Novas tecnologias no ensino da história e da geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rui Miguel Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/621
Resumo: Longe vão os tempos da escola tradicional com o toque da campainha, as mesas e cadeiras, o quadro de giz… Os tempos e a tecnologia mudam rapidamente, dando origem a novos conceitos, a novos procedimentos e metodologias em todos os campos da atividade humana. Felizmente, as nossas escolas e professores estão a acompanhar a mudança e a modernizar-se face aos novos desafios e à utilidade das ferramentas tecnológicas na sala de aula. De facto, compete aos professores selecionar e pôr em prática todos os recursos e potencialidades das novas tecnologias ao serviço de toda a comunidade escolar. Aproveitando a competência quase inata e a motivação dos alunos para a utilização das novas tecnologias, a modernização educacional torna-se uma prioridade no que se refere à sua correta utilização de modo a estimular, melhorar e promover o conhecimento, partilhar e trocar novas experiências, estabelecendo uma proximidade entre professores e alunos, sempre com o objetivo base da construção de uma verdadeira ponte para o conhecimento. É fundamental que as nossas escolas possam desfrutar do espólio oferecido por estes novos meios educacionais eliminando o estigma da descriminação independentemente das caraterísticas da escola. É urgente que as políticas educacionais do país proporcionem aos alunos as mesmas oportunidades, ferramentas e recursos para crescerem mental e fisicamente com as competências certas para enfrentarem as batalhas do futuro. O presente relatório tem como finalidade apresentar uma experiência sobre a importância das Novas Tecnologias no Ensino da História e da Geografia, resultado do estágio pedagógico desenvolvido entre dezembro e maio de 2011 na Escola Secundária de Caldas das Taipas. As conclusões apoiam-se num conjunto de dados de observação e de inferências resultantes do decorrer da prática pedagógica com a inclusão das novas tecnologias. Gone are the days of the old traditional school – the ringing of the bell, classrooms with long rows of desks, blackboards on the wall, white chalk to write with… Times change speedily and so does technology pushing for new concepts, for new procedures and methodology in every field of human activity. Fortunately, our schools and teachers are keeping up with the new challenges and the usefulness of the gadgets that our classrooms are being equipped with. As a matter of fact, it is up to teachers to devise and put in practice all the resources and assets of the new technology at disposal of the whole school community. Taking into account the almost innate gift and motivation of our students towards digital affairs, educational modernization becomes a must as long as it is rightly used and stimulates, improves and broadens knowledge, shares and exchanges new experiences and establishes a valuable contact between teachers and students aiming to build a real bridge for knowledge. It is fundamental that all our schools can enjoy equally the assets offered by these new educational means deleting the stigma of discrimination whatever school characteristics evoked. It is urgent the educational policies of the country offer the students the same opportunities, tools and resources to grow mentally and physically with the right competences for the battle of the future. This report aims to make known an experiment on the importance of The New Technologies in History and Geography subjects, performed during our pedagogical training from December to May 2011, at Caldas das Taipas Secondary School. The conclusions are the result of a set of observation data and of inferences made during the classes taught with the use of the new technologies.
id RCAP_0b3afb9be17f14f16072d465ade60009
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/621
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novas tecnologias no ensino da história e da geografia.Novas tecnologiasEnsinoAlunosAprendizagemQuadro interativoPlataforma moodleComputadorDispositivos móveisTMEHGLonge vão os tempos da escola tradicional com o toque da campainha, as mesas e cadeiras, o quadro de giz… Os tempos e a tecnologia mudam rapidamente, dando origem a novos conceitos, a novos procedimentos e metodologias em todos os campos da atividade humana. Felizmente, as nossas escolas e professores estão a acompanhar a mudança e a modernizar-se face aos novos desafios e à utilidade das ferramentas tecnológicas na sala de aula. De facto, compete aos professores selecionar e pôr em prática todos os recursos e potencialidades das novas tecnologias ao serviço de toda a comunidade escolar. Aproveitando a competência quase inata e a motivação dos alunos para a utilização das novas tecnologias, a modernização educacional torna-se uma prioridade no que se refere à sua correta utilização de modo a estimular, melhorar e promover o conhecimento, partilhar e trocar novas experiências, estabelecendo uma proximidade entre professores e alunos, sempre com o objetivo base da construção de uma verdadeira ponte para o conhecimento. É fundamental que as nossas escolas possam desfrutar do espólio oferecido por estes novos meios educacionais eliminando o estigma da descriminação independentemente das caraterísticas da escola. É urgente que as políticas educacionais do país proporcionem aos alunos as mesmas oportunidades, ferramentas e recursos para crescerem mental e fisicamente com as competências certas para enfrentarem as batalhas do futuro. O presente relatório tem como finalidade apresentar uma experiência sobre a importância das Novas Tecnologias no Ensino da História e da Geografia, resultado do estágio pedagógico desenvolvido entre dezembro e maio de 2011 na Escola Secundária de Caldas das Taipas. As conclusões apoiam-se num conjunto de dados de observação e de inferências resultantes do decorrer da prática pedagógica com a inclusão das novas tecnologias. Gone are the days of the old traditional school – the ringing of the bell, classrooms with long rows of desks, blackboards on the wall, white chalk to write with… Times change speedily and so does technology pushing for new concepts, for new procedures and methodology in every field of human activity. Fortunately, our schools and teachers are keeping up with the new challenges and the usefulness of the gadgets that our classrooms are being equipped with. As a matter of fact, it is up to teachers to devise and put in practice all the resources and assets of the new technology at disposal of the whole school community. Taking into account the almost innate gift and motivation of our students towards digital affairs, educational modernization becomes a must as long as it is rightly used and stimulates, improves and broadens knowledge, shares and exchanges new experiences and establishes a valuable contact between teachers and students aiming to build a real bridge for knowledge. It is fundamental that all our schools can enjoy equally the assets offered by these new educational means deleting the stigma of discrimination whatever school characteristics evoked. It is urgent the educational policies of the country offer the students the same opportunities, tools and resources to grow mentally and physically with the right competences for the battle of the future. This report aims to make known an experiment on the importance of The New Technologies in History and Geography subjects, performed during our pedagogical training from December to May 2011, at Caldas das Taipas Secondary School. The conclusions are the result of a set of observation data and of inferences made during the classes taught with the use of the new technologies.Orientação: Professora Doutora Fátima Braga e Professora Doutora Isabel Freitas, professora Doutora Ortelinda Barros. Orientadores de estágio: Mestre Américo Costa e Dr. Paulo Pereira.2013-10-03T10:41:01Z2013-10-032012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/621http://hdl.handle.net/11328/621porVieira, R. M. S. (2012) Novas tecnologias no ensino da história e da geografia. Porto: Universidade Portucalense. Dissertação de Mestrado em Ensino da História e Geografia.Cota: TMEHG 4Vieira, Rui Miguel Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:10:54Zoai:repositorio.upt.pt:11328/621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:52.835446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novas tecnologias no ensino da história e da geografia.
