Uma Nova Forma de Ensinar o Sistema Cardiocirculatório em Medicina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10074 |
Resumo: | O currículo do curso de Medicina da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES, Huambo, Angola) tem a estrutura baseada no modelo tradicional descrito pela primeira vez, em 1910, no relatório Flexner da edução médica nos Estados Unidos e Canadá. Apesar de utilizar algumas metodologias ativas e até mesmo inovadores, o método tradicional constitui o elemento principal das atividades de ensino-aprendizagem. O método tradicional baseia-se na utilização de estratégias que não estimulam a autoaprendizagem e colocam o aluno em posição passiva no processo de ensino-aprendizagem. Atualmente é recomendado a construção de um currículo que permita a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes dentro e fora do próprio currículo, bem como a utilização de metodologias que incentive a autoaprendizagem. Deste modo, o presente trabalho tem como principal objetivo preparar uma unidade curricular referente ao sistema cardiocirculatório para aplicar, num futuro próximo, no curso de medicina da UJES, a fim de incentivar a adoção de um currículo integrado e a utilização de estratégias pedagógicas inovadoras como principais métodos das atividades de ensino-aprendizagem. De forma a cumprir o objetivo do presente trabalho, a nova unidade curricular referente ao sistema cardiocirculatório foi estruturada a partir dos modelos de integração curricular existente, e foi escolhido o modelo horizontal que permite a organização do currículo em sistemas corporais. Após uma revisão da literatura, selecionou-se o Flipped classroom em articulação com aprendizagem baseada em equipa modificada, como principal estratégia pedagógica. Esta nova abordagem poderá despertar o interesse da equipa docente da Faculdade de Medicina da UJES a novas estratégias de ensino na medicina e modelo de estrutura curricular. Por outro lado, devido a escassez de estudos sobre a validade destas estratégias, este estudo contribuirá nas evidências, já existentes, sobre robustez das abordagens inovadoras no ensino da medicina. Depois de aplicar a nova unidade curricular será feito um estudo para avaliar o impacto desta nova abordagem, a fim de saber a capacidade de retenção dos conhecimentos, a aquisição de competências e a recetividade por parte dos alunos e a equipa docente. |
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Atualmente é recomendado a construção de um currículo que permita a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes dentro e fora do próprio currículo, bem como a utilização de metodologias que incentive a autoaprendizagem. Deste modo, o presente trabalho tem como principal objetivo preparar uma unidade curricular referente ao sistema cardiocirculatório para aplicar, num futuro próximo, no curso de medicina da UJES, a fim de incentivar a adoção de um currículo integrado e a utilização de estratégias pedagógicas inovadoras como principais métodos das atividades de ensino-aprendizagem. De forma a cumprir o objetivo do presente trabalho, a nova unidade curricular referente ao sistema cardiocirculatório foi estruturada a partir dos modelos de integração curricular existente, e foi escolhido o modelo horizontal que permite a organização do currículo em sistemas corporais. Após uma revisão da literatura, selecionou-se o Flipped classroom em articulação com aprendizagem baseada em equipa modificada, como principal estratégia pedagógica. Esta nova abordagem poderá despertar o interesse da equipa docente da Faculdade de Medicina da UJES a novas estratégias de ensino na medicina e modelo de estrutura curricular. Por outro lado, devido a escassez de estudos sobre a validade destas estratégias, este estudo contribuirá nas evidências, já existentes, sobre robustez das abordagens inovadoras no ensino da medicina. Depois de aplicar a nova unidade curricular será feito um estudo para avaliar o impacto desta nova abordagem, a fim de saber a capacidade de retenção dos conhecimentos, a aquisição de competências e a recetividade por parte dos alunos e a equipa docente.The curriculum of the Medicine course at the José Eduardo dos Santos University (UJES [Huambo, Angola]) is based on the traditional model first described in 1910 in the Flexner report on medical education in the United States and Canada. Despite using some active and even innovative methodologies, the traditional method is the main element of teaching-learning activities. The traditional method is based on the use of strategies that do not stimulate self-learning and place the student in a passive position in the teaching-learning process. It is currently recommended to build a curriculum that allows the integration of knowledge, skills and attitudes inside and outside the curriculum itself, as well as the use of methodologies that encourage self-learning. In this way, the main objective of this work is to prepare a curricular unit related to the cardiocirculatory system to apply, in the near future, in the UJES medical course, in order to encourage the adoption of an integrated curriculum and the use of innovative pedagogical strategies as main methods of teaching-learning activities. In order to fulfill the objective of the present study, the new curricular unit referring to the cardiocirculatory system was structured from the existing curricular integration models, and the horizontal model that allows the organization of the curriculum in body systems was chosen. After a literature review, Flipped classroom was selected in articulation with modified team-based learning, as the main pedagogical strategy. This new approach may arouse the interest of the teaching team of the UJES Medical School to new strategies of teaching in medicine and model of curricular structure. On the other hand, due to the lack of studies on the validity of these strategies, this study will contribute to the existing evidence on the robustness of innovative approaches to medical education. After applying the new curricular unit, a study will be carried out to evaluate the impact of this new approach, in order to know the capacity of retention of knowledge, the acquisition of competences and the receptivity of the studies and the teaching team.Cavaco, José Eduardo BritesuBibliorumSachocal, Ednogildo Domingos Miguel2020-03-18T16:58:34Z2018-07-192018-06-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10074TID:202354075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:07.589531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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