A Sociedade do conhecimento e o perfil do profissional da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Filipa Manuela Ramos Morado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93396
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
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spelling A Sociedade do conhecimento e o perfil do profissional da InformaçãoThe knowledge society and the profile of the information workerGestão da InformaçãoGestão do ConhecimentoCiência da InformaçãoPortugalInformation managementKnowledge ManagementInformation SiencePortugalDissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de LetrasHabitamos num mundo globalizado, numa sociedade sedenta de conhecimento, onde o fluxo de informação é constante. Cada vez mais os profissionais da informação são chamados a participar de uma forma ativa e a desenvolverem competências e aptidões que os tornem em verdadeiros gestores de informação e de conhecimento.É neste contexto que surge a presente dissertação. Esta tem como objetivo principal refletir sobre o papel do profissional da informação na Sociedade do Conhecimento, particularmente no que toca à questão da Gestão da Informação / Gestão do Conhecimento verificada a partir da oferta curricular oferecida em Portugal e como objetivos específicos verificar a incidência dos termos Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento nos programas de disciplina nos cursos em Ciência da Informação conducentes de um grau em Portugal.Para concretizar as metas traçadas divide-se o presente trabalho em duas partes. Na primeira parte, através do método de revisão bibliográfica, faz-se o enquadramento teórico, onde se explanam os conceitos de Sociedade do conhecimento e a sua ligação com gestão da informação e gestão do conhecimento. Paralelamente também se apresenta uma breve síntese dos cursos em Ciência da Informação em Portugal e, posteriormente, também se analisa o Euro-referencial I-D à luz dos conceitos de gestão da Informação e gestão do conhecimento. A segunda parte apresenta um estudo de caso. Para tal, determinou-se a oferta formativa dos cursos em Ciência da Informação no ano letivo 2018/2019 e analisaram-se os programas de disciplina a fim de verificar a ocorrência ou não dos termos Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento (GC).Os resultados apontam para uma maior frequência do termo GI embora a sua incidência não atinja os 15% do universo de disciplinas analisadas. Em relação ao termo GC os resultados obtidos demonstram uma fraca incidência do mesmo. Desta forma, espera-se que a dissertação seja uma mais-valia e seja um contributo válido para a reflexão sobre os cursos em CI em Portugal e sobre a importância da integração de GI e GC nas unidades curriculares destes referidos cursos.We live in a globalized world, in a society thirsty for knowledge, where the flow of information is constant. More and more, information workers are called upon to participate actively and to develop skills and abilities that will make them true managers of information and knowledge.It is in this context that the present dissertation arises. Its main objective is to reflect on the role of the information professional in the Knowledge Society, particularly regarding the issue of Information Management / Knowledge Management verified from the curriculum offered in Portugal and as specific objectives to verify the incidence of the terms. Information Management and Knowledge Management in the subject programs of the Information Science courses leading to a degree in Portugal.In the first part, through the method of bibliographic revision, the theoretical framework is made, where the concepts of the Knowledge Society and its connection with Information Management and Knowledge Management are explained. At the same time, a brief synthesis of Information Science courses in Portugal is presented and, later, the Euro-referential I-D is also scrutinised relating it to the concepts of Information Management and Knowledge Management.The second part presents a case study. To this end, the formative offer of the Information Science courses in the academic year 2018/2019 was determined and the subject-based discipline programs were analysed to verify whether or not the terms Information Management (IM) and Knowledge Management (KM).After the analysis of the charts and tables it appears that IM appears more frequently in subject programs than KM.The study plans of the Information Science (IS) courses in Portugal, which confer an academic degree, have undergone many changes over time, but have not yet been able to keep up with the need for evolution that our society requires in which IM and KM are essential concepts.Thus, it is expected that this dissertation will be considered an asset and will be considered a valid contribution to the reflection on the courses in IS in Portugal and on the importance of the integration of IM and KM in the curricular units of these courses.2019-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93396http://hdl.handle.net/10316/93396TID:202385710porLeite, Filipa Manuela Ramos Moradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:44:21Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:21.185251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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