Avaliação e intervenção do enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no comportamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49931 |
Resumo: | A Organização Mundial de Saúde define comportamento de saúde como qualquer atividade empreendida por uma pessoa, independentemente do seu estado de saúde, com o propósito de promover, proteger ou manter a sua saúde. A intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no domínio do comportamento permite às pessoas terem um maior controlo sobre os seus determinantes. A intervenção no comportamento visa contribuir para a adequação das respostas da pessoa, tendo como objetivo evitar o agravamento do problema identificado. O objetivo com a realização deste relatório foi demonstrar a aquisição de competências inerentes ao papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Deste percurso fez parte o estágio clínico que foi realizado em três contextos clínicos: internamento de pessoas em situação de descompensação clínica aguda; respostas diferenciadas; e comunitário. No contexto de internamento de pessoas em situação de descompensação clínica aguda e no de respostas diferenciadas, na presença do diagnóstico de abuso de álcool e abuso de drogas, respetivamente, foi realizada intervenção através da entrevista motivacional em pessoas que se encontravam no estádio de pré contemplação ou contemplação de acordo com o modelo transteórico de mudança. O instrumento de avaliação utilizado foi a escala de Stages of Change Readiness and Treatment Eagerness Scale. O mesmo instrumento foi aplicado antes e após intervenção com o objetivo de avaliar a eficácia. No contexto clínico comunitário foi realizada a intervenção de modificação do comportamento, na presença do diagnóstico de desempenho do papel de cuidador comprometido. O instrumento de avaliação utilizado foi o indicador Nursing Outcomes Classification desempenho do cuidador: cuidados diretos. Os resultados obtidos nos dois primeiros contextos demonstram que a intervenção foi eficaz. A intervenção no contexto comunitário não terminou. As condicionantes dos contextos, das pessoas, do enfermeiro, da intervenção, ou seja, um todo em relação é determinante para a eficácia da intervenção. Refletindo sobre a intervenção que não foi concluída, talvez para isso tenha contribuído o facto de não ter sido realizado um diagnóstico de situação abrangente o suficiente. Sem uma adequada avaliação, não é possível a eficácia da intervenção. Como contributo na área da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, foi transversal em todos os contextos, o interesse que a intervenção despertou. Foi promovida a reflexão acerca da importância da prática clínica baseada na evidência, assim como a incorporação do conhecimento novo no contexto da prática de cuidados, visando ganhos em saúde das pessoas |
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Avaliação e intervenção do enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no comportamentoAssessment and intervention by the specialist nurse in mental health and psychiatric nursing in behaviorPacientesComportamentoMotivaçãoEnfermagem PsiquiátricaRelatório de estágioEnfermagemA Organização Mundial de Saúde define comportamento de saúde como qualquer atividade empreendida por uma pessoa, independentemente do seu estado de saúde, com o propósito de promover, proteger ou manter a sua saúde. A intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no domínio do comportamento permite às pessoas terem um maior controlo sobre os seus determinantes. A intervenção no comportamento visa contribuir para a adequação das respostas da pessoa, tendo como objetivo evitar o agravamento do problema identificado. O objetivo com a realização deste relatório foi demonstrar a aquisição de competências inerentes ao papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Deste percurso fez parte o estágio clínico que foi realizado em três contextos clínicos: internamento de pessoas em situação de descompensação clínica aguda; respostas diferenciadas; e comunitário. No contexto de internamento de pessoas em situação de descompensação clínica aguda e no de respostas diferenciadas, na presença do diagnóstico de abuso de álcool e abuso de drogas, respetivamente, foi realizada intervenção através da entrevista motivacional em pessoas que se encontravam no estádio de pré contemplação ou contemplação de acordo com o modelo transteórico de mudança. O instrumento de avaliação utilizado foi a escala de Stages of Change Readiness and Treatment Eagerness Scale. O mesmo instrumento foi aplicado antes e após intervenção com o objetivo de avaliar a eficácia. No contexto clínico comunitário foi realizada a intervenção de modificação do comportamento, na presença do diagnóstico de desempenho do papel de cuidador comprometido. O instrumento de avaliação utilizado foi o indicador Nursing Outcomes Classification desempenho do cuidador: cuidados diretos. Os resultados obtidos nos dois primeiros contextos demonstram que a intervenção foi eficaz. A intervenção no contexto comunitário não terminou. As condicionantes dos contextos, das pessoas, do enfermeiro, da intervenção, ou seja, um todo em relação é determinante para a eficácia da intervenção. Refletindo sobre a intervenção que não foi concluída, talvez para isso tenha contribuído o facto de não ter sido realizado um diagnóstico de situação abrangente o suficiente. Sem uma adequada avaliação, não é possível a eficácia da intervenção. Como contributo na área da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, foi transversal em todos os contextos, o interesse que a intervenção despertou. Foi promovida a reflexão acerca da importância da prática