Museus e programação para os jovens: Estudo do Museu do Abade de Baçal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Inês Gralhós
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13130
Resumo: O presente relatório de estágio incide na programação dos museus para o público jovem, tendo como caso de estudo o Museu do Abade de Baçal, em Bragança. Os museus são instituições de aprendizagem; nesse sentido, desde a criação dos serviços educativos, eles desenvolveram uma relação próxima com a escolas, passando por vezes a complementar a matéria dada em ambiente escolar. No entanto, a programação dos museus é direcionada quase na sua totalidade para as crianças, ou jovens em idade escolar, deixando um segmento da sociedade sem atividades ou programas que o atraia para ir aos museus. Uma vez que as instituições museológicas começaram, ainda que de forma gradual, a perceber este problema, iniciou-se a produção de estudos de públicos, com o intuito de entender os interesses dos jovens, e começou-se a implementar programas atrativos para que estes se tornem visitantes regulares. Através da observação dos eventos e medidas implementadas nos últimos 3 anos, de 2019 a 2021, pelo Museu do Abade de Baçal, verificou-se que a instituição contém na sua programação um número considerável de eventos que podem ser atrativos para os jovens; todavia, estes são realizados por outras organizações, e o museu apenas cede as instalações. No inquérito elaborado aos jovens brigantinos conclui-se que a maior parte deles apenas visita os museus em contexto escolar, ou quando estão de férias fora da cidade natal, ou seja, não têm uma rotina cultural. Quanto ao Museu do Abade de Baçal, os jovens alertam para a fraca divulgação dos eventos e a não atratividade da programação dedicado aos mesmos.
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