Estatística e análise de dados: unidade curricular de ensino superior em Timor Lorosa'e

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandrina Maria da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25085
Resumo: Como novo país, Timor Leste necessita de recursos humanos adequados para o desenvolvimento sustentável do país. Desde a sua independência, em 2002, nenhuma das universidades existentes possuía uma unidade orgânica disseminadora deCiências Exatas. A Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL) é uma instituição doEnsino Superior Público e única no país a ter uma nova unidade orgânica, cuja visão e missão estão centradas na disseminação e promoção de Ciências Exatas no ensino superior timorense. Esta nova unidade orgânica é designada por Faculdade de Ciências Exatas (FCE) e implementa, desde 2015, o curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE) com habilitação em Matemática, Física e Química. Para criar a F CE e implementar a LCE, a UNTL contou e conta com o apoio técnico e pedagógico da UA. Em particular, a UA tem recebido docentes da UNTL para realização de estudos de pósagraduação em áreas relevantes para a nova faculdade, proporcionandoalhes a atualização de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais para uma implementação de sucesso de cada unidade curricular (UC) da LCE. Nesta tese, é apresentado o trabalho desenvolvido na preparação da UC de “Estatística(e(Análise(de(Dados((EAD)”. A UC de EAD consiste numa disciplina avançada de Estatística com 8 ECTS, lecionada no IX semestre de LCE (habilitação em Matemática) e cuja primeira edição irá realizarase no ano letivo 2019. O planeamento geral e os conteúdos desta UC foram desenvolvidos de acordo com o Plano de estudo definido pela FCE e, neste trabalho, foi dado especial ênfase ao estudo aprofundado das matérias a lecionar e ao desenvolvimento de material pedagógico para exposição teóricoaprática e para treino prático (em contexto de aula e para estudo autónomo). Em particular, esta tese apresenta o texto de apoio e o material de apoio na sala de aula (slides de exposição, folhas de exercícios práticos e atividades para aprendizagem/treino com R) que servirão como guião para o docente e para os alunos. A disciplina de EAD foi desenhada em 3 capítulos temáticos de competências. O primeiro capítulo, apresenta técnicas de análise exploratória de dados e resumo de informação, para desenvolvimento de literacia na leitura dos gráficos, e na aptidão para executar análises descritivas e visualização. O segundo e terceiro capítulos dão relevância à quantificação do grau de relacionamento entre varáveis e à construção de modelos estatísticos que representem adequadamente relações entre variáveis. Em particular, estudamase modelo logalineares (para variáveis qualitativas), modelos de regressão linear (para variáveis quantitativas) e análise de variância (ANOVA para uma variável dependente quantitativa e uma variável independente quantitativa)
id RCAP_0abb7ce5df85e97793a243cc55ae1a25
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estatística e análise de dados: unidade curricular de ensino superior em Timor Lorosa'eAnálise exploratória de dadosAnálise de tabelas de contingênciasRegressão linear e análise de variânciaComo novo país, Timor Leste necessita de recursos humanos adequados para o desenvolvimento sustentável do país. Desde a sua independência, em 2002, nenhuma das universidades existentes possuía uma unidade orgânica disseminadora deCiências Exatas. A Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL) é uma instituição doEnsino Superior Público e única no país a ter uma nova unidade orgânica, cuja visão e missão estão centradas na disseminação e promoção de Ciências Exatas no ensino superior timorense. Esta nova unidade orgânica é designada por Faculdade de Ciências Exatas (FCE) e implementa, desde 2015, o curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE) com habilitação em Matemática, Física e Química. Para criar a F CE e implementar a LCE, a UNTL contou e conta com o apoio técnico e pedagógico da UA. Em particular, a UA tem recebido docentes da UNTL para realização de estudos de pósagraduação em áreas relevantes para a nova faculdade, proporcionandoalhes a atualização de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais para uma implementação de sucesso de cada unidade curricular (UC) da LCE. Nesta tese, é apresentado o trabalho desenvolvido na preparação da UC de “Estatística(e(Análise(de(Dados((EAD)”. A