Aspetos da comunicação não-verbal usados pelo psicomotricista para o sucesso da sua intervenção terapêutica: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rente, Sara Lino Neto Gomes da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10732
Resumo: A psicomotricidade tem como objeto de estudo o corpo e as suas relações com o exterior. Inserido num determinado contexto ambiental, o corpo é um dos veículos centrais na transmissão de mensagens. O conhecimento do psicomotricista acerca da utilização e identificação dos aspetos não-verbais, é determinante, para melhorar a qualidade da intervenção, especialmente, quando estamos perante psicomotricidade com enfâse na qualidade da relação. Neste trabalho temos como objetivo conhecer quais os aspetos não-verbais utilizados pelo psicomotricista numa intervenção com uma criança, com paralisia cerebral. Esta análise consiste num estudo de caso realizado através da visualização sistemática e sistematizada de um vídeo repartido em três sessões, nas quais o psicomotricista interage com a criança. As imagens e sons recolhidos do vídeo foram transcritos verbalmente, para o papel. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que o psicomotricista utilizou todos os aspetos não-verbais selecionados à partida. Emergiram dados os quais, sem terem sido previamente selecionados, revelaram-se pertinentes como contributos para a melhoria da qualidade da intervenção, quando conhecidos e utilizados, adaptadamente, pelo psicomotricista; ### Abstract: The object of psychomotricity is the study of the relationship between the body and the outside wored. In an environmental context, the body is one of the central vehicles in the transmission of messages. A psychomotricity therapist's knowledge about the use and identification of non-verbal signs is key to the effectiveness of an intervention, especially when seeking to improve the quality of a relationship. The focus of this paper is to reackon the non-verbal aspects used by a psychomotricity therapist in an intervention on a child with cerebral palsy. This analysis consists on a case study based on the systematic and systematized viewing of a video shot over three interactive sessions between the therapist and the child. Images and sounds recorded on video were transcribed to a hard copy. The results let us conclude that the psychomotricity therapist used all the pre-selected non-verbal aspects. Data emerged that, although not previously selected, were considered relevant as contributing to improve the quality of the intervention if they are known and aproppriately used by the psychomotricity therapist.
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