A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Elisa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19204
Resumo: Os heróis do imaginário infantil situam-se em paradigmas socioculturais diferentes, mas preservando alguns traços comuns, como: a força do(s) poder(es) extraordinário(s), a bipolaridade do bem e do mal, a relação entre elementos cósmicos e entre o humano e o inumano. Estes heróis vão desde o homem-deus dos clássicos gregos, à figura do messias numa linha judaico-cristã, às míticas personagens dos contos de fadas eternizadas pela cultura cinematográfica, passando para versões mais tecnologizadas como os Pokémones até modelos mais biónicos. Atualmente parece emergir um novo “herói” para os millennials que se consubstancia na “personagem” do Youtuber. Como corpus da investigação partimos das representações que crianças com idades entre os 9 e os 13 anos têm acerca dos Youtubers. A amostra incluiu crianças de uma escola pública portuguesa às quais aplicámos um inquérito por questionário online.
id RCAP_0b58fbc7bf4d76fb8a4bc14efe46ea36
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos YoutubersLa visión de lo sagrado por los millennials: la idolatría a los YoutubersThe vision of the sacred to the millennials: the idolatry of the YoutubersSagradoYoutuberYoutubeIdolatriaHeróiMillennialsOs heróis do imaginário infantil situam-se em paradigmas socioculturais diferentes, mas preservando alguns traços comuns, como: a força do(s) poder(es) extraordinário(s), a bipolaridade do bem e do mal, a relação entre elementos cósmicos e entre o humano e o inumano. Estes heróis vão desde o homem-deus dos clássicos gregos, à figura do messias numa linha judaico-cristã, às míticas personagens dos contos de fadas eternizadas pela cultura cinematográfica, passando para versões mais tecnologizadas como os Pokémones até modelos mais biónicos. Atualmente parece emergir um novo “herói” para os millennials que se consubstancia na “personagem” do Youtuber. Como corpus da investigação partimos das representações que crianças com idades entre os 9 e os 13 anos têm acerca dos Youtubers. A amostra incluiu crianças de uma escola pública portuguesa às quais aplicámos um inquérito por questionário online.Universidad de ValladolidBiblioteca Digital do IPBDias, Elisa2019-04-04T10:45:26Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19204porElisa Dias (2019). A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers. Journal of the Sociology and Theory of Religion. 8, p. 131-145. ISSN 2255-27152255-2715https://doi.org/10.24197/jstr.0.2019.131-145info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-06T01:20:29Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:34.187569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers
La visión de lo sagrado por los millennials: la idolatría a los Youtubers
The vision of the sacred to the millennials: the idolatry of the Youtubers
title A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers
spellingShingle A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers
Dias, Elisa
Sagrado
Youtuber
Youtube
Idolatria
Herói
Millennials
title_short A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers
title_full A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers
title_fullStr A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers
title_full_unstemmed A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers
title_sort A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers
author Dias, Elisa
author_facet Dias, Elisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Sagrado
Youtuber
Youtube
Idolatria
Herói
Millennials
topic Sagrado
Youtuber
Youtube
Idolatria
Herói
Millennials
description Os heróis do imaginário infantil situam-se em paradigmas socioculturais diferentes, mas preservando alguns traços comuns, como: a força do(s) poder(es) extraordinário(s), a bipolaridade do bem e do mal, a relação entre elementos cósmicos e entre o humano e o inumano. Estes heróis vão desde o homem-deus dos clássicos gregos, à figura do messias numa linha judaico-cristã, às míticas personagens dos contos de fadas eternizadas pela cultura cinematográfica, passando para versões mais tecnologizadas como os Pokémones até modelos mais biónicos. Atualmente parece emergir um novo “herói” para os millennials que se consubstancia na “personagem” do Youtuber. Como corpus da investigação partimos das representações que crianças com idades entre os 9 e os 13 anos têm acerca dos Youtubers. A amostra incluiu crianças de uma escola pública portuguesa às quais aplicámos um inquérito por questionário online.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-04T10:45:26Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/19204
url http://hdl.handle.net/10198/19204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Elisa Dias (2019). A visão do sagrado pelos millennials: a idolatria dos Youtubers. Journal of the Sociology and Theory of Religion. 8, p. 131-145. ISSN 2255-2715
2255-2715
https://doi.org/10.24197/jstr.0.2019.131-145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de Valladolid
publisher.none.fl_str_mv Universidad de Valladolid
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135358784372736