O conceito de património em alunos do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Papafina, Lucia Maria Lopes Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9664
Resumo: Esta dissertação aspira poder colaborar no âmbito das Ciências da Educação para o delinear de estratégias educativas que conduzam ao conhecimento, valorização, preservação e divulgação do património. Tendo como base esta aspiração despontou um esquema de investigação que se revela importante e orientado para a prática docente ao fazer um estudo descritivo, baseado na recolha da opinião de alunos do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico num agrupamento de escolas de Portalegre acerca do conceito de património. Reconhecer a importância da “Educação Patrimonial” no contexto educativo é uma tarefa fundamental que apenas a Escola poderá dar resposta, formando indivíduos preocupados com o conhecimento, valorização, preservação e divulgação do património. O património seja ele: arqueológico, industrial, artístico, móvel, etnográfico, educativo, natural ou mesmo construído é um recurso educativo riquíssimo ao permitir uma abordagem trans e interdisciplinar tendo como ponto convergente a fomentação de cidadãos informados e conscientes da importância desta temática. Palavras-chave: património, valorização, preservação, divulgação, currículo nacional, metas e estratégias. ; ### ABSTRACT The concept of heritage in students in 4th grade of the 1st cycle of basic education This dissertation aims to collaborate within the scope of Education Sciences to draw educational strategies that lead to knowledge, valorisation, preservation and dissemination of heritage. Based on this aspiration a scheme of investigation has emerged, which reveals to be important and oriented to teaching practice by making a descriptive study, based on the collection of opinions of students in the 4th grade of the 1st cycle of basic education in a group of schools of Portalegre about the concept of heritage. Recognizing the importance of "heritage education" in the educational context is a fundamental task that only School can meet, training individuals concerned with knowledge, appreciation, preservation and dissemination of heritage. The heritage whether it is: archaeological, industrial, artistic, mobile, ethnographic, educational, natural or even built is a rich educational resource that allows us a trans- and interdisciplinary approach having as converging point the fostering of well-informed citizens aware of this issue. Keywords: heritage, appreciation, dissemination, preservation, national curriculum, goals and strategies.
id RCAP_0ae9807e26a435d3cf40ae8c5b782b83
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9664
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conceito de património em alunos do 1º ciclo do ensino básicopatrimóniovalorizaçãopreservaçãodivulgaçãocurrículo nacionalmetas e estratégias.Esta dissertação aspira poder colaborar no âmbito das Ciências da Educação para o delinear de estratégias educativas que conduzam ao conhecimento, valorização, preservação e divulgação do património. Tendo como base esta aspiração despontou um esquema de investigação que se revela importante e orientado para a prática docente ao fazer um estudo descritivo, baseado na recolha da opinião de alunos do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico num agrupamento de escolas de Portalegre acerca do conceito de património. Reconhecer a importância da “Educação Patrimonial” no contexto educativo é uma tarefa fundamental que apenas a Escola poderá dar resposta, formando indivíduos preocupados com o conhecimento, valorização, preservação e divulgação do património. O património seja ele: arqueológico, industrial, artístico, móvel, etnográfico, educativo, natural ou mesmo construído é um recurso educativo riquíssimo ao permitir uma abordagem trans e interdisciplinar tendo como ponto convergente a fomentação de cidadãos informados e conscientes da importância desta temática. Palavras-chave: património, valorização, preservação, divulgação, currículo nacional, metas e estratégias. ; ### ABSTRACT The concept of heritage in students in 4th grade of the 1st cycle of basic education This dissertation aims to collaborate within the scope of Education Sciences to draw educational strategies that lead to knowledge, valorisation, preservation and dissemination of heritage. Based on this aspiration a scheme of investigation has emerged, which reveals to be important and oriented to teaching practice by making a descriptive study, based on the collection of opinions of students in the 4th grade of the 1st cycle of basic education in a group of schools of Portalegre about the concept of heritage. Recognizing the importance of "heritage education" in the educational context is a fundamental task that only School can meet, training individuals concerned with knowledge, appreciation, preservation and dissemination of heritage. The heritage whether it is: archaeological, industrial, artistic, mobile, ethnographic, educational, natural or even built is a rich educational resource that allows us a trans- and interdisciplinary approach having as converging point the fostering of well-informed citizens aware of this issue. Keywords: heritage, appreciation, dissemination, preservation, national curriculum, goals and strategies.The concept of heritage in students in 4th grade