Marketing Territorial: Agências de Promoção Económica. O caso de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/85386 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis apresentado à Faculdade de Letras |
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Marketing Territorial: Agências de Promoção Económica. O caso de LisboaTerritorial Marketing: Agencies of Economic Promotion. The Case of LisbonPlaneamento EstratégicoMarketing TerritorialCidades EuropeiasLisboaInvest LIsboaStrategic PlanningTerritorial MarketingEuropean CitiesLisbonInvest LisbonRelatório de Estágio do Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis apresentado à Faculdade de LetrasNowadays, we are faced with a growing competition between territories for a variety of reasons, whether it is the attraction of resources, investment or tourists. This competitiveness requires a set of measures on the part of the local entities, of each territory. The objective of this report is to understand all the stages that pass through the territories until they reach the need to apply the tool of Strategic Planning with the help of Territorial Marketing. In addition to the application of these tools, the report gives attention to the role of the Promotional Agencies Economics, mainly from Invest LIsboa, institution hosting the Curricular Internship.As such, in the theoretical foundation will be approached four themes: Territories in Crisis, the territories, in some cases, only apply Strategic Planning by necessity, that is, because the territory is undergoing a crisis, which may have several origins, or because it is stagnant and a solution has to be found; Strategic Planning, we intend to perceive how it came about, to understand what the concept consists of and to understand the various steps that it has to take to apply the Strategic Planning; Marketing Territory. in order to perceive, also what is and by all the stages to arrive at the construction or reconstruction of the image of the city; and Paradiplomacia, a recent concept that has increasingly been imposed, and which consists of the affirmation of the cities or regions in relation to their country with regard to foreign policy and international relationsIn the second part of the report, more practical, will focus on the European Strategy for cities, Economic Promotion Agencies, addressing the cities of London, Paris, Madrid, Berlin, Stockholm, Copenhagen and Amsterdam; a brief analysis to Portugal regarding tourism and direct foreign investment in the country, compared to Lisbon the range of analysis was slightly higher in order to perceive the dynamics of the city, and finally a more in-depth analysis of the work of Invest Lisboa , from its business plan as well as the projects it has supported since its foundation.Nos dias de hoje estamos perante uma crescente competição entre territórios, pelos mais diversos motivos, seja pela atracção de recursos, investimento ou turistas. Essa competitividade obriga a um conjunto de medidas por parte das entidades locais, de cada território. O objectivo deste relatório, é perceber todas as etapas por que passam os territórios até chegam à necessidade de aplicar a ferramenta de Planeamento Estratégico com o auxílio do Marketing Territorial.Para além da aplicação destas ferramentas, o relatório dá atenção ao papel das Agências de Promoção Económica, principalmente da Invest LIsboa, instituição de acolhimento do Estágio Curricular. Como tal, na fundamentação teórica serão abordados quatro temas: Territórios em Crise, os territórios, em alguns casos, só aplicam o Planeamento Estratégico por necessidade, ou seja, porque o território se encontra a atravessar uma crise, que pode ter diversas origens, ou porque se encontra estagnado e é necessário encontrar uma solução; Planeamento Estratégico, pretende-se perceber como surgiu, perceber em que consiste o conceito e perceber as diversas etapas que tem de realizar para aplicar o Planeamento Estratégico; Marketing Território. de modo a perceber, também o que é e por todas as etapas para se chegar à construção ou reconstrução da imagem da cidade; e Paradiplomacia, conceito recente mas que cada vez mais se tem vindo a impor, e que consiste na afirmação das cidades ou regiões em relação ao seu país no que diz respeito a política externa e relações internacinaisNa segunda parte do relatório, mais prática, vai incidir sobre a Estratégia Europeia para as cidades;as Agências de Promoção Económica, abordando as cidades de Londres, Paris, Madrid, Berlim, Estocolmo, Copenhaga e Amesterdão; uma breve análise a Portugal em relação ao turismo e ao investimento directo do exterior no país, em relação a Lisboa o leque de análise foi ligeiramente maior de modo a perceber as dinâmicas da cidade, e por fim uma análise mais profunda ao trabalho da Invest Lisboa, desde o seu plano de actividades bem como aos projectos que já apoiou desde a sua fundação.2017-10-262023-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85386http://hdl.handle.net/10316/85386TID:202042626porFaria, Ângela Soraia Petiscainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:51:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:42.761866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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