Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10386 |
Resumo: | Considerando o futuro da indústria do Turismo e a necessidade de adaptar as competências dos estudantes do ensino superior à realidade profissional que os espera, o paradigma tradicional de ensino deve ir incluindo, progressivamente, metodologias e estratégias de aprendizagem ativa e participativa, procurando fomentar a autonomia do estudante e a sua responsabilização no processo de aprendizagem. Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida junto de estudantes de licenciatura na área do Turismo, numa unidade curricular de língua inglesa, em que se desenvolveu uma metodologia de aprendizagem ativa e colaborativa, centrada nos estudantes e tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem. Os resultados demonstram que os estudantes percecionam esta experiência como promotora da sua autonomia e de um trabalho mais colaborativo, no contexto de um processo de aprendizagem um pouco mais flexível que o habitual, mas revela também algumas fragilidades por parte dos estudantes, nomeadamente a nível da insegurança e da constante necessidade de feedback por parte do professor |
id |
RCAP_0b8f59a3c95e7f1c8dc382113ca10caf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10386 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismoTurismoLínguas estrangeirasAprendizagem ativa e participativaInovação pedagógicaTourismForeign languagesActive and participative learningPedagogical innovationODS::04:Educação de QualidadeConsiderando o futuro da indústria do Turismo e a necessidade de adaptar as competências dos estudantes do ensino superior à realidade profissional que os espera, o paradigma tradicional de ensino deve ir incluindo, progressivamente, metodologias e estratégias de aprendizagem ativa e participativa, procurando fomentar a autonomia do estudante e a sua responsabilização no processo de aprendizagem. Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida junto de estudantes de licenciatura na área do Turismo, numa unidade curricular de língua inglesa, em que se desenvolveu uma metodologia de aprendizagem ativa e colaborativa, centrada nos estudantes e tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem. Os resultados demonstram que os estudantes percecionam esta experiência como promotora da sua autonomia e de um trabalho mais colaborativo, no contexto de um processo de aprendizagem um pouco mais flexível que o habitual, mas revela também algumas fragilidades por parte dos estudantes, nomeadamente a nível da insegurança e da constante necessidade de feedback por parte do professorConsidering the future of the Tourism industry and the need to adapt the skills of higher education students to the reality they will face in the professional world, the traditional teaching paradigm needs to progressively include methodologies and strategies of active and participative learning, in order to foster student autonomy and responsibility in their own learning process. This paper presents a pedagogical experience developed with undergraduate students in the field of Tourism, in an English language course, where an active and collaborative learning methodology was developed, centered on students and with the teacher assuming the role of facilitator of the learning process. The results show that students perceive this experience as one that promotes their autonomy and collaborative work, in the context of a learning process that is more flexible than usual, but also reveals weaknesses shown by students, who were often very unsure and felt the constant need for feedback from the teacher.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoCardoso, PaulaChagas, Laura2021-01-13T12:22:00Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10386porCardoso, Paula; Chagas, Laura - Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 2 (novembro 2020), p. 97-1062182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.232info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:58.856849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo |
title |
Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo |
spellingShingle |
Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo Cardoso, Paula Turismo Línguas estrangeiras Aprendizagem ativa e participativa Inovação pedagógica Tourism Foreign languages Active and participative learning Pedagogical innovation ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo |
title_full |
Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo |
title_fullStr |
Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo |
title_sort |
Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo |
author |
Cardoso, Paula |
author_facet |
Cardoso, Paula Chagas, Laura |
author_role |
author |
author2 |
Chagas, Laura |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Paula Chagas, Laura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Línguas estrangeiras Aprendizagem ativa e participativa Inovação pedagógica Tourism Foreign languages Active and participative learning Pedagogical innovation ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Turismo Línguas estrangeiras Aprendizagem ativa e participativa Inovação pedagógica Tourism Foreign languages Active and participative learning Pedagogical innovation ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Considerando o futuro da indústria do Turismo e a necessidade de adaptar as competências dos estudantes do ensino superior à realidade profissional que os espera, o paradigma tradicional de ensino deve ir incluindo, progressivamente, metodologias e estratégias de aprendizagem ativa e participativa, procurando fomentar a autonomia do estudante e a sua responsabilização no processo de aprendizagem. Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida junto de estudantes de licenciatura na área do Turismo, numa unidade curricular de língua inglesa, em que se desenvolveu uma metodologia de aprendizagem ativa e colaborativa, centrada nos estudantes e tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem. Os resultados demonstram que os estudantes percecionam esta experiência como promotora da sua autonomia e de um trabalho mais colaborativo, no contexto de um processo de aprendizagem um pouco mais flexível que o habitual, mas revela também algumas fragilidades por parte dos estudantes, nomeadamente a nível da insegurança e da constante necessidade de feedback por parte do professor |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11 2020-11-01T00:00:00Z 2021-01-13T12:22:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/10386 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/10386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, Paula; Chagas, Laura - Aprendizagem colaborativa no ensino superior: uma experiência em língua estrangeira na área do turismo. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 2 (novembro 2020), p. 97-106 2182-4967 https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i2.232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135085758251008 |