A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3º ciclo, numa escola TEIP : o papel das lideranças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/6656 |
Resumo: | A Indisciplina é um conceito ambíguo, que pode assumir vários sentidos; pode ter a ver com comportamentos e atitudes, mas acima de tudo tem a ver com sentimentos e emoções, pois é no sentir que este conceito se define (Afonso, Amado, & Jesus, 1999, p. 12). Este trabalho tem como principal objetivo, obter a opinião dos intervenientes da ação educativa sobre o conceito em si, bem como, a forma como as lideranças atuam face aos comportamentos indisciplinados e ainda, a sua opinião no que diz respeito à relevância e utilidade do projeto T.E.I.P no combate à indisciplina. Tendo em conta os objetivos definidos, recorreu-se a uma metodologia mista de investigação, com recurso ao inquérito por questionário e ao inquérito por entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Recorremos aos alunos, aos seus encarregados de educação, às assistentes operacionais e aos líderes intermédios, como fontes, e à análise estatística e de conteúdo como técnica de análise de dados. Construímos, validámos e aplicámos um questionário a 88 alunos, 74 encarregados de educação e 12 assistentes operacionais. Também elaborámos e validámos um guião de inquérito por entrevista que aplicámos a 4 coordenadoras responsáveis pela aplicação, mediação e implementação de medidas inovadoras ou não, ao combate da indisciplina na escola. De forma geral verificámos que os alunos consideram que a forma de resolver o problema da indisciplina, é através de medidas drásticas adotadas pela liderança da escola, dando pouca importância ao diálogo. Já os adultos, consideram que o diálogo e a negociação são as medidas que surtem mais efeito. No que se refere ao projeto T.E.I.P., os alunos mostram desconhecimento deste projeto não entendendo a sua relação com o tema, os encarregados de educação são pouco claros no que diz respeito ao conhecimento do projeto, os assistentes operacionais consideram que é por a escola ser T.E.I.P. que tem mais indisciplina, uma vez que está enquadrada num contexto social mais desfavorável. De forma geral todos os inquirido consideram a escola segura, e que a direção atua bem face a esta problemática. No combate à indisciplina salientam as regras estabelecidas em sala de aula, o registo das ocorrências na plataforma do INOVAR, à qual os encarregados de educação têm acesso quase em tempo real e os diversos projetos inovadores, projeto “ponte” e “tutorias”. Quanto às práticas inovadoras, referem os dois toques, e a diminuição dos tempos letivos. O estudo remete para novas investigações pertinentes em contexto escolar, que vão ao encontro de soluções para a resolução de conflitos. |
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A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3º ciclo, numa escola TEIP : o papel das liderançasLiderança3º cicloT.E.I.P. (projetos)Problemas de comportamentoEscolaResolução de problemasPessoal da educaçãoAlunosPaisIndisciplineSchoolLeadershipsT.E.I.P projectCiências da EducaçãoA Indisciplina é um conceito ambíguo, que pode assumir vários sentidos; pode ter a ver com comportamentos e atitudes, mas acima de tudo tem a ver com sentimentos e emoções, pois é no sentir que este conceito se define (Afonso, Amado, & Jesus, 1999, p. 12). Este trabalho tem como principal objetivo, obter a opinião dos intervenientes da ação educativa sobre o conceito em si, bem como, a forma como as lideranças atuam face aos comportamentos indisciplinados e ainda, a sua opinião no que diz respeito à relevância e utilidade do projeto T.E.I.P no combate à indisciplina. Tendo em conta os objetivos definidos, recorreu-se a uma metodologia mista de investigação, com recurso ao inquérito por questionário e ao inquérito por entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Recorremos aos alunos, aos seus encarregados de educação, às assistentes operacionais e aos líderes intermédios, como fontes, e à análise estatística e de conteúdo como técnica de análise de dados. Construímos, validámos e aplicámos um questionário a 88 alunos, 74 encarregados de educação e 12 assistentes operacionais. Também elaborámos e validámos um guião de inquérito por entrevista que aplicámos a 4 coordenadoras responsáveis pela aplicação, mediação e implementação de medidas inovadoras ou não, ao combate da indisciplina na escola. De forma geral verificámos que os alunos consideram que a forma de resolver o problema da indisciplina, é através de medidas drásticas adotadas pela liderança da escola, dando pouca importância ao diálogo. Já os adultos, consideram que o diálogo e a negociação são as medidas que surtem mais efeito. No que se refere ao projeto T.E.I.P., os alunos mostram desconhecimento deste projeto não entendendo a sua relação com o tema, os encarregados de educação são pouco claros no que diz respeito ao conhecimento do projeto, os assistentes operacionais consideram que é por a escola ser T.E.I.P. que tem mais indisciplina, uma vez que está enquadrada num contexto social mais desfavorável. De forma geral todos os inquirido consideram a escola segura, e que a direção atua bem face a esta problemática. No combate à indisciplina salientam as regras estabelecidas em sala de aula, o registo das ocorrências na plataforma do INOVAR, à qual os encarregados de educação têm acesso quase em tempo real e os diversos projetos inovadores, projeto “ponte” e “tutorias”. Quanto às práticas inovadoras, referem os dois toques, e a diminuição dos tempos letivos. O estudo remete para novas investigações pertinentes em contexto escolar, que vão ao encontro de soluções para a resolução de conflitos.Indiscipline is a relative concept full of doubts and uncertainties, it can be whatever we want it to be, by its relativity. It may have to do with behaviours and attitudes, but above all it has to do with feelings and emotions, because it is in feeling that this concept is defined. This work’s main objective, is to obtain the opinion of the actors of the educational action on the concept itself, as well as the way in which the leaders deal with the undisciplined behaviours and also their opinion regarding the relevance and usefulness of the T.E.I.P project regarding the fight and reduction of indiscipline. Taking into account the objectives, and the nature of the study, a mixed research methodology was used, using the questionnaire survey and semi-structured interviews as data collection methods. We surveyed the students, their in charges of education, the operational assistants and the intermediate and top leaders as sources, and the statistical and content analysis as a data analysis technique. We constructed, validated, and applied a questionnaire to 88 students, 74 in charge of education and 12 operational assistants, and we interviewed 4 coordinators responsible for the application, mediation and implementation of more or less innovative measures, to fight indiscipline in school. In general we found that students consider that the way to solve the problem of indiscipline is through drastic measures taken by the school leadership, giving little importance to the dialogue, as for adults, they consider that dialogue and negotiation are the most effective measures. Regarding the T.E.I.P project, the students show lack of knowledge of this project, they do not understand its relation to the subject, the parents are unclear regarding the project knowledge, the operational assistants consider that because it is a T.E.I.P school that there is more indiscipline, they do not relate it to being framed in a more unfavourable social context. In general, all the respondents consider the school safe, and that the management responds well in facing this problem. In the fight against indiscipline, they highlight the rules established in the classroom, the record of occurrences on the INOVAR platform, to which the parents have access almost in real time and the various innovative projects, “bridge project” and “tutorials”. As for the innovating practices, they mention the two bell ringing, and the reduction of the school hours. The study refers to new pertinent investigations in the school context, which pinpoint solutions towards conflict resolution.Seabra, FilipaRepositório AbertoMartins, Olga2020-07-18T00:30:24Z2017-07-182017-10-032017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6656TID:201751380porMartins, Olga - A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3º ciclo, numa escola TEIP [Em linha] : o papel das lideranças. Lisboa: [s.n.], 2017. 193 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:46:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:08.175571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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