Caracterização funcional e mecânica de um pavimento betuminoso permeável em troço experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiago da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8366
Resumo: O crescimento da população em meio urbano leva a um aumento do número de habitações e, consequentemente, a uma ocupação excessiva dos solos. Esta ocupação faz com que aumentem as áreas impermeáveis levando ao aumento do escoamento superficial e respetiva diminuição da taxa de infiltração deste. Neste sentido, é necessário que o Homem crie soluções eficazes para resolver esta problemática podendo estas passar pela introdução de novas infraestruturas, os pavimentos permeáveis. Esta dissertação pretende viabilizar a utilização dos pavimentos permeáveis através de um estudo experimental realizado do ponto de vista funcional e mecânico e assim, caracterizar o comportamento dos pavimentos permeáveis com uma dupla camada de mistura betuminosa drenante. Nesta dissertação apresentam-se alguns trabalhos de outros autores sobre a capacidade de infiltração em pavimentos permeáveis, bem como sobre o tratamento de dados do ensaio do Defletómetro de Impacto em pavimentos convencionais. Neste estudo mostram-se ainda os resultados obtidos pelos três ensaios realizados num troço experimental desenvolvido no concelho da Covilhã. Os ensaios realizados permitem avaliar a macrotextura, o atrito e a capacidade de carga do pavimento e denominam-se, respetivamente, de ensaio da Mancha de Areia, Pêndulo Britânico e Defletómetro de Impacto. No que concerne aos ensaios de caracterização funcional, o ensaio da Mancha de Areia e do Pêndulo Britânico, os resultados obtidos são cumpridores dos valores mínimos exigidos pelo Caderno de Encargos Tipo Obra das Infraestruturas de Portugal, ex-Estradas de Portugal. Relativamente ao ensaio de caracterização mecânica realizado, o ensaio do Defletómetro de Impacto, concluiu-se após a retro-análise que os módulos de deformabilidade são inferiores aos dos pavimentos tradicionais.
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