A "síntese" como género escolar transdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/94382 |
Resumo: | UID/LIN/03213/2019 |
id |
RCAP_0aeaa0f3877e4407eb83498c62aedc3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/94382 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A "síntese" como género escolar transdisciplinarThe synthesis as transdisciplinary school genresíntesegénero de textogénero transdiciplinarSynthesisTextual genreTransdisciplinary genreEducationUID/LIN/03213/2019A "síntese" é um género textual cujo domínio se revela fundamental para o desempenho de tarefas socioprofissionais e académicas. A sua apropriação não é feita de forma espontânea, mas decorre essencialmente da aprendizagem formal, em contexto escolar, sobretudo no ensino secundário, nomeadamente na disciplina de Português. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a didatização do género textual síntese, focando-se o funcionamento social do género e a sua transposição didática nos programas curriculares do ensino secundário e em manuais escolares de Português. Por fim, apresentar-se-ão algumas propostas de didatização do género, assentes em três pilares: observação/análise de textos autênticos; produção textual regulada pelas características do género; reflexão metalinguística.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNJorge, Noémia de Oliveira2020-03-16T23:29:04Z2019-12-312019-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/94382por0871-9187PURE: 16195956https://doi.org/10.21814/rpe.15140info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:42:20Zoai:run.unl.pt:10362/94382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:55.979732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A "síntese" como género escolar transdisciplinar The synthesis as transdisciplinary school genre |
title |
A "síntese" como género escolar transdisciplinar |
spellingShingle |
A "síntese" como género escolar transdisciplinar Jorge, Noémia de Oliveira síntese género de texto género transdiciplinar Synthesis Textual genre Transdisciplinary genre Education |
title_short |
A "síntese" como género escolar transdisciplinar |
title_full |
A "síntese" como género escolar transdisciplinar |
title_fullStr |
A "síntese" como género escolar transdisciplinar |
title_full_unstemmed |
A "síntese" como género escolar transdisciplinar |
title_sort |
A "síntese" como género escolar transdisciplinar |
author |
Jorge, Noémia de Oliveira |
author_facet |
Jorge, Noémia de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Linguística da UNL (CLUNL) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Noémia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
síntese género de texto género transdiciplinar Synthesis Textual genre Transdisciplinary genre Education |
topic |
síntese género de texto género transdiciplinar Synthesis Textual genre Transdisciplinary genre Education |
description |
UID/LIN/03213/2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 2019-12-31T00:00:00Z 2020-03-16T23:29:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/94382 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/94382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-9187 PURE: 16195956 https://doi.org/10.21814/rpe.15140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
20 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137995822989312 |