UC de EAD consiste numa disciplina avançada de Estatística com 8 ECTS, lecionada no IX semestre de LCE (habilitação em Matemática) e cuja primeira edição irá realizarase no ano letivo 2019. O planeamento geral e os conteúdos desta UC foram desenvolvidos de acordo com o Plano de estudo definido pela FCE e, neste trabalho, foi dado especial ênfase ao estudo aprofundado das matérias a lecionar e ao desenvolvimento de material pedagógico para exposição teóricoaprática e para treino prático (em contexto de aula e para estudo autónomo). Em particular, esta tese apresenta o texto de apoio e o material de apoio na sala de aula (slides de exposição, folhas de exercícios práticos e atividades para aprendizagem/treino com R) que servirão como guião para o docente e para os alunos. A disciplina de EAD foi desenhada em 3 capítulos temáticos de competências. O primeiro capítulo, apresenta técnicas de análise exploratória de dados e resumo de informação, para desenvolvimento de literacia na leitura dos gráficos, e na aptidão para executar análises descritivas e visualização. O segundo e terceiro capítulos dão relevância à quantificação do grau de relacionamento entre varáveis e à construção de modelos estatísticos que representem adequadamente relações entre variáveis. Em particular, estudamase modelo logalineares (para variáveis qualitativas), modelos de regressão linear (para variáveis quantitativas) e análise de variância (ANOVA para uma variável dependente quantitativa e uma variável independente quantitativa)As a new country, East Timor needs adequate human resources for the sustainable development of the country. Since its independence in 2002, none of the existing universities had an organic unit disseminating Exact Sciences. The National University of Timor Lorosa'e (UNTL) is an institution of Public Higher Education and unique in the country to have a new organic unit, after signing a cooperation protocol with the University of Aveiro (UA) on January 2014, whose vision and mission are centered in the promotion of Exact Sciences in Timorese higher education. This new organic unit is designated by Faculdade de Ciências Exatas (FCE) and has implemented, since 2015, the Graduation in Exact Sciences (LCE) course with qualification in Mathematics, Physics and Chemistry. In order to create the FCE and implement the LCE, the UNTL has the technical and educational support of the UA. In particular, the UA has received UNTL professors to carry out postgraduate studies in areas relevant to the new faculty, thus providing them with a knowledge update and the development of the skills for a successful implementation of each curricular unit (UC) of!the LCE. In this thesis, the work developed for the preparation of the UC of "Estatística e Análise de Dados (EAD)" is presented. The EAD consists of an advanced Statistics course with 8 ECTS, in the IX semester of LCE (qualification in Mathematics) and its first edition will take place in 2019. The general planning and contents of this unit were developed according to the study plan defined by the Faculty and, in this work, special emphasis was given to the knowledge improvement of the subjects and the development of pedagogical material for theoreticalapractical exposition and for training(in class and for autonomous study). In particular, supporting text and classroom support materials (presentation slides, handsaon practice sheets and Ralearning/training activities) will be presented as a guide for teachers and students. The EAD course was designed in 3 thematic chapters of competencies. The first chapter presents techniques for exploratory data analysis and summarize information in order to develop literacy in reading the graphs and increase the ability to perform descriptive analyzes and visualization. The second and third chapters give relevance to the quantification of the degree of relationship between variables and to the construction of statistical models that adequately represent relations between variables. Special attention is given to logalinear models (for qualitative variables), linear regression models (for quantitative variables) and analysis of variance (ANOVA for a quantitative dependent variable and an independent quantitative variable)2019-01-14T10:57:37Z2017-11-16T00:00:00Z2017-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25085TID:201942429porSilva, Alexandrina Maria dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:56Zoai:ria.ua.pt:10773/25085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:31.659250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estatística e análise de dados: unidade curricular de ensino superior em Timor Lorosa'e
