A capacidade persuasiva das razões : implicações da psicologia na categorização de razões de Charles Tilly

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveiro, Susete Raquel Pires
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3069
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
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spelling A capacidade persuasiva das razões : implicações da psicologia na categorização de razões de Charles TillyCognição socialCategorizaçãoTilly, CharlesTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O presente trabalho propõe e avalia empiricamente uma articulação da da teoria sociológica de Tilly (2004; 2005; 2006a; 2006b) sobre a categorização de razões, com os modelos psicológicos de probabilidade de elaboração (Petty & Cacioppo, 1986), da teoria dos níveis de constructo (Trope & Liberman, 2003) e do modelo de desconfirmação de expectativas (Meyer, Reisenzein & Schutzwohl, 1997). No Estudo 1, um estudo exploratório descritivo, destaca-se a tendência para atribuição de razões de linguagem popular por parte de jogadores e técnicos de futebol. O Estudo 2, um estudo experimental, salienta a preferência dos adeptos por razões de Explicação Causa-Efeito. São discutidas as implicações da diferença de critérios de atribuição de razões pela parte de jogadores/técnicos e de aceitação das mesmas pela parte dos adeptos. São ainda propostos novos estudos para o prosseguimento do desenvolvimento e avaliação da teoria de Tilly no âmbito da Cognição Social.This work proposes and empirically evaluates the articulation of the sociological theory of Tilly (2004; 2005; 2006a; 2006b) about the categorization of reasons, with three psychological models: the elaboration likelihood model (Petty & Cacioppo, 1986), the construal level theory (Trope & Liberman, 2003) and the expectancy disconfirmation model (Meyer, Reisenzein & Schutzwohl, 1997). Study 1, an exploratory study, highlights the tendency of players and football coaches to assign reasons of popular language. Study 2, an experimental study, demonstrates the preference of fans for reasons in terms of Cause-Effect Explanations. The implications of the differences in criteria for awarding reasons by players and coaches and for the acceptance by the fans are discussed. New studies to further develop and evaluate the theory of Tilly in a Social Cognition framework are also presented.Marques, J. Frederico, 1966-2014Repositório da Universidade de LisboaSilveiro, Susete Raquel Pires2011-04-08T14:38:43Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3069porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:11.526425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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