Revisão sistemática integrativa sobre o uso de enxerto de tecido conjuntivo autólogo vs Mucograft® no tratamento de recessões múltiplas tipo 1 de Cairo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabin, Philippine Karine Sylvie Anne
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/3850
Resumo: A recessão do tecido marginal é definida como o deslocamento da margem do tecido mole apical à junção esmalte-cemento e é um quadro clínico frequente, na população geral. Pode ser localizada ou generalizada, e a exposição radicular resultante pode provocar sensibilidade e cárie radiculares. O objetivo deste trabalho é comparar a eficácia da matriz de colagénio Mucograft® com os autoenxertos, avaliando os critérios de cobertura radicular, estética e desconforto do paciente, orientando o trabalho sobre recessões gengivais múltiplas RT1 segundo a classificação de Cairo. Para a realização deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica na base de dados PubMed abrangendo os últimos 20 anos. Para a triagem dos artigos, utilizaram-se critérios de inclusão e exclusão. Assim, num total de 65 artigos foram selecionados, 23, importantes para esta dissertação. A consulta de dois livros de Periodontologia permitiu complementar a descrição da anatomia gengival e das técnicas cirúrgicas. A técnica gold standard para o tratamento de recessões tipo 1 de Cairo é a técnica bilaminar com uso de enxerto autólogo. Para a regeneração do tecido periodontal são usados alguns biomateriais, nomeadamente o Mucograft®, uma matriz de colagénio bioabsorvível, de origem porcina, que constitui uma boa alternativa ao enxerto gengival autólogo. A gengiva queratinizada obtida é comparável à de um enxerto de gengiva autólogo. A colheita de tecido doloroso pode ser evitada, possibilita obter uma cor e textura bastante estética da gengiva e a duração do procedimento cirúrgico é, significativamente, reduzida.
id RCAP_0bb77a287bc175d3b868da2de2be0e1e
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/3850
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisão sistemática integrativa sobre o uso de enxerto de tecido conjuntivo autólogo vs Mucograft® no tratamento de recessões múltiplas tipo 1 de Cairo.Gingival recessionCairo classificationTreatmentGraftMultiple recessionsMucograftA recessão do tecido marginal é definida como o deslocamento da margem do tecido mole apical à junção esmalte-cemento e é um quadro clínico frequente, na população geral. Pode ser localizada ou generalizada, e a exposição radicular resultante pode provocar sensibilidade e cárie radiculares. O objetivo deste trabalho é comparar a eficácia da matriz de colagénio Mucograft® com os autoenxertos, avaliando os critérios de cobertura radicular, estética e desconforto do paciente, orientando o trabalho sobre recessões gengivais múltiplas RT1 segundo a classificação de Cairo. Para a realização deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica na base de dados PubMed abrangendo os últimos 20 anos. Para a triagem dos artigos, utilizaram-se critérios de inclusão e exclusão. Assim, num total de 65 artigos foram selecionados, 23, importantes para esta dissertação. A consulta de dois livros de Periodontologia permitiu complementar a descrição da anatomia gengival e das técnicas cirúrgicas. A técnica gold standard para o tratamento de recessões tipo 1 de Cairo é a técnica bilaminar com uso de enxerto autólogo. Para a regeneração do tecido periodontal são usados alguns biomateriais, nomeadamente o Mucograft®, uma matriz de colagénio bioabsorvível, de origem porcina, que constitui uma boa alternativa ao enxerto gengival autólogo. A gengiva queratinizada obtida é comparável à de um enxerto de gengiva autólogo. A colheita de tecido doloroso pode ser evitada, possibilita obter uma cor e textura bastante estética da gengiva e a duração do procedimento cirúrgico é, significativamente, reduzida.2022-01-21T15:47:25Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11816/3850TID:202804992porSabin, Philippine Karine Sylvie Anneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T14:05:50Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/3850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:09.617114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisão sistemática integrativa sobre o uso de enxerto de tecido conjuntivo autólogo vs Mucograft® no tratamento de recessões múltiplas tipo 1 de Cairo.
title Revisão sistemática integrativa sobre o uso de enxerto de tecido conjuntivo autólogo vs Mucograft® no tratamento de recessões múltiplas tipo 1 de Cairo.
spellingShingle Revisão sistemática integrativa sobre o uso de enxerto de tecido conjuntivo autólogo vs Mucograft® no tratamento de recessões múltiplas tipo 1 de Cairo.
Sabin, Philippine Karine Sylvie Anne
Gingival recession
Cairo classification
Treatment
Graft
Multiple recessions
Mucograft
title_short Revisão sistemática integrativa sobre o uso de enxerto de tecido conjuntivo autólogo vs Mucograft® no tratamento de recessões múltiplas tipo 1 de Cairo.
title_full Revisão sistemática integrativa sobre o uso de enxerto de tecido conjuntivo autólogo vs Mucograft® no tratamento de recessões múltiplas tipo 1 de Cairo.
title_fullStr Revisão sistemática integrativa sobre o uso de enxerto de tecido conjuntivo autólogo vs Mucograft® no tratamento de recessões múltiplas tipo 1 de Cairo.
title_full_unstemmed Revisão sistemática integrativa sobre o uso de enxerto de tecido conjuntivo autólogo vs Mucograft® no tratamento de recessões múltiplas tipo 1 de Cairo.
title_sort Revisão sistemática integrativa sobre o uso de enxerto de tecido conjuntivo autólogo vs Mucograft® no tratamento de recessões múltiplas tipo 1 de Cairo.
author Sabin, Philippine Karine Sylvie Anne
author_facet Sabin, Philippine Karine Sylvie Anne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabin, Philippine Karine Sylvie Anne
dc.subject.por.fl_str_mv Gingival recession
Cairo classification
Treatment
Graft
Multiple recessions
Mucograft
topic Gingival recession
Cairo classification
Treatment
Graft
Multiple recessions
Mucograft
description A recessão do tecido marginal é definida como o deslocamento da margem do tecido mole apical à junção esmalte-cemento e é um quadro clínico frequente, na população geral. Pode ser localizada ou generalizada, e a exposição radicular resultante pode provocar sensibilidade e cárie radiculares. O objetivo deste trabalho é comparar a eficácia da matriz de colagénio Mucograft® com os autoenxertos, avaliando os critérios de cobertura radicular, estética e desconforto do paciente, orientando o trabalho sobre recessões gengivais múltiplas RT1 segundo a classificação de Cairo. Para a realização deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica na base de dados PubMed abrangendo os últimos 20 anos. Para a triagem dos artigos, utilizaram-se critérios de inclusão e exclusão. Assim, num total de 65 artigos foram selecionados, 23, importantes para esta dissertação. A consulta de dois livros de Periodontologia permitiu complementar a descrição da anatomia gengival e das técnicas cirúrgicas. A técnica gold standard para o tratamento de recessões tipo 1 de Cairo é a técnica bilaminar com uso de enxerto autólogo. Para a regeneração do tecido periodontal são usados alguns biomateriais, nomeadamente o Mucograft®, uma matriz de colagénio bioabsorvível, de origem porcina, que constitui uma boa alternativa ao enxerto gengival autólogo. A gengiva queratinizada obtida é comparável à de um enxerto de gengiva autólogo. A colheita de tecido doloroso pode ser evitada, possibilita obter uma cor e textura bastante estética da gengiva e a duração do procedimento cirúrgico é, significativamente, reduzida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-01-21T15:47:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11816/3850
TID:202804992
url http://hdl.handle.net/20.500.11816/3850
identifier_str_mv TID:202804992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131660744130560