Transdisciplinaridade e boa ciência: o contributo de Bruno Latour para uma nova compreensão das ligações entre ciência, conhecimentos e sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3305 |
Resumo: | The paper discusses the concept of transdisciplinarity showing how it connects to the adaptation of science to the public space. The epistemic conditions of knowledge underpinning ethical and social decisions are related to the work of Bruno Latour on articulated propositions and the production of multiverses. The novelty of this author is the identification of the psicosocial and cultural aspects of research as well as the applied role of sciences that demanda new kind of transdisciplinar view. |
id |
RCAP_0afd089e8c2881dfafc0441b3fbfb27f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3305 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transdisciplinaridade e boa ciência: o contributo de Bruno Latour para uma nova compreensão das ligações entre ciência, conhecimentos e sociedadeThe paper discusses the concept of transdisciplinarity showing how it connects to the adaptation of science to the public space. The epistemic conditions of knowledge underpinning ethical and social decisions are related to the work of Bruno Latour on articulated propositions and the production of multiverses. The novelty of this author is the identification of the psicosocial and cultural aspects of research as well as the applied role of sciences that demanda new kind of transdisciplinar view.O artigo discute a questão da transdisciplinaridade, mostrando as suas ligações com a adaptação do conhecimento científico ao espaço público. As condições epistémicas do conhecimento implicado por decisões de carácter ético e social são avaliadas a partir do trabalho de Bruno Latour sobre as proposições articuladas e a produção de multiversos. A novidade deste autor está em ter identificado aspectos psicossociais e culturais da investigação, como em estar sensível ao papel progressivamente mais aplicado das ciências, que apelam a um novo tipo de compreensão transdisciplinar.Universidade Católica Portuguesa2008-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3305oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3305Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 7 (2008); 146-1552182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2008.n7reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3305https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3305https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3305/3204Direitos de Autor (c) 2008 Marina Prieto Afonso Lencastrehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLencastre, Marina Prieto Afonso2022-05-24T16:54:44Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:50.341316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transdisciplinaridade e boa ciência: o contributo de Bruno Latour para uma nova compreensão das ligações entre ciência, conhecimentos e sociedade |
title |
Transdisciplinaridade e boa ciência: o contributo de Bruno Latour para uma nova compreensão das ligações entre ciência, conhecimentos e sociedade |
spellingShingle |
Transdisciplinaridade e boa ciência: o contributo de Bruno Latour para uma nova compreensão das ligações entre ciência, conhecimentos e sociedade Lencastre, Marina Prieto Afonso |
title_short |
Transdisciplinaridade e boa ciência: o contributo de Bruno Latour para uma nova compreensão das ligações entre ciência, conhecimentos e sociedade |
title_full |
Transdisciplinaridade e boa ciência: o contributo de Bruno Latour para uma nova compreensão das ligações entre ciência, conhecimentos e sociedade |
title_fullStr |
Transdisciplinaridade e boa ciência: o contributo de Bruno Latour para uma nova compreensão das ligações entre ciência, conhecimentos e sociedade |
title_full_unstemmed |
Transdisciplinaridade e boa ciência: o contributo de Bruno Latour para uma nova compreensão das ligações entre ciência, conhecimentos e sociedade |
title_sort |
Transdisciplinaridade e boa ciência: o contributo de Bruno Latour para uma nova compreensão das ligações entre ciência, conhecimentos e sociedade |
author |
Lencastre, Marina Prieto Afonso |
author_facet |
Lencastre, Marina Prieto Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lencastre, Marina Prieto Afonso |
description |
The paper discusses the concept of transdisciplinarity showing how it connects to the adaptation of science to the public space. The epistemic conditions of knowledge underpinning ethical and social decisions are related to the work of Bruno Latour on articulated propositions and the production of multiverses. The novelty of this author is the identification of the psicosocial and cultural aspects of research as well as the applied role of sciences that demanda new kind of transdisciplinar view. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3305 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3305 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3305 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3305 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3305 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3305/3204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Marina Prieto Afonso Lencastre http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Marina Prieto Afonso Lencastre http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 7 (2008); 146-155 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2008.n7 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129850821214208 |