title Estatística e análise de dados: unidade curricular de ensino superior em Timor Lorosa'e
spellingShingle Estatística e análise de dados: unidade curricular de ensino superior em Timor Lorosa'e
Silva, Alexandrina Maria da
Análise exploratória de dados
Análise de tabelas de contingências
Regressão linear e análise de variância
title_short Estatística e análise de dados: unidade curricular de ensino superior em Timor Lorosa'e
title_full Estatística e análise de dados: unidade curricular de ensino superior em Timor Lorosa'e
title_fullStr Estatística e análise de dados: unidade curricular de ensino superior em Timor Lorosa'e
title_full_unstemmed Estatística e análise de dados: unidade curricular de ensino superior em Timor Lorosa'e
title_sort Estatística e análise de dados: unidade curricular de ensino superior em Timor Lorosa'e
author Silva, Alexandrina Maria da
author_facet Silva, Alexandrina Maria da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandrina Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Análise exploratória de dados
Análise de tabelas de contingências
Regressão linear e análise de variância
topic Análise exploratória de dados
Análise de tabelas de contingências
Regressão linear e análise de variância
description Como novo país, Timor Leste necessita de recursos humanos adequados para o desenvolvimento sustentável do país. Desde a sua independência, em 2002, nenhuma das universidades existentes possuía uma unidade orgânica disseminadora deCiências Exatas. A Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL) é uma instituição doEnsino Superior Público e única no país a ter uma nova unidade orgânica, cuja visão e missão estão centradas na disseminação e promoção de Ciências Exatas no ensino superior timorense. Esta nova unidade orgânica é designada por Faculdade de Ciências Exatas (FCE) e implementa, desde 2015, o curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE) com habilitação em Matemática, Física e Química. Para criar a F CE e implementar a LCE, a UNTL contou e conta com o apoio técnico e pedagógico da UA. Em particular, a UA tem recebido docentes da UNTL para realização de estudos de pósagraduação em áreas relevantes para a nova faculdade, proporcionandoalhes a atualização de conhecimentos e o desenvolvimento de competências essenciais para uma implementação de sucesso de cada unidade curricular (UC) da LCE. Nesta tese, é apresentado o trabalho desenvolvido na preparação da UC de “Estatística(e(Análise(de(Dados((EAD)”. A UC de EAD consiste numa disciplina avançada de Estatística com 8 ECTS, lecionada no IX semestre de LCE (habilitação em Matemática) e cuja primeira edição irá realizarase no ano letivo 2019. O planeamento geral e os conteúdos desta UC foram desenvolvidos de acordo com o Plano de estudo definido pela FCE e, neste trabalho, foi dado especial ênfase ao estudo aprofundado das matérias a lecionar e ao desenvolvimento de material pedagógico para exposição teóricoaprática e para treino prático (em contexto de aula e para estudo autónomo). Em particular, esta tese apresenta o texto de apoio e o material de apoio na sala de aula (slides de exposição, folhas de exercícios práticos e atividades para aprendizagem/treino com R) que servirão como guião para o docente e para os alunos. A disciplina de EAD foi desenhada em 3 capítulos temáticos de competências. O primeiro capítulo, apresenta técnicas de análise exploratória de dados e resumo de informação, para desenvolvimento de literacia na leitura dos gráficos, e na aptidão para executar análises descritivas e visualização. O segundo e terceiro capítulos dão relevância à quantificação do grau de relacionamento entre varáveis e à construção de modelos estatísticos que representem adequadamente relações entre variáveis. Em particular, estudamase modelo logalineares (para variáveis qualitativas), modelos de regressão linear (para variáveis quantitativas) e análise de variância (ANOVA para uma variável dependente quantitativa e uma variável independente quantitativa)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-16T00:00:00Z
2017-11-16
2019-01-14T10:57:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25085
TID:201942429
url http://hdl.handle.net/10773/25085
identifier_str_mv TID:201942429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137639602847744