Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Rosa Maria Antunes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20922
Resumo: O presente Relatório, procura traduzir a experiência adquirida em Estágio Curricular do Mestrado de Psicologia da Educação, na sua edição de 2013/2015, da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Este estágio decorreu em contexto educacional numa instituição pública, designadamente, no Agrupamento de Escolas de Maximinos, situado na cidade de Braga. A respetiva experiência teve início a 8 de outubro de 2014 e término a 28 de julho de 2015, perfazendo um total de 581 horas de permanência da estagiária na referida instituição. Neste sentido, o presente documento encontra-se estruturado em três partes distintas. A primeira ilustra contribuições da Psicologia da Educação no contexto educativo e apresenta os principais modelos que estão subjacentes à prática do Psicólogo Educacional/Escolar. No segundo capítulo, procede-se a uma breve exposição e caraterização do contexto de estágio, tendo como foco principal, o serviço de Psicologia e a aferição das necessidades da instituição às quais urgia dar resposta. Na parte final do presente relatório, apresenta-se um conjunto de atividades desenvolvidas pela estagiária, das quais se destacam as atividades de observação, de observação/intervenção e de intervenção. Posto isto, há ainda lugar a uma reflexão final, na qual se apresentam considerações resultantes do estágio curricular que foi, sem dúvida, uma etapa da formação que dotou a estagiária de competências e conhecimentos fulcrais à prática futura da profissão de Psicóloga da Educação, permitindo encarar os desafios próprios da profissão de forma consciente e profissional.
id RCAP_0a9668bd4645a32dc84a4a3db36bfa38
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioPsicologia da EducaçãoEstágio curricularNecessidadesEducational PsychologyCurricular stageEducational needsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório, procura traduzir a experiência adquirida em Estágio Curricular do Mestrado de Psicologia da Educação, na sua edição de 2013/2015, da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Este estágio decorreu em contexto educacional numa instituição pública, designadamente, no Agrupamento de Escolas de Maximinos, situado na cidade de Braga. A respetiva experiência teve início a 8 de outubro de 2014 e término a 28 de julho de 2015, perfazendo um total de 581 horas de permanência da estagiária na referida instituição. Neste sentido, o presente documento encontra-se estruturado em três partes distintas. A primeira ilustra contribuições da Psicologia da Educação no contexto educativo e apresenta os principais modelos que estão subjacentes à prática do Psicólogo Educacional/Escolar. No segundo capítulo, procede-se a uma breve exposição e caraterização do contexto de estágio, tendo como foco principal, o serviço de Psicologia e a aferição das necessidades da instituição às quais urgia dar resposta. Na parte final do presente relatório, apresenta-se um conjunto de atividades desenvolvidas pela estagiária, das quais se destacam as atividades de observação, de observação/intervenção e de intervenção. Posto isto, há ainda lugar a uma reflexão final, na qual se apresentam considerações resultantes do estágio curricular que foi, sem dúvida, uma etapa da formação que dotou a estagiária de competências e conhecimentos fulcrais à prática futura da profissão de Psicóloga da Educação, permitindo encarar os desafios próprios da profissão de forma consciente e profissional.The present report aims to translate the experience in the Educational Psychology Internship Master's in 2013/2015, in Braga, Portuguese Catholic University. This training experience took place in an educational context in a public institution, in particular, in Maximinos’ Group of Schools, in Braga. It began on October 8, 2014 and ended on July 28, 2015, a total of 581 hours of the trainee in that institution. This essay is structured in three distinct parts. The first illustrates the Educational Psychology contributions to the educational context and presents the main models that underlie the practice of the Educational/School Psychologist. In the second chapter, there is a brief written account and characterization of the training context, focusing mainly on the psychology service and gauging the needs of the institution to which it was urgent to give an answer to, in order to work out a solution. Finally, we present a set of activities in which the trainee was involved, including observation activities, observation / intervention and intervention ones. Therefore, there is still time to a final reflection: the considerations resulting from the traineeship which was undoubtedly one stage of the whole formation which provided the trainee with the skills and main knowledge to the future practice of the educational psychologist profession of Education, allowing the trainee to face the challenges of the profession in a conscientious and professional way.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Rosa Maria Antunes de2016-10-26T09:22:38Z2016-03-0320152016-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20922TID:201678322porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:19.514854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Araújo, Rosa Maria Antunes de
Psicologia da Educação
Estágio curricular
Necessidades
Educational Psychology
Curricular stage
Educational needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Araújo, Rosa Maria Antunes de
author_facet Araújo, Rosa Maria Antunes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Rosa Maria Antunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da Educação
Estágio curricular
Necessidades
Educational Psychology
Curricular stage
Educational needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Psicologia da Educação
Estágio curricular
Necessidades
Educational Psychology
Curricular stage
Educational needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório, procura traduzir a experiência adquirida em Estágio Curricular do Mestrado de Psicologia da Educação, na sua edição de 2013/2015, da Universidade Católica Portuguesa de Braga. Este estágio decorreu em contexto educacional numa instituição pública, designadamente, no Agrupamento de Escolas de Maximinos, situado na cidade de Braga. A respetiva experiência teve início a 8 de outubro de 2014 e término a 28 de julho de 2015, perfazendo um total de 581 horas de permanência da estagiária na referida instituição. Neste sentido, o presente documento encontra-se estruturado em três partes distintas. A primeira ilustra contribuições da Psicologia da Educação no contexto educativo e apresenta os principais modelos que estão subjacentes à prática do Psicólogo Educacional/Escolar. No segundo capítulo, procede-se a uma breve exposição e caraterização do contexto de estágio, tendo como foco principal, o serviço de Psicologia e a aferição das necessidades da instituição às quais urgia dar resposta. Na parte final do presente relatório, apresenta-se um conjunto de atividades desenvolvidas pela estagiária, das quais se destacam as atividades de observação, de observação/intervenção e de intervenção. Posto isto, há ainda lugar a uma reflexão final, na qual se apresentam considerações resultantes do estágio curricular que foi, sem dúvida, uma etapa da formação que dotou a estagiária de competências e conhecimentos fulcrais à prática futura da profissão de Psicóloga da Educação, permitindo encarar os desafios próprios da profissão de forma consciente e profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-26T09:22:38Z
2016-03-03
2016-03-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20922
TID:201678322
url http://hdl.handle.net/10400.14/20922
identifier_str_mv TID:201678322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131859030900736