Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50979 |
Resumo: | Este artigo centra-se na compreensão que futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade evidenciam do conceito de razão. No estudo participaram 81 estudantes do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma universidade portuguesa, aos quais foi aplicado um questionário, incidindo em quatro dimensões: significado de razão; usos do conceito de razão; representação simbólica de razão; e representações para explicação do conceito de razão. Em termos de resultados, as maiores frequências foram obtidas para a: ideia de razão como comparação/relação entre grandezas; crença em que o conceito de razão pode ser usado em contextos diversificados; crença em que pode ser representado através de operações envolvendo letras, números ou apenas os sinais das operações, quando é pedida a sua representação simbólica, e através de diagramas e representações gráficas, quando é solicitada a descrição da sua explicação. Estes resultados revelam fragilidades no conhecimento matemático dos estudantes, sobretudo no que se refere à definição do conceito de razão e às suas representações. |
id |
RCAP_0a998df832eded14ac18ef98f4e394b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50979 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridadeThe prospective kindergarten and elementary school teachers’ understanding of the ratio conceptConceções sobre razãoRepresentações de razãoFuturos educadores e professores dos primeiros anos de escolaridadeConceptions of ratioRepresentations of ratioProspective kindergarten and elementary school teachersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo centra-se na compreensão que futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade evidenciam do conceito de razão. No estudo participaram 81 estudantes do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma universidade portuguesa, aos quais foi aplicado um questionário, incidindo em quatro dimensões: significado de razão; usos do conceito de razão; representação simbólica de razão; e representações para explicação do conceito de razão. Em termos de resultados, as maiores frequências foram obtidas para a: ideia de razão como comparação/relação entre grandezas; crença em que o conceito de razão pode ser usado em contextos diversificados; crença em que pode ser representado através de operações envolvendo letras, números ou apenas os sinais das operações, quando é pedida a sua representação simbólica, e através de diagramas e representações gráficas, quando é solicitada a descrição da sua explicação. Estes resultados revelam fragilidades no conhecimento matemático dos estudantes, sobretudo no que se refere à definição do conceito de razão e às suas representações.This paper focuses on the prospective kindergarten and elementary school teachers’ understanding of the ratio concept. Eighty-one undergraduates preparing to become kindergarten and primary school teachers, in a Portuguese university, participated in the study. They answered to a questionnaire aiming at evaluating their understanding of the ratio concept based on four dimensions: meaning of ratio; use of the ratio concept; symbolic representations of ratio; and representations for explaining the ratio concept. As far as results are concerned, the highest frequencies were obtained for: the idea of ratio as a comparison/relationship between two magnitudes; the belief that this concept is used in several contexts; the belief that it can be represented through operations with letters, figures or operation signals, as in symbolic representations; and through diagrams and graphical representations, as in representations for explaining the ratio concept. The results show weaknesses in prospective teachers’ mathematical knowledge of ratio, namely with regard to its definition and representations.Este trabalho contou com o apoio de Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade do MinhoFernandes, José AntónioLeite, Laurinda2015-042015-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50979porFernandes, J. A., &, Leite, L.. (2015). Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Bolema, v. 29, n. 51, 241-262.0103-636X1980-441510.1590/1980-4415v29n51a13info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:30.283401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade The prospective kindergarten and elementary school teachers’ understanding of the ratio concept |
title |
Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade |
spellingShingle |
Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade Fernandes, José António Conceções sobre razão Representações de razão Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade Conceptions of ratio Representations of ratio Prospective kindergarten and elementary school teachers Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade |
title_full |
Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade |
title_fullStr |
Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade |
title_sort |
Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade |
author |
Fernandes, José António |
author_facet |
Fernandes, José António Leite, Laurinda |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Laurinda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, José António Leite, Laurinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceções sobre razão Representações de razão Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade Conceptions of ratio Representations of ratio Prospective kindergarten and elementary school teachers Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Conceções sobre razão Representações de razão Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade Conceptions of ratio Representations of ratio Prospective kindergarten and elementary school teachers Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo centra-se na compreensão que futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade evidenciam do conceito de razão. No estudo participaram 81 estudantes do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma universidade portuguesa, aos quais foi aplicado um questionário, incidindo em quatro dimensões: significado de razão; usos do conceito de razão; representação simbólica de razão; e representações para explicação do conceito de razão. Em termos de resultados, as maiores frequências foram obtidas para a: ideia de razão como comparação/relação entre grandezas; crença em que o conceito de razão pode ser usado em contextos diversificados; crença em que pode ser representado através de operações envolvendo letras, números ou apenas os sinais das operações, quando é pedida a sua representação simbólica, e através de diagramas e representações gráficas, quando é solicitada a descrição da sua explicação. Estes resultados revelam fragilidades no conhecimento matemático dos estudantes, sobretudo no que se refere à definição do conceito de razão e às suas representações. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04 2015-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/50979 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/50979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, J. A., &, Leite, L.. (2015). Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Bolema, v. 29, n. 51, 241-262. 0103-636X 1980-4415 10.1590/1980-4415v29n51a13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132534699720704 |