Design de pósteres interactivos para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1317 |
Resumo: | A implementação de novas tecnologias em ambientes escolares é cada vez mais evidenciada. A instrução a crianças de 1ºciclo apresenta ainda muitas falhas por resolver, daí a necessidade de abordar o ensino recorrendo a novos métodos de apresentação de matéria escolar. Deste modo, torna-se emergente realizar conceitos que superem os conceitos tradicionais, indagando o desenvolvimento tecnológico ao qual podemos recorrer. Os pósteres interactivos visam ser uma boa alternativa aos simples pósteres escolares de papel colocados em paredes, dos quais hoje em dia, é cada vez mais difícil tirar proveito, dado o seu limite em apresentar uma grande quantidade de conteúdos didácticos e o pouco dinamismo de que estes dispõem. Através da investigação efectuada, tentamos entender métodos de interacção direccionados para a aprendizagem de crianças entre os 6 e os 8 anos de idade e ao mesmo tempo, tentamos encontrar quais as tecnologias, neste contexto, que mais se adequam ao seu entorno escolar. Deste modo, com este trabalho, propomos a utilização de interfaces tangíveis, nomeadamente, interfaces multi-touch como instrumento de interacção para a apresentação de pósteres interactivos com actividades voltadas para o ensino escolar. Com a concepção de toda a parte prática desenvolvida, procurou-se realizar conteúdos com grafismos harmoniosos e coloridos de forma a cativar o usuário, ao qual tentamos também proporcionar uma interactividade entretida e divertida. Para a elaboração de um protótipo adicional, deliberámos utilizar uma tecnologia multi-toque de baixo custo, que nos possibilita, perceber e experimentar quais os gestos e as configurações interactivas que podemos interligar com a concepção gráfica pretendida. |
id |
RCAP_0ab1811237aba7c756a7fd4ce9c9f6c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1317 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design de pósteres interactivos para criançasUma ferramenta com actividades de auxílio à aprendizagemPósteres interactivos - CriançasMultimédia - Ferramenta pedagógica - CriançasInterfaces multi-touch - CriançasPósteres interactivos - Ensino básicoInteractividade - CriançasA implementação de novas tecnologias em ambientes escolares é cada vez mais evidenciada. A instrução a crianças de 1ºciclo apresenta ainda muitas falhas por resolver, daí a necessidade de abordar o ensino recorrendo a novos métodos de apresentação de matéria escolar. Deste modo, torna-se emergente realizar conceitos que superem os conceitos tradicionais, indagando o desenvolvimento tecnológico ao qual podemos recorrer. Os pósteres interactivos visam ser uma boa alternativa aos simples pósteres escolares de papel colocados em paredes, dos quais hoje em dia, é cada vez mais difícil tirar proveito, dado o seu limite em apresentar uma grande quantidade de conteúdos didácticos e o pouco dinamismo de que estes dispõem. Através da investigação efectuada, tentamos entender métodos de interacção direccionados para a aprendizagem de crianças entre os 6 e os 8 anos de idade e ao mesmo tempo, tentamos encontrar quais as tecnologias, neste contexto, que mais se adequam ao seu entorno escolar. Deste modo, com este trabalho, propomos a utilização de interfaces tangíveis, nomeadamente, interfaces multi-touch como instrumento de interacção para a apresentação de pósteres interactivos com actividades voltadas para o ensino escolar. Com a concepção de toda a parte prática desenvolvida, procurou-se realizar conteúdos com grafismos harmoniosos e coloridos de forma a cativar o usuário, ao qual tentamos também proporcionar uma interactividade entretida e divertida. Para a elaboração de um protótipo adicional, deliberámos utilizar uma tecnologia multi-toque de baixo custo, que nos possibilita, perceber e experimentar quais os gestos e as configurações interactivas que podemos interligar com a concepção gráfica pretendida.The implementation of new technologies in school environments is becoming more evident. The instruction to children in first cycle still has many gaps to be solved, so the need to address education using new methods to present the school subject. This way, becomes emergent to realize concepts that carry beyond the traditional concepts, questioning the technological development which we can request. The interactive posters are meant to be a good alternative to the simple school paper posters placed on walls, which today is more and more difficult to take advantage, because of its