Museus e programação para os jovens: Estudo do Museu do Abade de Baçal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13130 |
Resumo: | O presente relatório de estágio incide na programação dos museus para o público jovem, tendo como caso de estudo o Museu do Abade de Baçal, em Bragança. Os museus são instituições de aprendizagem; nesse sentido, desde a criação dos serviços educativos, eles desenvolveram uma relação próxima com a escolas, passando por vezes a complementar a matéria dada em ambiente escolar. No entanto, a programação dos museus é direcionada quase na sua totalidade para as crianças, ou jovens em idade escolar, deixando um segmento da sociedade sem atividades ou programas que o atraia para ir aos museus. Uma vez que as instituições museológicas começaram, ainda que de forma gradual, a perceber este problema, iniciou-se a produção de estudos de públicos, com o intuito de entender os interesses dos jovens, e começou-se a implementar programas atrativos para que estes se tornem visitantes regulares. Através da observação dos eventos e medidas implementadas nos últimos 3 anos, de 2019 a 2021, pelo Museu do Abade de Baçal, verificou-se que a instituição contém na sua programação um número considerável de eventos que podem ser atrativos para os jovens; todavia, estes são realizados por outras organizações, e o museu apenas cede as instalações. No inquérito elaborado aos jovens brigantinos conclui-se que a maior parte deles apenas visita os museus em contexto escolar, ou quando estão de férias fora da cidade natal, ou seja, não têm uma rotina cultural. Quanto ao Museu do Abade de Baçal, os jovens alertam para a fraca divulgação dos eventos e a não atratividade da programação dedicado aos mesmos. |
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Museus e programação para os jovens: Estudo do Museu do Abade de BaçalEstratégiasEventosJovensMuseu do Abade de BaçalMuseusPúblicoDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Estudos de CulturaO presente relatório de estágio incide na programação dos museus para o público jovem, tendo como caso de estudo o Museu do Abade de Baçal, em Bragança. Os museus são instituições de aprendizagem; nesse sentido, desde a criação dos serviços educativos, eles desenvolveram uma relação próxima com a escolas, passando por vezes a complementar a matéria dada em ambiente escolar. No entanto, a programação dos museus é direcionada quase na sua totalidade para as crianças, ou jovens em idade escolar, deixando um segmento da sociedade sem atividades ou programas que o atraia para ir aos museus. Uma vez que as instituições museológicas começaram, ainda que de forma gradual, a perceber este problema, iniciou-se a produção de estudos de públicos, com o intuito de entender os interesses dos jovens, e começou-se a implementar programas atrativos para que estes se tornem visitantes regulares. Através da observação dos eventos e medidas implementadas nos últimos 3 anos, de 2019 a 2021, pelo Museu do Abade de Baçal, verificou-se que a instituição contém na sua programação um número considerável de eventos que podem ser atrativos para os jovens; todavia, estes são realizados por outras organizações, e o museu apenas cede as instalações. No inquérito elaborado aos jovens brigantinos conclui-se que a maior parte deles apenas visita os museus em contexto escolar, ou quando estão de férias fora da cidade natal, ou seja, não têm uma rotina cultural. Quanto ao Museu do Abade de Baçal, os jovens alertam para a fraca divulgação dos eventos e a não atratividade da programação dedicado aos mesmos.This report is focused on the programming of museums for the youngest audience, studying the case of the Abade de Baçal museum in Bragança. Museums are learning institutions; so, since the creation of educational services, they have developed a close relationship with schools, sometimes starting to complement the contents provided in the school environment. However, museum programming is directed almost entirely towards children, or school-age youth, leaving a fraction of society without activities or programs that attract them to go to the museums. Once the museum institutions began, albeit gradually, to realize this problem, the production of public studies began, in order to understand the interests of young people and began to implement attractive programs for them to become regular visitors. Through the observation of the events and measures implemented in the last 3 years, from 2019 to 2021, by the Abade de Baçal Museum, it was found that the institution contains in its programming a considerable number of events that can be attractive to young people, however these are carried out by other organizations, the museum only lends the premises. In the survey we carried out with young people from Bragança it was concluded that most of them only visit museums in a school context, or when they are on vacation outside their hometown, which means that there is no cultural routine. Regarding the Abade de Baçal Museum, they warn about the poor publicity of the events and the unattractiveness of the programming dedicated to young people.Serra, Joaquim Mateus PaulouBibliorumCésar, Inês Gralhós2023-02-20T16:47:06Z2022-07-202022-06-242022-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13130TID:203226470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:37.495509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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