Estudo para a implementação de plataformas de e-learning no sistema de formação dos recursos humanos da saúde: o caso particular dos enfermeiros de um hospital privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cristina Maria C. Passos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/1730
Resumo: Mestrado em Intervenção Sócio-Organizacional na Saúde - Área de especialização: Políticas de Administração e Gestão de Serviços de Saúde.
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spelling Estudo para a implementação de plataformas de e-learning no sistema de formação dos recursos humanos da saúde: o caso particular dos enfermeiros de um hospital privadoStudy for the implementation of e-learning platforms in the training of health human resources: the special case of a private hospital nursesGestão em saúdeGestão de recursos humanosFormação profissionalE-learningMeio hospitalarSector privadoEnfermagemHealth managementManagement of human resourcesProfessional trainingHospitalPrivate sectorNurseMestrado em Intervenção Sócio-Organizacional na Saúde - Área de especialização: Políticas de Administração e Gestão de Serviços de Saúde.A chave para o sucesso de uma organização não está nas suas capacidades em gerir os bens tangíveis, mas antes em mobilizar e tirar partido dos seus bens intangíveis. Torna-se, assim, indispensável, numa sociedade que se caracteriza pela volatilidade da informação, na qual o ritmo de vida é cada vez mais acelerado e o conhecimento é um dos principais factores de competitividade, investir nas pessoas e no seu capital intelectual. Mas, para que isso se torne num valor acrescentado é preciso partilhá-lo através de REDES em ambientes cada vez mais colaborativos. Os ambientes virtuais de aprendizagem no formato e-learning poderão constituir-se como soluções bastante interessantes capazes de incentivar essa partilha e fixar e desenvolver o capital intelectual de uma organização. Nesta dissertação procura-se saber se existem condições organizacionais efectivas para a implementação de um modelo de blended learning utilizando uma plataforma de e-learning, que permita dar resposta às necessidades de formação contínua dos profissionais de saúde de um hospital privado. Para dar resposta a esta questão estuda-se o ambiente interno e externo no qual se insere. Numa primeira fase, analisam-se as condições de partida dando ênfase à percepção da gestão de topo no que se refere à tomada de decisão: mudar o modelo de formação actual para um formato inovador de blended learning. Numa segunda fase, consolida-se a análise anterior observando outros indicadores e desenha-se o modelo propriamente dito. É um estudo puramente exploratório, qualitativo, enquadrado num paradigma compreensivo - indutivo cujas evidências dão origem a um referencial de inovação na formação. ABSTRACT - The key to the success of an organization it's not in their capabilities in managing tangible goods, but rather to mobilize and take advantage of its intangible assets. It is therefore essential in a society characterized by volatility of information, in which the pace of life is increasingly accelerated and knowledge is one of the main factors of competitiveness, to invest in people and in their intellectual capital. But for this to become an added value you must share it through networks in increasingly collaborative environments. Virtual learning environments in e-learning format may be very interesting solutions capable of empower this sharing, to establish and develop an organization intellectual capital. This thesis seeks to know whether there are actual organizational conditions for the implementation of a blended learning model using an e-learning platform, allowing the needs for continuing training of health professionals of a private hospital. To respond to this issue we study the internal and external environment in which it is inserted. Initially, we examine the starting conditions giving emphasis to the perception of top management in decision-making: changing the current training model for an innovative format of blended learning. A second phase consolidates previous analysis observing other indicators and draws the model itself. It is a purely exploratory study, qualitative, in which evidences are framed in a comprehensive - inductive paradigm, giving rise to a benchmark of innovation in training.Universidade de ÉvoraSilva, Carlos Alberto daRCIPLLopes, Cristina Maria C. Passos2012-08-23T10:32:32Z2011-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1730porLopes CM. Estudo para a implementação de plataformas de e-learning no sistema de formação dos recursos humanos da saúde: o caso particular dos enfermeiros de um hospital privado [Dissertation]. Évora: Universidade de Évora e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:40:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:41.521402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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