of the 1st cycle of basic education This dissertation aims to collaborate within the scope of Education Sciences to draw educational strategies that lead to knowledge, valorisation, preservation and dissemination of heritage. Based on this aspiration a scheme of investigation has emerged, which reveals to be important and oriented to teaching practice by making a descriptive study, based on the collection of opinions of students in the 4th grade of the 1st cycle of basic education in a group of schools of Portalegre about the concept of heritage. Recognizing the importance of "heritage education" in the educational context is a fundamental task that only School can meet, training individuals concerned with knowledge, appreciation, preservation and dissemination of heritage. The heritage whether it is: archaeological, industrial, artistic, mobile, ethnographic, educational, natural or even built is a rich educational resource that allows us a trans- and interdisciplinary approach having as converging point the fostering of well-informed citizens aware of this issue. Keywords: heritage, appreciation, dissemination, preservation, national curriculum, goals and strategies.Universidade de Évora2014-01-15T18:31:11Z2014-01-152011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9664http://hdl.handle.net/10174/9664porndPapafina, Lucia Maria Lopes Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:51:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:43.326263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de património em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title O conceito de património em alunos do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O conceito de património em alunos do 1º ciclo do ensino básico
Papafina, Lucia Maria Lopes Gonçalves
património
valorização
preservação
divulgação
currículo nacional
metas e estratégias.
title_short O conceito de património em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_full O conceito de património em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O conceito de património em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O conceito de património em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_sort O conceito de património em alunos do 1º ciclo do ensino básico
author Papafina, Lucia Maria Lopes Gonçalves
author_facet Papafina, Lucia Maria Lopes Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Papafina, Lucia Maria Lopes Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv património
valorização
preservação
divulgação
currículo nacional
metas e estratégias.
topic património
valorização
preservação
divulgação
currículo nacional
metas e estratégias.
description Esta dissertação aspira poder colaborar no âmbito das Ciências da Educação para o delinear de estratégias educativas que conduzam ao conhecimento, valorização, preservação e divulgação do património. Tendo como base esta aspiração despontou um esquema de investigação que se revela importante e orientado para a prática docente ao fazer um estudo descritivo, baseado na recolha da opinião de alunos do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico num agrupamento de escolas de Portalegre acerca do conceito de património. Reconhecer a importância da “Educação Patrimonial” no contexto educativo é uma tarefa fundamental que apenas a Escola poderá dar resposta, formando indivíduos preocupados com o conhecimento, valorização, preservação e divulgação do património. O património seja ele: arqueológico, industrial, artístico, móvel, etnográfico, educativo, natural ou mesmo construído é um recurso educativo riquíssimo ao permitir uma abordagem trans e interdisciplinar tendo como ponto convergente a fomentação de cidadãos informados e conscientes da importância desta temática. Palavras-chave: património, valorização, preservação, divulgação, currículo nacional, metas e estratégias. ; ### ABSTRACT The concept of heritage in students in 4th grade of the 1st cycle of basic education This dissertation aims to collaborate within the scope of Education Sciences to draw educational strategies that lead to knowledge, valorisation, preservation and dissemination of heritage. Based on this aspiration a scheme of investigation has emerged, which reveals to be important and oriented to teaching practice by making a descriptive study, based on the collection of opinions of students in the 4th grade of the 1st cycle of basic education in a group of schools of Portalegre about the concept of heritage. Recognizing the importance of "heritage education" in the educational context is a fundamental task that only School can meet, training individuals concerned with knowledge, appreciation, preservation and dissemination of heritage. The heritage whether it is: archaeological, industrial, artistic, mobile, ethnographic, educational, natural or even built is a rich educational resource that allows us a trans- and interdisciplinary approach having as converging point the fostering of well-informed citizens aware of this issue. Keywords: heritage, appreciation, dissemination, preservation, national curriculum, goals and strategies.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-01-15T18:31:11Z
2014-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9664
http://hdl.handle.net/10174/9664
url http://hdl.handle.net/10174/9664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136520749187072