Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas Oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Sílvia da Conceição
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3132
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da realizaçãode um Estágio Curricular, que se enquadra no segundo ano do curso de Mestrado em Ciências da Educação e da Formação, com especialização em Educação e Formação de Adultos, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. O estágio teve lugar no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia de Tavira, tendo tido a duração de seis meses. Teve como objetivo principal compreender o trabalho desenvolvido pelo centro, e sobretudo pelos Profissionais de RVCC que acompanham diariamente os adultos inscritos em processo. Na primeira parte deste relatório apresentamos uma breve fundamentação teórica relativa à educação e formação de adultos, à aprendizagem ao longo da vida e aos conceitos e fundamentos inerentes aos Centros Novas Oportunidades e à iniciativa. Na segunda parte apresentamos uma caraterização do local de estágio, as atividades desenvolvidas ao longo do mesmo, e a avaliação dessas mesmas atividades. Por fim, terminamos com uma reflexão crítica referente às aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas.
id RCAP_0a99a73d0ff94b10ae29276a4dd9845e
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas OportunidadesFormação de adultosReconhecimento, validação e certificação de competênciasIniciativa Novas OportunidadesO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da realizaçãode um Estágio Curricular, que se enquadra no segundo ano do curso de Mestrado em Ciências da Educação e da Formação, com especialização em Educação e Formação de Adultos, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. O estágio teve lugar no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia de Tavira, tendo tido a duração de seis meses. Teve como objetivo principal compreender o trabalho desenvolvido pelo centro, e sobretudo pelos Profissionais de RVCC que acompanham diariamente os adultos inscritos em processo. Na primeira parte deste relatório apresentamos uma breve fundamentação teórica relativa à educação e formação de adultos, à aprendizagem ao longo da vida e aos conceitos e fundamentos inerentes aos Centros Novas Oportunidades e à iniciativa. Na segunda parte apresentamos uma caraterização do local de estágio, as atividades desenvolvidas ao longo do mesmo, e a avaliação dessas mesmas atividades. Por fim, terminamos com uma reflexão crítica referente às aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas.Valadas, Sandra TeodósioSapientiaPalma, Sílvia da Conceição2013-11-13T17:33:33Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:44:01Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:44:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas Oportunidades
title Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas Oportunidades
spellingShingle Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas Oportunidades
Palma, Sílvia da Conceição
Formação de adultos
Reconhecimento, validação e certificação de competências
Iniciativa Novas Oportunidades
title_short Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas Oportunidades
title_full Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas Oportunidades
title_fullStr Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas Oportunidades
title_full_unstemmed Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas Oportunidades
title_sort Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas Oportunidades
author Palma, Sílvia da Conceição
author_facet Palma, Sílvia da Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valadas, Sandra Teodósio
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Sílvia da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos
Reconhecimento, validação e certificação de competências
Iniciativa Novas Oportunidades
topic Formação de adultos
Reconhecimento, validação e certificação de competências
Iniciativa Novas Oportunidades
description O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da realizaçãode um Estágio Curricular, que se enquadra no segundo ano do curso de Mestrado em Ciências da Educação e da Formação, com especialização em Educação e Formação de Adultos, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. O estágio teve lugar no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária 3EB Dr. Jorge Augusto Correia de Tavira, tendo tido a duração de seis meses. Teve como objetivo principal compreender o trabalho desenvolvido pelo centro, e sobretudo pelos Profissionais de RVCC que acompanham diariamente os adultos inscritos em processo. Na primeira parte deste relatório apresentamos uma breve fundamentação teórica relativa à educação e formação de adultos, à aprendizagem ao longo da vida e aos conceitos e fundamentos inerentes aos Centros Novas Oportunidades e à iniciativa. Na segunda parte apresentamos uma caraterização do local de estágio, as atividades desenvolvidas ao longo do mesmo, e a avaliação dessas mesmas atividades. Por fim, terminamos com uma reflexão crítica referente às aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-11-13T17:33:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3132
url http://hdl.handle.net/10400.1/3132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549798395346944