Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/20922 |
Resumo: | O presente Relatório, procura traduzir a experiência adquirida em Estágio Curricular do Mestrado de Psicologia da Educação, na sua edição de 2013/2015, da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Este estágio decorreu em contexto educacional numa instituição pública, designadamente, no Agrupamento de Escolas de Maximinos, situado na cidade de Braga. A respetiva experiência teve início a 8 de outubro de 2014 e término a 28 de julho de 2015, perfazendo um total de 581 horas de permanência da estagiária na referida instituição. Neste sentido, o presente documento encontra-se estruturado em três partes distintas. A primeira ilustra contribuições da Psicologia da Educação no contexto educativo e apresenta os principais modelos que estão subjacentes à prática do Psicólogo Educacional/Escolar. No segundo capítulo, procede-se a uma breve exposição e caraterização do contexto de estágio, tendo como foco principal, o serviço de Psicologia e a aferição das necessidades da instituição às quais urgia dar resposta. Na parte final do presente relatório, apresenta-se um conjunto de atividades desenvolvidas pela estagiária, das quais se destacam as atividades de observação, de observação/intervenção e de intervenção. Posto isto, há ainda lugar a uma reflexão final, na qual se apresentam considerações resultantes do estágio curricular que foi, sem dúvida, uma etapa da formação que dotou a estagiária de competências e conhecimentos fulcrais à prática futura da profissão de Psicóloga da Educação, permitindo encarar os desafios próprios da profissão de forma consciente e profissional. |
id |
RCAP_0a9668bd4645a32dc84a4a3db36bfa38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20922 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioPsicologia da EducaçãoEstágio curricularNecessidadesEducational PsychologyCurricular stageEducational needsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório, procura traduzir a experiência adquirida em Estágio Curricular do Mestrado de Psicologia da Educação, na sua edição de 2013/2015, da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Este estágio decorreu em contexto educacional numa instituição pública, designadamente, no Agrupamento de Escolas de Maximinos, situado na cidade de Braga. A respetiva experiência teve início a 8 de outubro de 2014 e término a 28 de julho de 2015, perfazendo um total de 581 horas de permanência da estagiária na referida instituição. Neste sentido, o presente documento encontra-se estruturado em três partes distintas. A primeira ilustra contribuições da Psicologia da Educação no contexto educativo e apresenta os principais modelos que estão subjacentes à prática do Psicólogo Educacional/Escolar. No segundo capítulo, procede-se a uma breve exposição e caraterização do contexto de estágio, tendo como foco principal, o serviço de Psicologia e a aferição das necessidades da instituição às quais urgia dar resposta. Na parte final do presente relatório, apresenta-se um conjunto de atividades desenvolvidas pela estagiária, das quais se destacam as atividades de observação, de observação/intervenção e de intervenção. Posto isto, há ainda lugar a uma reflexão final, na qual se apresentam considerações resultantes do estágio curricular que foi, sem dúvida, uma etapa da formação que dotou a estagiária de competências e conhecimentos fulcrais à prática futura da profissão de Psicóloga da Educação, permitindo encarar os desafios próprios da profissão de forma consciente e profissional.The present report aims to translate the experience in the Educational Psychology Internship Master's in 2013/2015, in Braga, Portuguese Catholic University. This training experience took place in an educational context in a public institution, in particular, in Maximinos’ Group of Schools, in Braga. It began on October 8, 2014 and ended on July 28, 2015, a total of 581 hours of the trainee in that institution. This essay is structured in three distinct parts. The first illustrates the Educational Psychology contributions to the educational context and presents the main models that underlie the practice of the Educational/School Psychologist. In the second chapter, there is a brief written account and characterization of the training context, focusing mainly on the psychology service and gauging the needs of the institution to which it was urgent to give an answer to, in order to work out a solution. Finally, we present a set of activities in which the trainee was involved, including observation activities, observation / intervention and intervention ones. Therefore, there is still time to a final reflection: the considerations resulting from the traineeship which was undoubtedly one stage of the whole formation which provided the trainee with the skills and main knowledge to the future practice of the educational psychologist profession of Education, allowing the trainee to face the challenges of the profession in a conscientious and professional way.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Rosa Maria Antunes de2016-10-26T09:22:38Z2016-03-0320152016-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20922TID:201678322porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:19.514854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Araújo, Rosa Maria Antunes de Psicologia da Educação Estágio curricular Necessidades Educational Psychology Curricular stage Educational needs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Araújo, Rosa Maria Antunes de |
author_facet |
Araújo, Rosa Maria Antunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Rosa Maria Antunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da Educação Estágio curricular Necessidades Educational Psychology Curricular stage Educational needs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Psicologia da Educação Estágio curricular Necessidades Educational Psychology Curricular stage Educational needs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório, procura traduzir a experiência adquirida em Estágio Curricular do Mestrado de Psicologia da Educação, na sua edição de 2013/2015, da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Este estágio decorreu em contexto educacional numa instituição pública, designadamente, no Agrupamento de Escolas de Maximinos, situado na cidade de Braga. A respetiva experiência teve início a 8 de outubro de 2014 e término a 28 de julho de 2015, perfazendo um total de 581 horas de permanência da estagiária na referida instituição. Neste sentido, o presente documento encontra-se estruturado em três partes distintas. A primeira ilustra contribuições da Psicologia da Educação no contexto educativo e apresenta os principais modelos que estão subjacentes à prática do Psicólogo Educacional/Escolar. No segundo capítulo, procede-se a uma breve exposição e caraterização do contexto de estágio, tendo como foco principal, o serviço de Psicologia e a aferição das necessidades da instituição às quais urgia dar resposta. Na parte final do presente relatório, apresenta-se um conjunto de atividades desenvolvidas pela estagiária, das quais se destacam as atividades de observação, de observação/intervenção e de intervenção. Posto isto, há ainda lugar a uma reflexão final, na qual se apresentam considerações resultantes do estágio curricular que foi, sem dúvida, uma etapa da formação que dotou a estagiária de competências e conhecimentos fulcrais à prática futura da profissão de Psicóloga da Educação, permitindo encarar os desafios próprios da profissão de forma consciente e profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-10-26T09:22:38Z 2016-03-03 2016-03-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/20922 TID:201678322 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/20922 |
identifier_str_mv |
TID:201678322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131859030900736 |