Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Chagas, Laura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10386
Resumo: Considerando o futuro da indústria do Turismo e a necessidade de adaptar as competências dos estudantes do ensino superior à realidade profissional que os espera, o paradigma tradicional de ensino deve ir incluindo, progressivamente, metodologias e estratégias de aprendizagem ativa e participativa, procurando fomentar a autonomia do estudante e a sua responsabilização no processo de aprendizagem. Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida junto de estudantes de licenciatura na área do Turismo, numa unidade curricular de língua inglesa, em que se desenvolveu uma metodologia de aprendizagem ativa e colaborativa, centrada nos estudantes e tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem. Os resultados demonstram que os estudantes percecionam esta experiência como promotora da sua autonomia e de um trabalho mais colaborativo, no contexto de um processo de aprendizagem um pouco mais flexível que o habitual, mas revela também algumas fragilidades por parte dos estudantes, nomeadamente a nível da insegurança e da constante necessidade de feedback por parte do professor
id RCAP_0b8f59a3c95e7f1c8dc382113ca10caf
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10386
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismoTurismoLínguas estrangeirasAprendizagem ativa e participativaInovação pedagógicaTourismForeign languagesActive and participative learningPedagogical innovationODS::04:Educação de QualidadeConsiderando o futuro da indústria do Turismo e a necessidade de adaptar as competências dos estudantes do ensino superior à realidade profissional que os espera, o paradigma tradicional de ensino deve ir incluindo, progressivamente, metodologias e estratégias de aprendizagem ativa e participativa, procurando fomentar a autonomia do estudante e a sua responsabilização no processo de aprendizagem. Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida junto de estudantes de licenciatura na área do Turismo, numa unidade curricular de língua inglesa, em que se desenvolveu uma metodologia de aprendizagem ativa e colaborativa, centrada nos estudantes e tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem. Os resultados demonstram que os estudantes percecionam esta experiência como promotora da sua autonomia e de um trabalho mais colaborativo, no contexto de um processo de aprendizagem um pouco mais flexível que o habitual, mas revela também algumas fragilidades por parte dos estudantes, nomeadamente a nível da insegurança e da constante necessidade de feedback por parte do professorConsidering the future of the Tourism industry and the need to adapt the skills of higher education students to the reality they will face in the professional world, the traditional teaching paradigm needs to progressively include methodologies and strategies of active and participative learning, in order to foster student autonomy and responsibility in their own learning process. This paper presents a pedagogical experience developed with undergraduate students in the field of Tourism, in an English language course, where an active and collaborative learning methodology was developed, centered on students and with the teacher assuming the role of facilitator of the learning process. The results show that students perceive this experience as one that promotes their autonomy and collaborative work, in the context of a learning process that is more flexible than usual, but also reveals weaknesses shown by students, who were often very unsure and felt the constant need for feedback from the teacher.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoCardoso, PaulaChagas, Laura2021-01-13T12:22:00Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10386porCardoso, Paula; Chagas, Laura - Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 2 (novembro 2020), p. 97-1062182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.232info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:58.856849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo
title Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo
spellingShingle Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo
Cardoso, Paula
Turismo
Línguas estrangeiras
Aprendizagem ativa e participativa
Inovação pedagógica
Tourism
Foreign languages
Active and participative learning
Pedagogical innovation
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo
title_full Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo
title_fullStr Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo
title_sort Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo
author Cardoso, Paula
author_facet Cardoso, Paula
Chagas, Laura
author_role author
author2 Chagas, Laura
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Paula
Chagas, Laura
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Línguas estrangeiras
Aprendizagem ativa e participativa
Inovação pedagógica
Tourism
Foreign languages
Active and participative learning
Pedagogical innovation
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Turismo
Línguas estrangeiras
Aprendizagem ativa e participativa
Inovação pedagógica
Tourism
Foreign languages
Active and participative learning
Pedagogical innovation
ODS::04:Educação de Qualidade
description Considerando o futuro da indústria do Turismo e a necessidade de adaptar as competências dos estudantes do ensino superior à realidade profissional que os espera, o paradigma tradicional de ensino deve ir incluindo, progressivamente, metodologias e estratégias de aprendizagem ativa e participativa, procurando fomentar a autonomia do estudante e a sua responsabilização no processo de aprendizagem. Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida junto de estudantes de licenciatura na área do Turismo, numa unidade curricular de língua inglesa, em que se desenvolveu uma metodologia de aprendizagem ativa e colaborativa, centrada nos estudantes e tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem. Os resultados demonstram que os estudantes percecionam esta experiência como promotora da sua autonomia e de um trabalho mais colaborativo, no contexto de um processo de aprendizagem um pouco mais flexível que o habitual, mas revela também algumas fragilidades por parte dos estudantes, nomeadamente a nível da insegurança e da constante necessidade de feedback por parte do professor
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2020-11-01T00:00:00Z
2021-01-13T12:22:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10386
url http://hdl.handle.net/10400.2/10386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, Paula; Chagas, Laura - Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 2 (novembro 2020), p. 97-106
2182-4967
https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135085758251008