Estudo exploratório sobre as características sensoriais do queijo de cabra transmontano de cura extra longa realizado: a percepção dos consumidores da região de Bragança, Portugal
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13943 |
Resumo: | O estudo teve como objetivos: identificar o perfil do consumidor de queijo de cabra transmontano, os seus hábitos de consumo, e comparar as características de três queijos com diferentes tempos de cura (2, 7 e 12 meses). Para atingir estes objetivos desenvolveu-se um estudo exploratório baseado numa amostra aleatória de 157 consumidores que se deslocaram a um supermercado de Bragança nos dias 28 e 29 de maio de 2015. Para proceder à recolha de dados foi utilizado um questionário com questões acerca das características do consumidor, da frequência do consumo de queijo e das características sensoriais (aspeto, aroma, sabor, teor de gordura, textura ou dureza, teor de sal) dos três queijos. Os dados recolhidos foram tratados no SPSS 22.0 com recurso ao uso da estatística descritiva com o objetivo de caracterizar a amostra e, consequentemente, definir o perfil do consumidor. Utilizou-se, ainda, o teste de Friedman para verificar se existiam diferenças, estatisticamente, significativas entre os três queijos com diferentes tempos de cura. A maioria dos participantes consome queijo mais de uma vez por semana (86,5%), era do género masculino (51,6%); tinha idades compreendidas entre 25 e 64 anos (67,9%); era casado (53,0%; vivia em agregados familiares com duas pessoas (30,3%); e, o rendimento líquido do agregado familiar situava-se entre 1001 a 3000 € (30,3%). Os resultados permitiram identificar diferenças com significância de 1% em todas as características consideradas com exceção do teor de sal. Relativamente ao aspeto, aroma e sabor, o queijo com menos tempo de cura foi o preferido, razão pela qual a avaliação global deste queijo tenha sido melhor. Por essa razão, a intenção de compra vai, naturalmente, para o queijo com menos tempo de cura. Relativamente à textura ou dureza, é o queijo com mais cura que, na opinião dos consumidores, é o mais duro. |
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Estudo exploratório sobre as características sensoriais do queijo de cabra transmontano de cura extra longa realizado: a percepção dos consumidores da região de Bragança, PortugalExploratory study on the sensory characteristics of the transmontano goat extra long maturation cheese: the perception of consumers in the Bragança region, PortugalQueijoCabra transmontanaCura extralongaConsumidorBragançaPortugalO estudo teve como objetivos: identificar o perfil do consumidor de queijo de cabra transmontano, os seus hábitos de consumo, e comparar as características de três queijos com diferentes tempos de cura (2, 7 e 12 meses). Para atingir estes objetivos desenvolveu-se um estudo exploratório baseado numa amostra aleatória de 157 consumidores que se deslocaram a um supermercado de Bragança nos dias 28 e 29 de maio de 2015. Para proceder à recolha de dados foi utilizado um questionário com questões acerca das características do consumidor, da frequência do consumo de queijo e das características sensoriais (aspeto, aroma, sabor, teor de gordura, textura ou dureza, teor de sal) dos três queijos. Os dados recolhidos foram tratados no SPSS 22.0 com recurso ao uso da estatística descritiva com o objetivo de caracterizar a amostra e, consequentemente, definir o perfil do consumidor. Utilizou-se, ainda, o teste de Friedman para verificar se existiam diferenças, estatisticamente, significativas entre os três queijos com diferentes tempos de cura. A maioria dos participantes consome queijo mais de uma vez por semana (86,5%), era do género masculino (51,6%); tinha idades compreendidas entre 25 e 64 anos (67,9%); era casado (53,0%; vivia em agregados familiares com duas pessoas (30,3%); e, o rendimento líquido do agregado familiar situava-se entre 1001 a 3000 € (30,3%). Os resultados permitiram identificar diferenças com significância de 1% em todas as características consideradas com exceção do teor de sal. Relativamente ao aspeto, aroma e sabor, o queijo com menos tempo de cura foi o preferido, razão pela qual a avaliação global deste queijo tenha sido melhor. Por essa razão, a intenção de compra vai, naturalmente, para o queijo com menos tempo de cura. Relativamente à textura ou dureza, é o queijo com mais cura que, na opinião dos consumidores, é o mais duro.The study aimed to identify the profile of transmontano goat cheese consumer’s, their consumption habits, and to compare the characteristics of three cheeses with different maturations (2, 7 and 12 months). To achieve these goals it was developed an exploratory study based on a random sample of 157 consumers who went to Intermarché supermarket located in Bragança on 28th and 29th May 2015. To collect the data it was used a questionnaire with questions about the consumer characteristics, the frequency of the consumption of cheese and sensory characteristics (appearance, aroma, taste, fat, texture or hardness, salt) of the three cheeses. The collected data were analyzed using the SPSS 22.0 in order to compute descriptive statistics to characterize the sample and thus set the consumer’s profile. Also, it was used the Friedman test in order to verify the existence of statistically significant differences between the three cheeses with different maturations. Most participants consumed cheese more than once per week (86.5%); were male (51.6%); had ages between 25 and 64 years old (67,9%). Most respondents was married (53.0%); lived in households with two people (30.3%); and, the net household income was between 1001 and 3000 € (30.3%). The results showed significant differences at a significance level of 1% on all characteristics considered except for the salt content. Regarding the appearance, aroma and taste, the cheese with less maturation was the favorite. In fact, the overall evaluation of this cheese has been better than the others. For this reason, the purchase intention will go to the cheese with 2 moths of maturation. With regard to texture or hardness, the cheese with 12 months was, in the opinion of consumers, the hardest.Este trabalho é financiado por: Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, na sua componente FEDER, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) [Projeto nº 006971 (UID/SOC/04011)]; e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto UID/SOC/04011/2013.Biblioteca Digital do IPBMendonça, ÁlvaroSousa, Fernando Ruivo deFernandes, AntónioCarvalho, Marta Vacas deNeto, InácioGomes, Sandra2017-01-31T14:48:20Z20162017-01-25T21:40:54Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13943porMendonça, Álvaro; Sousa, Fernando Ruivo de; Fernandes, António; Carvalho, Marta; Neto, Inácio; Gomes, Sandra (2916). Estudo exploratório sobre as características sensoriais do queijo de cabra transmontano de cura extra longa realizado: a percepção dos consumidores da região de Bragança, Portugal. Revista Mundi Meio Ambiente e Agrárias. ISSN 2525-4790. 1:2, p. 1-16.2525-4790info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-13T01:19:40Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:53.864567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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