Fernandes Dinis deuBibliorumSantos, Tiago da Silva2020-01-16T09:40:16Z2018-11-132018-10-32018-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8366TID:202360636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:48:19Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:42.938829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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