A educação especial na formação de base dos educadores sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Paula
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/882
Resumo: Este artigo visa clarificar, reflectir e repensar concepções e práticas na disciplina de Educação Especial, como parte integrante do currículo da Licenciatura Bietápica em Educação Social aprovada pela Portaria nº 532-J/2000 de 31 de Julho. Analisam-se as competências pretendidas aos educadores sociais comparativamente às possíveis saídas profissionais destes, mais precisamente as relacionadas à educação especial e à pessoa portadora de deficiência ao longo de todo o ciclo vital. Com uma grande incidência sobre o período do desenvolvimento e patologias a ele associadas, mas também às questões comportamentais e sociais (integração escolar e social, sexualidade, acessibilidades e inserção no mercado de trabalho). Referenciamos também alguns trabalhos práticos realizados pelos discentes no âmbito da disciplina no ano lectivo 2004/2005, através de propostas apresentadas e desenvolvidas pelos mesmos. Enfatizamos ainda, alguns dados, de um instrumento de recolha de informação sobre a opinião dos estudantes do 4º ano, com base no modelo de Auto-regulação, de Juan Diaz Carrascosa proposto para o PNECU – Plan Nacional de Evaluación de la Calidad de las Universidades em Espanha, por considerarmos conter indicadores significativos ao nível da planificação da disciplina.
id RCAP_0ac8f2b436823736f00c757d8f0f119e
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/882
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação especial na formação de base dos educadores sociaisEducação especialEste artigo visa clarificar, reflectir e repensar concepções e práticas na disciplina de Educação Especial, como parte integrante do currículo da Licenciatura Bietápica em Educação Social aprovada pela Portaria nº 532-J/2000 de 31 de Julho. Analisam-se as competências pretendidas aos educadores sociais comparativamente às possíveis saídas profissionais destes, mais precisamente as relacionadas à educação especial e à pessoa portadora de deficiência ao longo de todo o ciclo vital. Com uma grande incidência sobre o período do desenvolvimento e patologias a ele associadas, mas também às questões comportamentais e sociais (integração escolar e social, sexualidade, acessibilidades e inserção no mercado de trabalho). Referenciamos também alguns trabalhos práticos realizados pelos discentes no âmbito da disciplina no ano lectivo 2004/2005, através de propostas apresentadas e desenvolvidas pelos mesmos. Enfatizamos ainda, alguns dados, de um instrumento de recolha de informação sobre a opinião dos estudantes do 4º ano, com base no modelo de Auto-regulação, de Juan Diaz Carrascosa proposto para o PNECU – Plan Nacional de Evaluación de la Calidad de las Universidades em Espanha, por considerarmos conter indicadores significativos ao nível da planificação da disciplina.2008-12-16T10:05:11Z2013-05-20T13:57:57Z2006-03-01T00:00:00Z2006-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/882por1645-9377Gomes, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:30Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:29.001108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação especial na formação de base dos educadores sociais
title A educação especial na formação de base dos educadores sociais
spellingShingle A educação especial na formação de base dos educadores sociais
Gomes, Ana Paula
Educação especial
title_short A educação especial na formação de base dos educadores sociais
title_full A educação especial na formação de base dos educadores sociais
title_fullStr A educação especial na formação de base dos educadores sociais
title_full_unstemmed A educação especial na formação de base dos educadores sociais
title_sort A educação especial na formação de base dos educadores sociais
author Gomes, Ana Paula
author_facet Gomes, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
topic Educação especial
description Este artigo visa clarificar, reflectir e repensar concepções e práticas na disciplina de Educação Especial, como parte integrante do currículo da Licenciatura Bietápica em Educação Social aprovada pela Portaria nº 532-J/2000 de 31 de Julho. Analisam-se as competências pretendidas aos educadores sociais comparativamente às possíveis saídas profissionais destes, mais precisamente as relacionadas à educação especial e à pessoa portadora de deficiência ao longo de todo o ciclo vital. Com uma grande incidência sobre o período do desenvolvimento e patologias a ele associadas, mas também às questões comportamentais e sociais (integração escolar e social, sexualidade, acessibilidades e inserção no mercado de trabalho). Referenciamos também alguns trabalhos práticos realizados pelos discentes no âmbito da disciplina no ano lectivo 2004/2005, através de propostas apresentadas e desenvolvidas pelos mesmos. Enfatizamos ainda, alguns dados, de um instrumento de recolha de informação sobre a opinião dos estudantes do 4º ano, com base no modelo de Auto-regulação, de Juan Diaz Carrascosa proposto para o PNECU – Plan Nacional de Evaluación de la Calidad de las Universidades em Espanha, por considerarmos conter indicadores significativos ao nível da planificação da disciplina.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01T00:00:00Z
2006-03
2008-12-16T10:05:11Z
2013-05-20T13:57:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/882
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-9377
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131618379563008