Testemunhos do humano e ideia de futuro em Ludwig Feuerbach (1839-1843)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1249 |
Resumo: | O projecto de Tese de Mestrado inicialmente apresentado “Da Construção do Humano em Feuerbach ao Novo Homem de Dostoiévski” foi alterado para “Testemunhos do Humano e Ideia de Futuro em Ludwig Feuerbach (1839-1843)”. A leitura cuidada de obras de Fiódor Dostoiévski permitiu descortinar abismos da alma humana, centralidade na interioridade do homem, personagens atormentadas por crises, obsessões, pulsões irracionais, uma rede de interligações, de avanços, de recuos, interrogações, situações extremas, reconciliação com o outro, consigo mesmo, com a realidade. Trata-se do significado da existência humana para a filosofia2. Estas razões aconselharam a rever o projecto e a invertê-lo no sentido da problemática do humano em Ludwig Feuerbach, tendo por companheiro deste caminhar o descortinar futuro de caminhos mais esclarecedores para um posterior estudo, mais cuidado e fino, de Fiódor Dostoiévski. Porém a referência ao processo da Modernidade mantém-se como o solo da emergência de ambos os pensadores. O século XIX é o século de mudanças profundas na sociedade, é o século das máquinas, do materialismo e do material. O século da declaração da morte de Deus. [...] |
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Testemunhos do humano e ideia de futuro em Ludwig Feuerbach (1839-1843)Feuerbach, Ludwig, 1804-1872 - Pensamento filosóficoHomem - Aspectos religiososHomem - Ser socialSofrimento - Amor - DeusTranscendênciaO projecto de Tese de Mestrado inicialmente apresentado “Da Construção do Humano em Feuerbach ao Novo Homem de Dostoiévski” foi alterado para “Testemunhos do Humano e Ideia de Futuro em Ludwig Feuerbach (1839-1843)”. A leitura cuidada de obras de Fiódor Dostoiévski permitiu descortinar abismos da alma humana, centralidade na interioridade do homem, personagens atormentadas por crises, obsessões, pulsões irracionais, uma rede de interligações, de avanços, de recuos, interrogações, situações extremas, reconciliação com o outro, consigo mesmo, com a realidade. Trata-se do significado da existência humana para a filosofia2. Estas razões aconselharam a rever o projecto e a invertê-lo no sentido da problemática do humano em Ludwig Feuerbach, tendo por companheiro deste caminhar o descortinar futuro de caminhos mais esclarecedores para um posterior estudo, mais cuidado e fino, de Fiódor Dostoiévski. Porém a referência ao processo da Modernidade mantém-se como o solo da emergência de ambos os pensadores. O século XIX é o século de mudanças profundas na sociedade, é o século das máquinas, do materialismo e do material. O século da declaração da morte de Deus. [...]Universidade da Beira InteriorRosa, José Maria da SilvauBibliorumCoelho, José Carlos da Conceição2013-07-10T09:00:34Z2009-082009-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:47Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:07.993560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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