A produção audiovisual em Portugal: desafios, dificuldades e exigências para a criação de uma produtora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/85056 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Audiovisual e Multimédia) |
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A produção audiovisual em Portugal: desafios, dificuldades e exigências para a criação de uma produtoraCreating an audiovisual production company in Portugal: challenges, difficulties and requirements to create a production companyAudiovisualAudiovisual em PortugalConstituição de uma produtora audiovisualProdução audiovisualProdutor audiovisualAudiovisual in PortugalConstitution of an audiovisual production companyAudiovisual production companyAudiovisual directorCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Audiovisual e Multimédia)O presente Relatório de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação, na área profissionalizante de Audiovisual e Multimédia, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, decorre do estágio realizado na Kinéma no período de seis meses, entre 23 de agosto de 2021 a 23 de fevereiro 2022. Desta experiência, onde foi possível ter um contacto direto com uma empresa audiovisual em Portugal, resultou uma evolução pessoal enquanto entusiasta pela produção audiovisual. Neste estágio, coordenado por Pedro Bravo, produtor da Kinéma, foi possível aprender e perceber o funcionamento das produções (na Kinéma) bem como ter uma maior noção de como se gere uma empresa no setor audiovisual. Da experiência destes seis meses resultou a questão que se procura estudar neste Relatório: “Quais são os processos inerentes à criação de uma produtora audiovisual em Portugal, tendo em consideração o desempenho do cargo de produtor/a?”. Para fazer esta análise recorreu-se à realização de entrevistas a dez produtores audiovisuais que constituíram a sua produtora em Portugal. Os objetivos centram-se em saber o que envolve a criação de uma produtora audiovisual em Portugal; identificar os passos, necessidades, desafios e constrangimentos na criação de uma empresa de produção audiovisual; identificar as características e o percurso de um produtor audiovisual para criar a sua própria empresa e obter um maior conhecimento sobre o funcionamento da industrial audiovisual em Portugal. Com este estudo, de um modo geral, conclui-se que apesar dos constrangimentos e dificuldades é possível ter sucesso na criação de uma produtora audiovisual em Portugal, tendo como base fatores como ter um plano de negócios, contratar um contabilista, ter uma perspetiva internacional, fazer um micro orçamento para a empresa, mas em especial o fator “vontade”.The current Internship Report, carried out within the scope of the Master in Communication Sciences, in the professional area of Audiovisual and Multimedia, at the Institute of Social Sciences of the University of Minho, is a result of the internship carried out at Kinéma during six months, between August 23, 2021 to February 23, 2022. This experience, where it was possible to establish direct contact with an audiovisual company in Portugal, resulted in a personal evolution as an enthusiast for audiovisual production. During the internship, coordinated by Pedro Bravo, producer at Kinéma, it was possible to learn and understand how productions operate (at Kinéma) as well as to have a better idea of how to manage a company in the audiovisual sector. The experience described resulted in the question that this Report aims to study: “What are the processes inherent in the creation of an audiovisual production company in Portugal, taking into account the performance of the producer role?”. To carry out this analysis, interviews were conducted with ten audiovisual producers who founded their production company in Portugal. The objectives are centered on: understanding the requirements for the creation of an audiovisual production company in Portugal; identify the steps, needs, challenges and constraints in creating an audiovisual production company; identify the characteristics and path of an audiovisual producer to create his/her own company; and gain greater knowledge about the operating model of the audiovisual industry in Portugal. With this study, in general, it is concluded that, despite the constraints and difficulties, it is possible to succeed in creating an audiovisual production company in Portugal, taking into account critical factors such as having a business plan, hiring an accountant, having an international perspective, making a micro-budget for the company, but especially having the “will” factor.Pereira, SaraUniversidade do MinhoPereira, Carolina2023-04-112023-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85056por203308530info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:54.538577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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