O sentido de comunidade nas interacções colaborativas on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, António José Barbosa de Sousa Mateus
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1316
Resumo: O presente relatório de dissertação visa descrever o desenvolvimento de um estudo sobre os principais factores que mais condicionam o sucesso e a manutenção de comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais, no âmbito de cursos de ensino superior, sustentados por uma estratégia pedagógica combinada (blended-learning). As intenções deste estudo vocacionam-se no sentido de identificar e testar os agentes mais determinantes na conquista do sentido de comunidade que, segundo Swan (2002), constitui o “motor” do desenvolvimento da confiança e satisfação entre os participantes. Tal como nos estudos de Rovai (2002) a avaliação do sentido de pertença numa comunidade de aprendizagem colaborativa, assume neste estudo um papel central. E é com base em estudos semelhantes, presentes na literatura científica neste campo, que se procura medir entre os três tipos de interacção de Moore (1989) - cit. in Swan (2002) os indicadores das respostas de presença social mais representativos da realidade observada, e que permitiram definir estratégias de e-moderação passíveis de serem reutilizadas e analisadas em estudos futuros. ABSTRACT: The present dissertation report aims at describing the development of a study on the main factors that condition the success and maintenance of learning communities in virtual environments, in higher education courses, supported by a combined pedagogical strategy (blended-learning). The intentions of this study are grounded on the need to identify and test the most determining agents in the conquest of a sense of community that, according to Swan (2002), constitutes the “engine” of the development of confidence and satisfaction between the participants. As in the studies of Rovai (2002) the evaluation of the sense of belonging in a collaborative learning community, assumes in this study a central role. And it is on the basis of similar studies, present in the scientific literature in this field, that we try to measure between the three types of interaction proposed by Moore (1989, cit. in Swan, 2002) the indicators of the more representative responses of social presence of the observed reality, which allowed us to define e-moderation strategies capable of being reused and analyzed in future studies.
id RCAP_0b242b9ef7b1820e8f68c4c523425086
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1316
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O sentido de comunidade nas interacções colaborativas on-lineTecnologia da educaçãoAprendizagem cooperativaTecnologias da informação e comunicaçãoO presente relatório de dissertação visa descrever o desenvolvimento de um estudo sobre os principais factores que mais condicionam o sucesso e a manutenção de comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais, no âmbito de cursos de ensino superior, sustentados por uma estratégia pedagógica combinada (blended-learning). As intenções deste estudo vocacionam-se no sentido de identificar e testar os agentes mais determinantes na conquista do sentido de comunidade que, segundo Swan (2002), constitui o “motor” do desenvolvimento da confiança e satisfação entre os participantes. Tal como nos estudos de Rovai (2002) a avaliação do sentido de pertença numa comunidade de aprendizagem colaborativa, assume neste estudo um papel central. E é com base em estudos semelhantes, presentes na literatura científica neste campo, que se procura medir entre os três tipos de interacção de Moore (1989) - cit. in Swan (2002) os indicadores das respostas de presença social mais representativos da realidade observada, e que permitiram definir estratégias de e-moderação passíveis de serem reutilizadas e analisadas em estudos futuros. ABSTRACT: The present dissertation report aims at describing the development of a study on the main factors that condition the success and maintenance of learning communities in virtual environments, in higher education courses, supported by a combined pedagogical strategy (blended-learning). The intentions of this study are grounded on the need to identify and test the most determining agents in the conquest of a sense of community that, according to Swan (2002), constitutes the “engine” of the development of confidence and satisfaction between the participants. As in the studies of Rovai (2002) the evaluation of the sense of belonging in a collaborative learning community, assumes in this study a central role. And it is on the basis of similar studies, present in the scientific literature in this field, that we try to measure between the three types of interaction proposed by Moore (1989, cit. in Swan, 2002) the indicators of the more representative responses of social presence of the observed reality, which allowed us to define e-moderation strategies capable of being reused and analyzed in future studies.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:14Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1316porFilipe, António José Barbosa de Sousa Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:03Zoai:ria.ua.pt:10773/1316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:01.306311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O sentido de comunidade nas interacções colaborativas on-line
title O sentido de comunidade nas interacções colaborativas on-line
spellingShingle O sentido de comunidade nas interacções colaborativas on-line
Filipe, António José Barbosa de Sousa Mateus
Tecnologia da educação
Aprendizagem cooperativa
Tecnologias da informação e comunicação
title_short O sentido de comunidade nas interacções colaborativas on-line
title_full O sentido de comunidade nas interacções colaborativas on-line
title_fullStr O sentido de comunidade nas interacções colaborativas on-line
title_full_unstemmed O sentido de comunidade nas interacções colaborativas on-line
title_sort O sentido de comunidade nas interacções colaborativas on-line
author Filipe, António José Barbosa de Sousa Mateus
author_facet Filipe, António José Barbosa de Sousa Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, António José Barbosa de Sousa Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da educação
Aprendizagem cooperativa
Tecnologias da informação e comunicação
topic Tecnologia da educação
Aprendizagem cooperativa
Tecnologias da informação e comunicação
description O presente relatório de dissertação visa descrever o desenvolvimento de um estudo sobre os principais factores que mais condicionam o sucesso e a manutenção de comunidades de aprendizagem em ambientes virtuais, no âmbito de cursos de ensino superior, sustentados por uma estratégia pedagógica combinada (blended-learning). As intenções deste estudo vocacionam-se no sentido de identificar e testar os agentes mais determinantes na conquista do sentido de comunidade que, segundo Swan (2002), constitui o “motor” do desenvolvimento da confiança e satisfação entre os participantes. Tal como nos estudos de Rovai (2002) a avaliação do sentido de pertença numa comunidade de aprendizagem colaborativa, assume neste estudo um papel central. E é com base em estudos semelhantes, presentes na literatura científica neste campo, que se procura medir entre os três tipos de interacção de Moore (1989) - cit. in Swan (2002) os indicadores das respostas de presença social mais representativos da realidade observada, e que permitiram definir estratégias de e-moderação passíveis de serem reutilizadas e analisadas em estudos futuros. ABSTRACT: The present dissertation report aims at describing the development of a study on the main factors that condition the success and maintenance of learning communities in virtual environments, in higher education courses, supported by a combined pedagogical strategy (blended-learning). The intentions of this study are grounded on the need to identify and test the most determining agents in the conquest of a sense of community that, according to Swan (2002), constitutes the “engine” of the development of confidence and satisfaction between the participants. As in the studies of Rovai (2002) the evaluation of the sense of belonging in a collaborative learning community, assumes in this study a central role. And it is on the basis of similar studies, present in the scientific literature in this field, that we try to measure between the three types of interaction proposed by Moore (1989, cit. in Swan, 2002) the indicators of the more representative responses of social presence of the observed reality, which allowed us to define e-moderation strategies capable of being reused and analyzed in future studies.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005
2011-04-19T13:38:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1316
url http://hdl.handle.net/10773/1316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449947955200