limit to present a lot of educational content and low dynamism. Through the research, we try to understand methods of interaction directed to the learning of children between 6 and 8 years old and at the same time, try to find which of the technologies, in this context, that better fits on their school environment. This away, with this work, we propose the use of tangible interfaces, including multi-touch interfaces as a tool of interaction for the presentation of interactive posters with activities designed for school education. With the conception of the every part of practice developed, we tried to make content with harmonious and colorful graphics in order to captivate the user, which we also try to provide an entertaining and fun interaction. For the elaboration of an additional prototype, we deliberate to use a multi-touch low cost technology, which enables us to understand and experiment the actions and settings that can be combined with the interactive graphic design required.Universidade da Beira InteriorSimó Cachorro, ÁguedauBibliorumFerraz, Marta Filipa Morais2013-09-06T09:18:47Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:11.086124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design de pósteres interactivos para crianças Uma ferramenta com actividades de auxílio à aprendizagem |
title |
Design de pósteres interactivos para crianças |
spellingShingle |
Design de pósteres interactivos para crianças Ferraz, Marta Filipa Morais Pósteres interactivos - Crianças Multimédia - Ferramenta pedagógica - Crianças Interfaces multi-touch - Crianças Pósteres interactivos - Ensino básico Interactividade - Crianças |
title_short |
Design de pósteres interactivos para crianças |
title_full |
Design de pósteres interactivos para crianças |
title_fullStr |
Design de pósteres interactivos para crianças |
title_full_unstemmed |
Design de pósteres interactivos para crianças |
title_sort |
Design de pósteres interactivos para crianças |
author |
Ferraz, Marta Filipa Morais |
author_facet |
Ferraz, Marta Filipa Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simó Cachorro, Águeda uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Marta Filipa Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pósteres interactivos - Crianças Multimédia - Ferramenta pedagógica - Crianças Interfaces multi-touch - Crianças Pósteres interactivos - Ensino básico Interactividade - Crianças |
topic |
Pósteres interactivos - Crianças Multimédia - Ferramenta pedagógica - Crianças Interfaces multi-touch - Crianças Pósteres interactivos - Ensino básico Interactividade - Crianças |
description |
A implementação de novas tecnologias em ambientes escolares é cada vez mais evidenciada. A instrução a crianças de 1ºciclo apresenta ainda muitas falhas por resolver, daí a necessidade de abordar o ensino recorrendo a novos métodos de apresentação de matéria escolar. Deste modo, torna-se emergente realizar conceitos que superem os conceitos tradicionais, indagando o desenvolvimento tecnológico ao qual podemos recorrer. Os pósteres interactivos visam ser uma boa alternativa aos simples pósteres escolares de papel colocados em paredes, dos quais hoje em dia, é cada vez mais difícil tirar proveito, dado o seu limite em apresentar uma grande quantidade de conteúdos didácticos e o pouco dinamismo de que estes dispõem. Através da investigação efectuada, tentamos entender métodos de interacção direccionados para a aprendizagem de crianças entre os 6 e os 8 anos de idade e ao mesmo tempo, tentamos encontrar quais as tecnologias, neste contexto, que mais se adequam ao seu entorno escolar. Deste modo, com este trabalho, propomos a utilização de interfaces tangíveis, nomeadamente, interfaces multi-touch como instrumento de interacção para a apresentação de pósteres interactivos com actividades voltadas para o ensino escolar. Com a concepção de toda a parte prática desenvolvida, procurou-se realizar conteúdos com grafismos harmoniosos e coloridos de forma a cativar o usuário, ao qual tentamos também proporcionar uma interactividade entretida e divertida. Para a elaboração de um protótipo adicional, deliberámos utilizar uma tecnologia multi-toque de baixo custo, que nos possibilita, perceber e experimentar quais os gestos e as configurações interactivas que podemos interligar com a concepção gráfica pretendida. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10 2011-10-01T00:00:00Z 2013-09-06T09:18:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1317 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136331702468608 |