Impacto da internet of things na experiência do consumidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17349 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
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Impacto da internet of things na experiência do consumidorInternet of Thingsexperiência do consumidorinformaçãomarketingsegurançaprivacidadeconsumer experienceinformationsecurityprivacyMestrado em Ciências EmpresariaisO fenómeno Internet of Things (IoT) tem ganho muita atenção na comunidade empresarial, devido à sua base tecnológica inovadora e às vantagens que acarreta para o quotidiano não só das empresas, mas também do consumidor comum. No entanto, por ser uma tecnologia recente, está ainda numa fase inicial de exploração. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo perceber as aplicações empresariais desta tecnologia, focando-se na contribuição que estas podem trazer para as empresas, nomeadamente a nível da experiência proporcionada aos seus consumidores, fator mais relevante na relação entre eles e a empresa. Assim, foram elaboradas as seguintes questões de pesquisa: “Qual a contribuição da tecnologia IoT para a experiência do consumidor?”; “Quais as principais vantagens da utilização da IoT para as organizações?” Para o estudo desta temática foi utilizada a abordagem metodológica qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas a membros da comunidade empresarial com conhecimentos sobre esta tecnologia. Os dados recolhidos foram analisados através do software de análise MAXQDA. Os resultados revelam que a IoT tem uma contribuição maioritariamente positiva para a experiência de consumo, apesar dos desafios próprios de uma tecnologia ainda emergente. Isto implica um grande esforço por parte das empresas que pretendem adotar esta tecnologia, de forma a beneficiarem o máximo da IoT.The Internet of Things (IoT) phenomenon has gained a lot of attention in the business community due to its innovative technological base and the advantages it brings to everyday life, not only for companies but also for the average consumer. However, because it is still a recent technology, it has not yet been very explored academically. In this sense, this research aims to understand the business applications of this technology, focusing on the contribution that these can bring to the companies, mainly in the level of the experience provided to its consumers, the most relevant factor in the relationship between them and the company. Therefore, the following research questions were elaborated: "What is the contribution of IoT technology to the consumer experience?"; "What are the main advantages of IoT for companies?" This subject was investigated through the qualitative approach, which implied the development of a script that later served as baseline for the conduction of interviews to members of the business community with knowledge on this technology. The collected data were analyzed through MAXQDA analysis software. The results reveal that the IoT has a mostly positive contribution to the consumption experience, despite the challenges of an emerging technology. This requires a great effort on the part of the companies that intend to implement this technology in order to benefit the most from the IoT.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, PauloRepositório da Universidade de LisboaRocha, Sabine Cruz2019-08-12T00:30:22Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17349porRocha, Sabine Cruz (2018). "Impacto da internet of things na experiência do consumidor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:34.609067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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