O Auto do Nascimento do Menino nos Bonecos de Santo Aleixo : A tradição do Presépio revisitada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: zurbach, christine
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30376
https://doi.org/ZURBACH, Christine. O Auto do Nascimento do Menino nos Bonecos de Santo Aleixo : A tradição do Presépio revisitada In : Paisagens sonoras históricas : Anatomia dos sons nas cidades [en ligne]. Évora : Publicações do Cidehus, 2021 (généré le 17 novembre 2021). Disponible sur Internet : <http://books.openedition.org/cidehus/17745>. ISBN : 9791036584572. DOI : https://doi.org/10.4000/books.cidehus.17745
https://doi.org/10.4000/books.cidehus.17745
Resumo: Com uma visibilidade inegável no teatro contemporâneo, o teatro de marionetas é considerado pelos investigadores como a forma de teatro mais antiga de que se tenha conhecimento: «a performance form as ancient as the stones» (Posner & al. 2015). Difícil de definir de maneira unívoca, a arte da marioneta tem variado no espaço e no tempo, construindo identidades locais ou regionais de recorte aparentemente nítido que constituem as tradições ainda conhecidas hoje. Todavia, inúmeros indícios, quer nos objectos-marionetas, quer nos textos na sua maioria de transmissão oral, ou nos restantes meios utilizados como a partitura vocal e musical, permitem identificar contactos hipotéticos ou filiações próprias de uma prática artística caracterizada por uma complexa dimensão intercultural. Propomos nesta comunicação abordar o caso da partitura sonora do Auto do Nascimento do Menino, inscrito no repertório dos Bonecos de Santo Aleixo, numa perspectiva historiográfica que tenta articular a temática do presépio com a história da marioneta e a história do teatro.
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