Os desafios da Acessibilidade Cultural no Museu Nacional de Machado de Castro: A museologia como agente de inclusão para a promoção da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Bruna Filipa Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93695
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Património Cultural e Museologia apresentado à Faculdade de Letras
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Como objeto de estudo foram analisados dois projetos de inclusão, o EU no musEU, para pessoas com perturbações neurocognitivas do tipo Doença de Alzheimer e seus cuidadores/as informais, e o Imagens que Guiam, destinado a pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, procurando também destacar alguns exemplos de boas práticas de inclusão no contexto museológico português. Foi por tanto, objetivo da pesquisa procurar encontrar respostas para as seguintes questões: Serão os projetos de inclusão em contexto museológico realmente eficazes? Que mais valias acrescentam aos museus e ao público que os frequenta? Que condições precisam reunir os museus para dar resposta às necessidades da sociedade atual? Será o museu, um espaço privilegiado para a prática da cidadania cultural ativa?O presente relatório é o resultado de um estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Património Cultural e Museologia, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Focando a vertente de Museologia, os motivos que me levaram a integrar este mestrado, incidiram sobretudo na minha paixão e curiosidade pelo mundo dos museus, principalmente pela diversidade cultural que representam, mas também pela possibilidade de usufruirmos das mais distintas formas desta diversidade.The completion of this work surged within the scope of the master's degree in Cultural Heritage and Museology, in the Museology domain of Faculty of Letters of the University of Coimbra. This is the result of a study carried out during a 10-month internship, in which I try to reflect on cultural accessibility in Portuguese museums, in particular at the National Museum Machado de Castro. As an object of study, two inclusion projects were analysed, the EU no musEU, for the citizens with neurocognitive disorders and for their informal caregivers and, the Imagens que Guiam, aimed for people with intellectual and developmental disabilities, seeking to highlight some aspects of good inclusion practices in the Portuguese museum context.In the analysis that follows, I try to find answers to the following questions: Are the inclusion projects in the museum context really effective? What added value do they provide to museums and the public that frequents them? What conditions do museums need to fulfil the needs of today's society? Is the museum a privileged space for the practice of active citizenship?The completion of this work surged within the scope of the master's degree in Cultural Heritage and Museology, in the Museology domain of Faculty of Letters of the University of Coimbra. This is the result of a study carried out during a 10-month internship, in which I try to reflect on cultural accessibility in Portuguese museums, in particular at the National Museum Machado de Castro. As an object of study, two inclusion projects were analysed, the EU no musEU, for the citizens with neurocognitive disorders and for their informal caregivers and, the Imagens que Guiam, aimed for people with intellectual and developmental disabilities, seeking to highlight some aspects of good inclusion practices in the Portuguese museum context.In the analysis that follows, I try to find answers to the following questions: Are the inclusion projects in the museum context really effective? What added value do they provide to museums and the public that frequents them? What conditions do museums need to fulfil the needs of today's society? Is the museum a privileged space for the practice of active citizenship? A realização deste trabalho surgiu no âmbito do Mestrado em Património Cultural e Museologia, na vertente de Museologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Trata-se do resultado do estudo realizado no decurso dum estágio de 10 meses, no qual procura-se refletir acerca da acessibilidade cultural nos museus portugueses, em particular no Museu Nacional de Machado de Castro. Como objeto de estudo foram analisados dois projetos de inclusão, o EU no musEU, para pessoas com perturbações neurocognitivas do tipo Doença de Alzheimer e seus cuidadores/as informais, e o Imagens que Guiam, destinado a pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, procurando também destacar alguns exemplos de boas práticas de inclusão no contexto museológico português. Foi por tanto, objetivo da pesquisa procurar encontrar respostas para as seguintes questões: Serão os projetos de inclusão em contexto museológico realmente eficazes? Que mais valias acrescentam aos museus e ao público que os frequenta? Que condições precisam reunir os museus para dar resposta às necessidades da sociedade atual? Será o museu, um espaço privilegiado para a prática da cidadania cultural ativa?O presente relatório é o resultado de um estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Património Cultural e Museologia, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 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