Mobilidade elétrica, o futuro de Portugal?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/84387 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia |
id |
RCAP_0b1de9e57cd588c8ed1dadc503000d4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/84387 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mobilidade elétrica, o futuro de Portugal?Electric mobility, the future of Portugal?alterações climáticasdependência energéticamodelos de negóciorede elétricaveículo elétricobusiness modelsclimate changeselectric vehicleenergy dependencypower gridRelatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de EconomiaO presente relatório tem por objetivo apresentar a história e mercado da entidade de acolhimento do estágio curricular (Efacec) e ainda uma breve explicação sobre as atividades realizadas no decorrer do mesmo, bem como foco principal analisar a passagem da utilização do veículo de combustão interna para o veículo elétrico, onde através desta alteração de comportamento ocorre uma redução de emissões de GEE num setor caracterizado por poluente, o que acaba por minimizar os impactos ambientais que o setor dos transportes acarreta, apesar de depender sempre da fonte utilizada para a produção de eletricidade. Como tal, é necessário analisar os impactos que este tipo de mobilidade acarreta na dependência energética em Portugal; bem como de que modo se apresenta como um desafio para a rede elétrica; e ainda refletir em como devem, os agentes relacionados com a conceção de veículos, construir ou adaptar o seu modelo de negócios. Apesar da sua fraca expressão, esta forma de mobilidade encontra-se implementada em Portugal, que será estudada através de uma breve análise as vendas totais do mercado de automóveis bem como do VE, relembrando que a entidade de acolhimento se apresenta como líder de mercado de pontos de carregamento rápido a nível internacional. Torna-se fulcral para a realização deste estudo analisar as políticas que se encontram em vigor através de uma análise à contextualização legal em Portugal. Adicionalmente, será aprofundado o estudo de políticas mais utilizadas e quais as que apresentam mais sucesso a nível mundial.This paper aims to present the history and market of the entity host of the curricular internship – EFACEC, at the same time, a brief description of the main activities conceived during the internship; the main focus is an analyse the change of using an internal combustion engine vehicle to an electric vehicle, where thru this behaviour change occurs a reduction of emitted greenhouse gases in a sector characterized as one of the most polluter, which will minimize the environmental impacts that transport sector entails, although the electric vehicle does not emit greenhouse gases, it always depends on the source used to produce electricity. As a consequence, it is necessary to examine the impacts that this kind of mobility involves in the energy dependence due to the amount of energy needed to charge the vehicle; as well as how this mobility appear to challenge the power grid, and to reflect on how the agents related with the vehicle conception, should construct or adapt their business model. Although it’s not significative yet, is already implemented in Portugal, that will be studied thru a brief analyse of the total automobile market sales and the sales related with the electric vehicle, having in mind that the entity host is presented as a market leader in the construction of the infrastructure needed to charge and electric vehicle in a international level. It becomes essential for the realization of this study to analyse the current policies in Portugal related with electric vehicles, as well as in a global level.2018-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84387http://hdl.handle.net/10316/84387TID:202158926porPereira, Ana Laura Soeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-10-01T12:13:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:57.787589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mobilidade elétrica, o futuro de Portugal? Electric mobility, the future of Portugal? |
title |
Mobilidade elétrica, o futuro de Portugal? |
spellingShingle |
Mobilidade elétrica, o futuro de Portugal? Pereira, Ana Laura Soeiro alterações climáticas dependência energética modelos de negócio rede elétrica veículo elétrico business models climate changes electric vehicle energy dependency power grid |
title_short |
Mobilidade elétrica, o futuro de Portugal? |
title_full |
Mobilidade elétrica, o futuro de Portugal? |
title_fullStr |
Mobilidade elétrica, o futuro de Portugal? |
title_full_unstemmed |
Mobilidade elétrica, o futuro de Portugal? |
title_sort |
Mobilidade elétrica, o futuro de Portugal? |
author |
Pereira, Ana Laura Soeiro |
author_facet |
Pereira, Ana Laura Soeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Laura Soeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alterações climáticas dependência energética modelos de negócio rede elétrica veículo elétrico business models climate changes electric vehicle energy dependency power grid |
topic |
alterações climáticas dependência energética modelos de negócio rede elétrica veículo elétrico business models climate changes electric vehicle energy dependency power grid |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/84387 http://hdl.handle.net/10316/84387 TID:202158926 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/84387 |
identifier_str_mv |
TID:202158926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133950673682432 |