Processo de aquisição de competências : Práticas para a prevenção da infeção do coto umbilical do recém-nascido – uma revisão integrativa da literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/9455 |
Resumo: | O relatório final do estágio de natureza profissional com os seguintes módulos: Gravidez com complicações, Trabalho de parto e parto, e Autocuidado pós-parto e parentalidade; surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia, da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). A sua finalidade consiste em sintetizar o processo formativo desenvolvido ao longo do estágio. Este percurso formativo foi alicerçado na aquisição e desenvolvimento de um conjunto diferenciado de competências profissionais, na área de especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, aprovadas pela Ordem dos Enfermeiros (OE). Tratando-se de um estágio de cariz profissional, com um campo de ação prática muito abrangente - a assistência à mulher que vivencia processos de gravidez (incluindo com complicações), trabalho de parto e parto, e autocuidado pós-parto e parentalidade – foi determinante delinear estratégias e intervenções para a execução de um exercício crítico-reflexivo pessoal e permanente, com recurso à evidência científica. Assim, o enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica (EESMO) é confrontado diariamente, com a necessidade de prestar cuidados ao coto umbilical do recém-nascido (RN). A constatação da inexistência de uniformização nos cuidados a prestar, ao coto umbilical, e a permanência de dúvidas sobre qual é o melhor tratamento para esse efeito, tornou pertinente a realização de uma revisão integrativa da literatura, com o intuito de responder à questão de investigação: Que cuidados devem ser realizados ao coto umbilical do RN para prevenir a infeção? O objetivo desta revisão integrativa da literatura consiste em sintetizar o conhecimento científico; contribuir para a aplicabilidade dos recentes e significativos estudos na prática de enfermagem e facultar aos cuidadores profissionais, uma forma de validar a sua prática. |
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