Relatório de Estágio no escalão de juniores D (sub13b – futebol de 11) no Rebordosa Atlético Clube na época desportiva 2015/2016
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7531 |
Resumo: | Este Relatório pretende expor as diferentes experiências atravessadas ao longo da época 2015/2016, descrevendo os procedimentos e etapas do estágio curricular. O estágio decorreu no Rebordosa Atlético Clube, no escalão sub-13B, de setembro de 2015 a junho de 2016. O contexto no qual me inseri foi um pouco diferente dos anteriores, estava num clube de dimensão mais baixa, com mais limitações materiais e no qual seria responsável único por todo o processo. O grande objetivo era crescer dentro dum contexto difícil a níveis teórico-práticos e avaliar as minhas capacidades durante o desempenhar das minhas funções. Tive também a oportunidade de colaborar com o plantel sénior, podendo presenciar de perto a elaboração e implementação de um modelo de jogo, bem como toda a operacionalização do processo de treino. O decorrer da época veio acentuar as dificuldades já previstas e demonstrou que o sucesso ou insucesso de uma equipa não depende apenas da relação treinador-jogador, existindo um grande conjunto de pessoas, nomeadamente diretores, coordenadores, presidente, ou qualquer outro departamento existente que as suas ações e decisões irão influenciar todo o desenrolar de uma época. Pude também verificar que existem clubes que defendem a importância de um processo sustentável e de qualidade na formação, quando na verdade mostram ter atitudes de negligência perante as necessidades dos jovens atletas. O aspeto mais positivo que retirei desta época foi a liberdade que tive para improvisar e experimentar novas coisas, muitas delas erradas, mas coisas essas que tenho a certeza me tornaram hoje um treinador mais completo. A minha maior dificuldade foi a impossibilidade de planear os treinos de forma adequada, só sabíamos os espaços de treino 15 minutos antes de começar a sessão. Por vezes sentia que os responsáveis faziam as coisas em “cima do joelho” sem consciência das implicações inerentes às suas decisões. |
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Relatório de Estágio no escalão de juniores D (sub13b – futebol de 11) no Rebordosa Atlético Clube na época desportiva 2015/2016FutebolFormaçãoTreinoModelo de jogoEste Relatório pretende expor as diferentes experiências atravessadas ao longo da época 2015/2016, descrevendo os procedimentos e etapas do estágio curricular. O estágio decorreu no Rebordosa Atlético Clube, no escalão sub-13B, de setembro de 2015 a junho de 2016. O contexto no qual me inseri foi um pouco diferente dos anteriores, estava num clube de dimensão mais baixa, com mais limitações materiais e no qual seria responsável único por todo o processo. O grande objetivo era crescer dentro dum contexto difícil a níveis teórico-práticos e avaliar as minhas capacidades durante o desempenhar das minhas funções. Tive também a oportunidade de colaborar com o plantel sénior, podendo presenciar de perto a elaboração e implementação de um modelo de jogo, bem como toda a operacionalização do processo de treino. O decorrer da época veio acentuar as dificuldades já previstas e demonstrou que o sucesso ou insucesso de uma equipa não depende apenas da relação treinador-jogador, existindo um grande conjunto de pessoas, nomeadamente diretores, coordenadores, presidente, ou qualquer outro departamento existente que as suas ações e decisões irão influenciar todo o desenrolar de uma época. Pude também verificar que existem clubes que defendem a importância de um processo sustentável e de qualidade na formação, quando na verdade mostram ter atitudes de negligência perante as necessidades dos jovens atletas. O aspeto mais positivo que retirei desta época foi a liberdade que tive para improvisar e experimentar novas coisas, muitas delas erradas, mas coisas essas que tenho a certeza me tornaram hoje um treinador mais completo. A minha maior dificuldade foi a impossibilidade de planear os treinos de forma adequada, só sabíamos os espaços de treino 15 minutos antes de começar a sessão. Por vezes sentia que os responsáveis faziam as coisas em “cima do joelho” sem consciência das implicações inerentes às suas decisões.This report aims to expose the different experiences traversed along the 2015/2016 season, describing the procedures and steps of the curricular internship. The training course was held in Rebordosa Atlético Clube, at stage sub-13B, from September 2015 to June 2016. The context in which I was inserted was a little different from the previous ones, was a Club of lower dimension, with more limitations and in what I would be responsible for the whole process. The major objective was to grow in a difficult context in theoretical and practical levels, and evaluate my abilities during the discharge of my duties. I also had the opportunity to collaborate with the senior squad, being able to witness the development and implementation of a game model, as well as all the operations of the training process. The course of time came to accentuate the already foreseen difficulties and demonstrated that the success or failure of a team depends not only on the coach-player relationship, there are a large number of people, including directors, coordinators, President, or any other existing Department that their actions and decisions will influence all over the course of a season. Could also check that there are clubs that advocate the importance of a sustainable process with quality in young players development, when in reality they show attitudes of negligence before the needs of young athletes. The most positive aspect that pulled out this time was the freedom I had to improvise and experiment with new things, many of them wrong, but things which I'm sure made me today a more complete coach. My greatest difficulty was the impossibility of planning practice, we knew the practice facilities only 15 minutes before starting the session. Sometimes I felt that those responsible were doing things in "over the knee" without consciousness of the implications inherent in their decisions.2017-04-10T10:01:56Z2017-04-10T00:00:00Z2017-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7531TID:201978733porMota, André Filipe Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:31:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:40.558153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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