A educação especial na formação de base dos educadores sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/882 |
Resumo: | Este artigo visa clarificar, reflectir e repensar concepções e práticas na disciplina de Educação Especial, como parte integrante do currículo da Licenciatura Bietápica em Educação Social aprovada pela Portaria nº 532-J/2000 de 31 de Julho. Analisam-se as competências pretendidas aos educadores sociais comparativamente às possíveis saídas profissionais destes, mais precisamente as relacionadas à educação especial e à pessoa portadora de deficiência ao longo de todo o ciclo vital. Com uma grande incidência sobre o período do desenvolvimento e patologias a ele associadas, mas também às questões comportamentais e sociais (integração escolar e social, sexualidade, acessibilidades e inserção no mercado de trabalho). Referenciamos também alguns trabalhos práticos realizados pelos discentes no âmbito da disciplina no ano lectivo 2004/2005, através de propostas apresentadas e desenvolvidas pelos mesmos. Enfatizamos ainda, alguns dados, de um instrumento de recolha de informação sobre a opinião dos estudantes do 4º ano, com base no modelo de Auto-regulação, de Juan Diaz Carrascosa proposto para o PNECU – Plan Nacional de Evaluación de la Calidad de las Universidades em Espanha, por considerarmos conter indicadores significativos ao nível da planificação da disciplina. |
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