Leite: um pesadelo publicitário? : análise comparativa de duas campanhas para a promoção do consumo de leite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruivo, Miguel
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/595
Resumo: O presente artigo aborda a problemática publicitária de promover um produto extremamente importante, mas que, no entanto, não traz nada de novo: o leite. É deste modo que o leite se torna um pesadelo publicitário. Para ultrapassar este problema, é necessária uma grande dose de criatividade publicitária. Será, contudo, possível abordar o leite em publicidade de uma forma criativa e atraente para o público? Ao apresentar duas campanhas publicitárias para a promoção do consumo de leite que surgiram nos EUA em meados da passada década de 90, este artigo vai tentar demonstrar que sim. As campanhas em questão foram lançadas por duas associações americanas que promovem o consumo de leite: a California Milk Board e a National Fluid Milk Processor Promotion Board. É através da descrição e da análise comparativa destas duas campanhas e das suas estratégias criativas que este artigo irá demonstrar que produtos problemáticos como o leite podem protagonizar as campanhas publicitárias mais originais. A criatividade publicitária é, então, a palavra-chave neste tipo de campanhas e no presente texto.
id RCAP_0aa652e4ca21dcda9f9e02bad1ce7e48
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leite: um pesadelo publicitário? : análise comparativa de duas campanhas para a promoção do consumo de leiteLeitePublicidadeCampanhas publicitáriasCriatividade publicitáriaO presente artigo aborda a problemática publicitária de promover um produto extremamente importante, mas que, no entanto, não traz nada de novo: o leite. É deste modo que o leite se torna um pesadelo publicitário. Para ultrapassar este problema, é necessária uma grande dose de criatividade publicitária. Será, contudo, possível abordar o leite em publicidade de uma forma criativa e atraente para o público? Ao apresentar duas campanhas publicitárias para a promoção do consumo de leite que surgiram nos EUA em meados da passada década de 90, este artigo vai tentar demonstrar que sim. As campanhas em questão foram lançadas por duas associações americanas que promovem o consumo de leite: a California Milk Board e a National Fluid Milk Processor Promotion Board. É através da descrição e da análise comparativa destas duas campanhas e das suas estratégias criativas que este artigo irá demonstrar que produtos problemáticos como o leite podem protagonizar as campanhas publicitárias mais originais. A criatividade publicitária é, então, a palavra-chave neste tipo de campanhas e no presente texto.Escola Superior de GestãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRuivo, Miguel2011-04-08T09:30:40Z2004-122004-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/595porRUIVO, Miguel (2004) - Leite: Um pesadelo publicitário? : Análise comparativa de duas campanhas para a promoção do consumo de leite. Gestin. ISSN 1645-2534. Ano III, nº 3, p.137-151.1645-2534info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:39Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:12.314988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leite: um pesadelo publicitário? : análise comparativa de duas campanhas para a promoção do consumo de leite
title Leite: um pesadelo publicitário? : análise comparativa de duas campanhas para a promoção do consumo de leite
spellingShingle Leite: um pesadelo publicitário? : análise comparativa de duas campanhas para a promoção do consumo de leite
Ruivo, Miguel
Leite
Publicidade
Campanhas publicitárias
Criatividade publicitária
title_short Leite: um pesadelo publicitário? : análise comparativa de duas campanhas para a promoção do consumo de leite
title_full Leite: um pesadelo publicitário? : análise comparativa de duas campanhas para a promoção do consumo de leite
title_fullStr Leite: um pesadelo publicitário? : análise comparativa de duas campanhas para a promoção do consumo de leite
title_full_unstemmed Leite: um pesadelo publicitário? : análise comparativa de duas campanhas para a promoção do consumo de leite
title_sort Leite: um pesadelo publicitário? : análise comparativa de duas campanhas para a promoção do consumo de leite
author Ruivo, Miguel
author_facet Ruivo, Miguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruivo, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Leite
Publicidade
Campanhas publicitárias
Criatividade publicitária
topic Leite
Publicidade
Campanhas publicitárias
Criatividade publicitária
description O presente artigo aborda a problemática publicitária de promover um produto extremamente importante, mas que, no entanto, não traz nada de novo: o leite. É deste modo que o leite se torna um pesadelo publicitário. Para ultrapassar este problema, é necessária uma grande dose de criatividade publicitária. Será, contudo, possível abordar o leite em publicidade de uma forma criativa e atraente para o público? Ao apresentar duas campanhas publicitárias para a promoção do consumo de leite que surgiram nos EUA em meados da passada década de 90, este artigo vai tentar demonstrar que sim. As campanhas em questão foram lançadas por duas associações americanas que promovem o consumo de leite: a California Milk Board e a National Fluid Milk Processor Promotion Board. É através da descrição e da análise comparativa destas duas campanhas e das suas estratégias criativas que este artigo irá demonstrar que produtos problemáticos como o leite podem protagonizar as campanhas publicitárias mais originais. A criatividade publicitária é, então, a palavra-chave neste tipo de campanhas e no presente texto.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12
2004-12-01T00:00:00Z
2011-04-08T09:30:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/595
url http://hdl.handle.net/10400.11/595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RUIVO, Miguel (2004) - Leite: Um pesadelo publicitário? : Análise comparativa de duas campanhas para a promoção do consumo de leite. Gestin. ISSN 1645-2534. Ano III, nº 3, p.137-151.
1645-2534
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130778021396480