Margem de certa maneira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Carmo Piçarra, Maria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/142430
Resumo: Através da análise do caso de censura a Catembe pretendo evidenciar como a ditadura portuguesa pretendeu controlar totalmente a projecção cinematográfica do colonialismo considerado, após o início da guerra colonial, em 1961, um sustentáculo do regime e condição essencial da portugalidade e de uma ideia sobre o “modo português de estar no mundo”. Contextualizo o surgimento da Censura após a Revolução de Maio de 1926, caracterizando a sua aplicação ao cinema e particularizando como foi instrumentalizada pela “Política do Espírito”. Identifico, depois, as principais orientações com base nas quais os censores exerceram a sua função e descrevo a importância do cinema para projectar a nação e uma ideia de portugalidade que assentou que era seu desígnio a posse de colónias. Finalmente, sintetizo as mudanças no modelo colonial antes de aprofundar o estudo de caso em análise. Through the analysis of the censorship of Catembe, I intend to show how the Portuguese dictatorship sought to fully control the cinematographic projection of colonialism, considered, after the beginning of the colonial war in 1961, a mainstay of the regime and an essential condition of Portugal and of an idea about the "Portuguese way of being in the world". I contextualize the emergence of censorship after the May Revolution of 1926, characterizing its application to cinema and particularizing how it was instrumentalized by the "Politics of the Spirit". I then identify the main guidelines on the basis of which the censors exercised their function and describe the importance of cinema to project the nation and an idea of Portugueseness that established that it was their purpose to possess colonies as a historical right. Finally, I summarize the changes in the colonial model before going deeper into the case study under analysis.
id RCAP_0b126b7cf840ddf6024d4b885ab79d5c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/142430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Margem de certa maneiraMargin in a waythe case of Catembe censorshipo caso da censura a CatembeCatembeColonialismMozambiqueNew CinemaPolicy of the SpiritPortugality“Política do Espírito”Novo CinemaColonialismoPortugalidadeMoçambiqueHistoryAtravés da análise do caso de censura a Catembe pretendo evidenciar como a ditadura portuguesa pretendeu controlar totalmente a projecção cinematográfica do colonialismo considerado, após o início da guerra colonial, em 1961, um sustentáculo do regime e condição essencial da portugalidade e de uma ideia sobre o “modo português de estar no mundo”. Contextualizo o surgimento da Censura após a Revolução de Maio de 1926, caracterizando a sua aplicação ao cinema e particularizando como foi instrumentalizada pela “Política do Espírito”. Identifico, depois, as principais orientações com base nas quais os censores exerceram a sua função e descrevo a importância do cinema para projectar a nação e uma ideia de portugalidade que assentou que era seu desígnio a posse de colónias. Finalmente, sintetizo as mudanças no modelo colonial antes de aprofundar o estudo de caso em análise. Through the analysis of the censorship of Catembe, I intend to show how the Portuguese dictatorship sought to fully control the cinematographic projection of colonialism, considered, after the beginning of the colonial war in 1961, a mainstay of the regime and an essential condition of Portugal and of an idea about the "Portuguese way of being in the world". I contextualize the emergence of censorship after the May Revolution of 1926, characterizing its application to cinema and particularizing how it was instrumentalized by the "Politics of the Spirit". I then identify the main guidelines on the basis of which the censors exercised their function and describe the importance of cinema to project the nation and an idea of Portugueseness that established that it was their purpose to possess colonies as a historical right. Finally, I summarize the changes in the colonial model before going deeper into the case study under analysis.Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)RUNdo Carmo Piçarra, Maria2022-07-26T22:25:21Z2022-012022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article21application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/142430por1415-9945PURE: 45307854https://doi.org/10.4025/dialogos.v26i1.61947info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:20:05Zoai:run.unl.pt:10362/142430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:50:18.203346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Margem de certa maneira
Margin in a waythe case of Catembe censorship
o caso da censura a Catembe
title Margem de certa maneira
spellingShingle Margem de certa maneira
do Carmo Piçarra, Maria
Catembe
Colonialism
Mozambique
New Cinema
Policy of the Spirit
Portugality
“Política do Espírito”
Novo Cinema
Colonialismo
Portugalidade
Moçambique
History
title_short Margem de certa maneira
title_full Margem de certa maneira
title_fullStr Margem de certa maneira
title_full_unstemmed Margem de certa maneira
title_sort Margem de certa maneira
author do Carmo Piçarra, Maria
author_facet do Carmo Piçarra, Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv do Carmo Piçarra, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Catembe
Colonialism
Mozambique
New Cinema
Policy of the Spirit
Portugality
“Política do Espírito”
Novo Cinema
Colonialismo
Portugalidade
Moçambique
History
topic Catembe
Colonialism
Mozambique
New Cinema
Policy of the Spirit
Portugality
“Política do Espírito”
Novo Cinema
Colonialismo
Portugalidade
Moçambique
History
description Através da análise do caso de censura a Catembe pretendo evidenciar como a ditadura portuguesa pretendeu controlar totalmente a projecção cinematográfica do colonialismo considerado, após o início da guerra colonial, em 1961, um sustentáculo do regime e condição essencial da portugalidade e de uma ideia sobre o “modo português de estar no mundo”. Contextualizo o surgimento da Censura após a Revolução de Maio de 1926, caracterizando a sua aplicação ao cinema e particularizando como foi instrumentalizada pela “Política do Espírito”. Identifico, depois, as principais orientações com base nas quais os censores exerceram a sua função e descrevo a importância do cinema para projectar a nação e uma ideia de portugalidade que assentou que era seu desígnio a posse de colónias. Finalmente, sintetizo as mudanças no modelo colonial antes de aprofundar o estudo de caso em análise. Through the analysis of the censorship of Catembe, I intend to show how the Portuguese dictatorship sought to fully control the cinematographic projection of colonialism, considered, after the beginning of the colonial war in 1961, a mainstay of the regime and an essential condition of Portugal and of an idea about the "Portuguese way of being in the world". I contextualize the emergence of censorship after the May Revolution of 1926, characterizing its application to cinema and particularizing how it was instrumentalized by the "Politics of the Spirit". I then identify the main guidelines on the basis of which the censors exercised their function and describe the importance of cinema to project the nation and an idea of Portugueseness that established that it was their purpose to possess colonies as a historical right. Finally, I summarize the changes in the colonial model before going deeper into the case study under analysis.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T22:25:21Z
2022-01
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/142430
url http://hdl.handle.net/10362/142430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1415-9945
PURE: 45307854
https://doi.org/10.4025/dialogos.v26i1.61947
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 21
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138100099678208