Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José António
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leite, Laurinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50979
Resumo: Este artigo centra-se na compreensão que futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade evidenciam do conceito de razão. No estudo participaram 81 estudantes do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma universidade portuguesa, aos quais foi aplicado um questionário, incidindo em quatro dimensões: significado de razão; usos do conceito de razão; representação simbólica de razão; e representações para explicação do conceito de razão. Em termos de resultados, as maiores frequências foram obtidas para a: ideia de razão como comparação/relação entre grandezas; crença em que o conceito de razão pode ser usado em contextos diversificados; crença em que pode ser representado através de operações envolvendo letras, números ou apenas os sinais das operações, quando é pedida a sua representação simbólica, e através de diagramas e representações gráficas, quando é solicitada a descrição da sua explicação. Estes resultados revelam fragilidades no conhecimento matemático dos estudantes, sobretudo no que se refere à definição do conceito de razão e às suas representações.
id RCAP_0a998df832eded14ac18ef98f4e394b7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridadeThe prospective kindergarten and elementary school teachers’ understanding of the ratio conceptConceções sobre razãoRepresentações de razãoFuturos educadores e professores dos primeiros anos de escolaridadeConceptions of ratioRepresentations of ratioProspective kindergarten and elementary school teachersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo centra-se na compreensão que futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade evidenciam do conceito de razão. No estudo participaram 81 estudantes do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma universidade portuguesa, aos quais foi aplicado um questionário, incidindo em quatro dimensões: significado de razão; usos do conceito de razão; representação simbólica de razão; e representações para explicação do conceito de razão. Em termos de resultados, as maiores frequências foram obtidas para a: ideia de razão como comparação/relação entre grandezas; crença em que o conceito de razão pode ser usado em contextos diversificados; crença em que pode ser representado através de operações envolvendo letras, números ou apenas os sinais das operações, quando é pedida a sua representação simbólica, e através de diagramas e representações gráficas, quando é solicitada a descrição da sua explicação. Estes resultados revelam fragilidades no conhecimento matemático dos estudantes, sobretudo no que se refere à definição do conceito de razão e às suas representações.This paper focuses on the prospective kindergarten and elementary school teachers’ understanding of the ratio concept. Eighty-one undergraduates preparing to become kindergarten and primary school teachers, in a Portuguese university, participated in the study. They answered to a questionnaire aiming at evaluating their understanding of the ratio concept based on four dimensions: meaning of ratio; use of the ratio concept; symbolic representations of ratio; and representations for explaining the ratio concept. As far as results are concerned, the highest frequencies were obtained for: the idea of ratio as a comparison/relationship between two magnitudes; the belief that this concept is used in several contexts; the belief that it can be represented through operations with letters, figures or operation signals, as in symbolic representations; and through diagrams and graphical representations, as in representations for explaining the ratio concept. The results show weaknesses in prospective teachers’ mathematical knowledge of ratio, namely with regard to its definition and representations.Este trabalho contou com o apoio de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade do MinhoFernandes, José AntónioLeite, Laurinda2015-042015-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50979porFernandes, J. A., &, Leite, L.. (2015). Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Bolema, v. 29, n. 51, 241-262.0103-636X1980-441510.1590/1980-4415v29n51a13info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:30.283401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
The prospective kindergarten and elementary school teachers’ understanding of the ratio concept
title Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
spellingShingle Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
Fernandes, José António
Conceções sobre razão
Representações de razão
Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
Conceptions of ratio
Representations of ratio
Prospective kindergarten and elementary school teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
title_full Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
title_fullStr Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
title_full_unstemmed Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
title_sort Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
author Fernandes, José António
author_facet Fernandes, José António
Leite, Laurinda
author_role author
author2 Leite, Laurinda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José António
Leite, Laurinda
dc.subject.por.fl_str_mv Conceções sobre razão
Representações de razão
Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
Conceptions of ratio
Representations of ratio
Prospective kindergarten and elementary school teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conceções sobre razão
Representações de razão
Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
Conceptions of ratio
Representations of ratio
Prospective kindergarten and elementary school teachers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo centra-se na compreensão que futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade evidenciam do conceito de razão. No estudo participaram 81 estudantes do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma universidade portuguesa, aos quais foi aplicado um questionário, incidindo em quatro dimensões: significado de razão; usos do conceito de razão; representação simbólica de razão; e representações para explicação do conceito de razão. Em termos de resultados, as maiores frequências foram obtidas para a: ideia de razão como comparação/relação entre grandezas; crença em que o conceito de razão pode ser usado em contextos diversificados; crença em que pode ser representado através de operações envolvendo letras, números ou apenas os sinais das operações, quando é pedida a sua representação simbólica, e através de diagramas e representações gráficas, quando é solicitada a descrição da sua explicação. Estes resultados revelam fragilidades no conhecimento matemático dos estudantes, sobretudo no que se refere à definição do conceito de razão e às suas representações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04
2015-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50979
url http://hdl.handle.net/1822/50979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, J. A., &, Leite, L.. (2015). Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Bolema, v. 29, n. 51, 241-262.
0103-636X
1980-4415
10.1590/1980-4415v29n51a13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132534699720704