Expressão facial da emoção a tocar violino: estudo de caso sobre performance em dueto com codificação através do F-M FACS 4.0 e do FACEREADER 8.1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Inês da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10518
Resumo: A música tem características específicas que induzem no individuo respostas ao nível fisiológico, neurológico e psico-emocional. Pode destacar-se outros efeitos psicológicos da música no indivíduo, como o fato de despertar qualquer tipo de emoções. A música também tem um importante papel de socialização. As emoções e as expressões faciais correspondentes são os portadores da socialização, reconhecendo as emoções dos outros, ou mesmo gerando expressões faciais que permitem que os outros nos percebam. O cérebro é o motor para aprender as emoções, e o rosto é o palco para sua visualização. A emoção enquanto processo neuropsificiológico e o desempenho musical são o gatilho para o desencadeamento do mesmo. Assim, este estudo de caso centra-se na exibição emocional na face enquanto desempenho em dueto com o violino, com recurso à codificação dos movimentos musculares, o que confere validade ecológica e holística ao contexto experimental, com o propósito de verificar a performance emocional involuntária, espontânea e subjetiva. No presente estudo de caso, com escolha intencional de quem investiga, o propósito é, em primeiro momento, codificar a expressão facial durante a performance com violino e em dueto, com recurso ao F-M FACS 4.0 (Freitas-Magalhães, 2021d) e ao FaceReader 8.1 (Noldus, 2020) e, em segundo momento, identificar as emoções básicas associadas, e com recurso ao ao F-M Atlas of Face 4.0 (Freitas-Magalhães, 2021a), ao FM EmoFACS 4.0 (Freitas-Magalhães, 2021d) e à F-M Periodic Table of 8 Basic Emotions 4.0 (Freitas-Magalhães, 2021a). Os resultados obtidos demonstram que a alegria representa 16.2% e a surpresa 6.6% da totalidade da expressividade emocional no desempenho em dueto com o violino. Os resultados sugerem também uma congruência do dueto, sendo que a violinista feminina é mais intensa na exibição da emocionalidade do que o violinista masculino. Assim, e concluindo, este estudo pode ser mais um passo na compreensão da expressão facial da emoção em contexto musical, particularmente, e no caso, com recurso ao violino e aos instrumentos de medida utilizados.
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A emoção enquanto processo neuropsificiológico e o desempenho musical são o gatilho para o desencadeamento do mesmo. Assim, este estudo de caso centra-se na exibição emocional na face enquanto desempenho em dueto com o violino, com recurso à codificação dos movimentos musculares, o que confere validade ecológica e holística ao contexto experimental, com o propósito de verificar a performance emocional involuntária, espontânea e subjetiva. No presente estudo de caso, com escolha intencional de quem investiga, o propósito é, em primeiro momento, codificar a expressão facial durante a performance com violino e em dueto, com recurso ao F-M FACS 4.0 (Freitas-Magalhães, 2021d) e ao FaceReader 8.1 (Noldus, 2020) e, em segundo momento, identificar as emoções básicas associadas, e com recurso ao ao F-M Atlas of Face 4.0 (Freitas-Magalhães, 2021a), ao FM EmoFACS 4.0 (Freitas-Magalhães, 2021d) e à F-M Periodic Table of 8 Basic Emotions 4.0 (Freitas-Magalhães, 2021a). Os resultados obtidos demonstram que a alegria representa 16.2% e a surpresa 6.6% da totalidade da expressividade emocional no desempenho em dueto com o violino. Os resultados sugerem também uma congruência do dueto, sendo que a violinista feminina é mais intensa na exibição da emocionalidade do que o violinista masculino. Assim, e concluindo, este estudo pode ser mais um passo na compreensão da expressão facial da emoção em contexto musical, particularmente, e no caso, com recurso ao violino e aos instrumentos de medida utilizados.Music has specific characteristics that induce physiological, neurological and psycho-emotional responses in the individual. Other psychological effects of music on the individual can be highlighted, such as the fact that it awakens any kind of emotions. Music also has an important socializing role. Emotions and corresponding facial expressions are the carriers of socialization, recognizing the emotions of others, or even generating facial expressions that allow others to perceive us. The brain is the engine for learning emotions, and the face is the stage for viewing them. Emotion, as a neuropsychological process, and musical performance are the trigger for triggering it. Thus, this case study focuses on the emotional display on the face as a duet performance with the violin, using the codification of muscle movements, which gives ecological and holistic validity to the experimental context, with the purpose of verifying the involuntary emotional performance, spontaneous and subjective. In the present case study, with the intentional choice of the investigator, the purpose is, at first, to codify the facial expression during the violin and duet performance, using FM FACS 4.0 (Freitas-Magalhães, 2021d) and FaceReader 8.1 (Noldus, 2020) and, secondly, to identify the basic emotions associated, and using the FM Atlas of Face 4.0 (Freitas-Magalhães, 2021a), the F-M EmoFACS 4.0 (Freitas-Magalhães, 2021d) and the F-M Periodic Table of 8 Basic Emotions 4.0 (Freitas-Magalhães, 2021a). The results obtained show that joy represents 16.2% and surprise 6.6% of the total emotional expressiveness in the performance in duet with the violin. The results also suggest a congruence of the duet, with the violinist woman showing more emotionality than the violinist man. Thus, and in conclusion, this study can be another step in understanding the facial expression of emotion in a musical context, particularly, and in this case, using the violin and the measuring instruments used.Freitas-Magalhães, A.Repositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLima, Inês da Silva2021-12-17T10:26:44Z2021-12-06T00:00:00Z2021-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:09:47Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:17.226023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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