clínica baseada na evidência, assim como a incorporação do conhecimento novo no contexto da prática de cuidados, visando ganhos em saúde das pessoasThe World Health Organization defines health behavior as any activity undertaken by an individual, regardless of their health status, with the purpose of promoting, protecting, or maintaining their health. The intervention of the Specialist Nurse in Mental Health and Psychiatric Nursing in the realm of behavior enables individuals to have greater control over their determinants. Behavioral intervention aims to contribute to the adaptation of an individual's responses, with the goal of preventing the exacerbation of identified problems. The objective of this report was to demonstrate the acquisition of competencies inherent to the role of the Specialist Nurse in Mental Health and Psychiatric Nursing. This journey included clinical placements in three different clinical settings: inpatient care for individuals in acute clinical decompensation, differentiated responses, and community care. In the inpatient setting for individuals in acute clinical decompensation and in cases of substance abuse diagnosis in differentiated responses, motivational interviewing was conducted with individuals in the pre-contemplation or contemplation stages, according to the Transtheoretical Model of Change. The assessment tool used was the Stages of Change Readiness and Treatment Eagerness Scale. The same instrument was applied before and after the intervention to assess its effectiveness. In the community clinical context, behavior modification was performed in cases with a diagnosis of impaired caregiver role performance. The assessment tool used was the Nursing Outcomes Classification Caregiver Performance Indicator: Direct Care. Results from the first two contexts demonstrate the effectiveness of the intervention. The intervention in the community context remains ongoing. The contextual factors, individual characteristics, nursing care, and the intervention itself, in other words, the interplay of all these elements, are crucial for the effectiveness of the intervention. Reflecting on the intervention that was not completed, it may be due to the fact that a comprehensive situational diagnosis was not performed. Without proper assessment, intervention effectiveness cannot be ensured. As a contribution to the field of Mental Health and Psychiatric Nursing, the interest sparked by the intervention was consistent across all contexts. It promoted reflection on the importance of evidence-based clinical practice, as well as the integration of new knowledge into the realm of healthcare practice, with the goal of improving the health of individuals.Ribeiro, Isilda MariaRepositório ComumRibeiro, Tânia Patrícia Ferreira2024-02-20T14:48:44Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49931TID:203526376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:46.551224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Organização Mundial de Saúde define comportamento de saúde como qualquer atividade empreendida por uma pessoa, independentemente do seu estado de saúde, com o propósito de promover, proteger ou manter a sua saúde. A intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no domínio do comportamento permite às pessoas terem um maior controlo sobre os seus determinantes. A intervenção no comportamento visa contribuir para a adequação das respostas da pessoa, tendo como objetivo evitar o agravamento do problema identificado. O objetivo com a realização deste relatório foi demonstrar a aquisição de competências inerentes ao papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Deste percurso fez parte o estágio clínico que foi realizado em três contextos clínicos: internamento de pessoas em situação de descompensação clínica aguda; respostas diferenciadas; e comunitário. No contexto de internamento de pessoas em situação de descompensação clínica aguda e no de respostas diferenciadas, na presença do diagnóstico de abuso de álcool e abuso de drogas, respetivamente, foi realizada intervenção através da entrevista motivacional em pessoas que se encontravam no estádio de pré contemplação ou contemplação de acordo com o modelo transteórico de mudança. O instrumento de avaliação utilizado foi a escala de Stages of Change Readiness and Treatment Eagerness Scale. O mesmo instrumento foi aplicado antes e após intervenção com o objetivo de avaliar a eficácia. No contexto clínico comunitário foi realizada a intervenção de modificação do comportamento, na presença do diagnóstico de desempenho do papel de cuidador comprometido. O instrumento de avaliação utilizado foi o indicador Nursing Outcomes Classification desempenho do cuidador: cuidados diretos. Os resultados obtidos nos dois primeiros contextos demonstram que a intervenção foi eficaz. A intervenção no contexto comunitário não terminou. As condicionantes dos contextos, das pessoas, do enfermeiro, da intervenção, ou seja, um todo em relação é determinante para a eficácia da intervenção. Refletindo sobre a intervenção que não foi concluída, talvez para isso tenha contribuído o facto de não ter sido realizado um diagnóstico de situação abrangente o suficiente. Sem uma adequada avaliação, não é possível a eficácia da intervenção. Como contributo na área da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, foi transversal em todos os contextos, o interesse que a intervenção despertou. Foi promovida a reflexão acerca da importância da prática clínica baseada na evidência, assim como a incorporação do conhecimento novo no contexto da prática de cuidados, visando ganhos em saúde das pessoas |
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