title Novas tecnologias no ensino da história e da geografia.
spellingShingle Novas tecnologias no ensino da história e da geografia.
Vieira, Rui Miguel Silva
Novas tecnologias
Ensino
Alunos
Aprendizagem
Quadro interativo
Plataforma moodle
Computador
Dispositivos móveis
TMEHG
title_short Novas tecnologias no ensino da história e da geografia.
title_full Novas tecnologias no ensino da história e da geografia.
title_fullStr Novas tecnologias no ensino da história e da geografia.
title_full_unstemmed Novas tecnologias no ensino da história e da geografia.
title_sort Novas tecnologias no ensino da história e da geografia.
author Vieira, Rui Miguel Silva
author_facet Vieira, Rui Miguel Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rui Miguel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Ensino
Alunos
Aprendizagem
Quadro interativo
Plataforma moodle
Computador
Dispositivos móveis
TMEHG
topic Novas tecnologias
Ensino
Alunos
Aprendizagem
Quadro interativo
Plataforma moodle
Computador
Dispositivos móveis
TMEHG
description Longe vão os tempos da escola tradicional com o toque da campainha, as mesas e cadeiras, o quadro de giz… Os tempos e a tecnologia mudam rapidamente, dando origem a novos conceitos, a novos procedimentos e metodologias em todos os campos da atividade humana. Felizmente, as nossas escolas e professores estão a acompanhar a mudança e a modernizar-se face aos novos desafios e à utilidade das ferramentas tecnológicas na sala de aula. De facto, compete aos professores selecionar e pôr em prática todos os recursos e potencialidades das novas tecnologias ao serviço de toda a comunidade escolar. Aproveitando a competência quase inata e a motivação dos alunos para a utilização das novas tecnologias, a modernização educacional torna-se uma prioridade no que se refere à sua correta utilização de modo a estimular, melhorar e promover o conhecimento, partilhar e trocar novas experiências, estabelecendo uma proximidade entre professores e alunos, sempre com o objetivo base da construção de uma verdadeira ponte para o conhecimento. É fundamental que as nossas escolas possam desfrutar do espólio oferecido por estes novos meios educacionais eliminando o estigma da descriminação independentemente das caraterísticas da escola. É urgente que as políticas educacionais do país proporcionem aos alunos as mesmas oportunidades, ferramentas e recursos para crescerem mental e fisicamente com as competências certas para enfrentarem as batalhas do futuro. O presente relatório tem como finalidade apresentar uma experiência sobre a importância das Novas Tecnologias no Ensino da História e da Geografia, resultado do estágio pedagógico desenvolvido entre dezembro e maio de 2011 na Escola Secundária de Caldas das Taipas. As conclusões apoiam-se num conjunto de dados de observação e de inferências resultantes do decorrer da prática pedagógica com a inclusão das novas tecnologias. Gone are the days of the old traditional school – the ringing of the bell, classrooms with long rows of desks, blackboards on the wall, white chalk to write with… Times change speedily and so does technology pushing for new concepts, for new procedures and methodology in every field of human activity. Fortunately, our schools and teachers are keeping up with the new challenges and the usefulness of the gadgets that our classrooms are being equipped with. As a matter of fact, it is up to teachers to devise and put in practice all the resources and assets of the new technology at disposal of the whole school community. Taking into account the almost innate gift and motivation of our students towards digital affairs, educational modernization becomes a must as long as it is rightly used and stimulates, improves and broadens knowledge, shares and exchanges new experiences and establishes a valuable contact between teachers and students aiming to build a real bridge for knowledge. It is fundamental that all our schools can enjoy equally the assets offered by these new educational means deleting the stigma of discrimination whatever school characteristics evoked. It is urgent the educational policies of the country offer the students the same opportunities, tools and resources to grow mentally and physically with the right competences for the battle of the future. This report aims to make known an experiment on the importance of The New Technologies in History and Geography subjects, performed during our pedagogical training from December to May 2011, at Caldas das Taipas Secondary School. The conclusions are the result of a set of observation data and of inferences made during the classes taught with the use of the new technologies.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01T00:00:00Z
2013-10-03T10:41:01Z
2013-10-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/621
http://hdl.handle.net/11328/621
url http://hdl.handle.net/11328/621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, R. M. S. (2012) Novas tecnologias no ensino da história e da geografia. Porto: Universidade Portucalense. Dissertação de Mestrado em Ensino da História e Geografia.
Cota: TMEHG 4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134971444592640