Impacto dos incentivos nas empresas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaquim, Joana Isabel Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27929
Resumo: O presente trabalho propõe-se analisar o efeito dos sistemas de incentivos ao investimento na situação financeira das PME em Portugal, utilizando um conjunto de 1018 empresas. Foram recolhidos dados da situação pré e pós projeto para estabelecer uma comparação entre a situação das empresas antes de recorrerem ao Sistema de Incentivos e depois. Foi utilizada uma metodologia de dados em painel para perceber como se comportam as empresas financeiramente antes e após o apoio do Sistema de Incentivos. De acordo com a literatura utilizada na pesquisa para este estudo, a maioria dos autores estima que os resultados da utilização de incentivos não se refletem na situação económica e financeira das empresas. Este estudo evidencia conclusões contrárias. O uso de incentivos influencia os resultados das empresas, proporcionando algum crescimento sustentado. Existem melhorias evidentes na passagem dos anos pré-incentivo para os do pós-incentivo. As empresas que se candidataram ao incentivo em 2015 parecem ter alcançado melhores resultados em termos de rácios financeiros na pós-candidatura, face às empresas que se candidataram em 2014. A intensidade exportadora não tem um efeito significativo no ROE e o valor que as empresas efetivamente recebem conduzem à diminuição do ROA na amostra de 2014. Já para as empresas que recorreram ao SI em 2015, a intensidade de endividamento apresenta um efeito negativo em ROE e ROA, mas os resultados indiciam que a intensidade de investimento influencia positivamente o ROA e o crescimento das vendas. A análise mostra que as empresas que se encontravam em pior situação financeira no pré incentivo parecem conseguir melhorar os seus resultados no período pós incentivo, mostrando a importância do SI na continuidade e sobrevivência das empresas no mercado
id RCAP_0bcb4c33b77b21a40e319d5856bee732
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/27929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto dos incentivos nas empresas portuguesasSistemas de incentivosSubsídiosFundos União EuropeiaPMEInvestimentoCrescimentoEvolução económicaO presente trabalho propõe-se analisar o efeito dos sistemas de incentivos ao investimento na situação financeira das PME em Portugal, utilizando um conjunto de 1018 empresas. Foram recolhidos dados da situação pré e pós projeto para estabelecer uma comparação entre a situação das empresas antes de recorrerem ao Sistema de Incentivos e depois. Foi utilizada uma metodologia de dados em painel para perceber como se comportam as empresas financeiramente antes e após o apoio do Sistema de Incentivos. De acordo com a literatura utilizada na pesquisa para este estudo, a maioria dos autores estima que os resultados da utilização de incentivos não se refletem na situação económica e financeira das empresas. Este estudo evidencia conclusões contrárias. O uso de incentivos influencia os resultados das empresas, proporcionando algum crescimento sustentado. Existem melhorias evidentes na passagem dos anos pré-incentivo para os do pós-incentivo. As empresas que se candidataram ao incentivo em 2015 parecem ter alcançado melhores resultados em termos de rácios financeiros na pós-candidatura, face às empresas que se candidataram em 2014. A intensidade exportadora não tem um efeito significativo no ROE e o valor que as empresas efetivamente recebem conduzem à diminuição do ROA na amostra de 2014. Já para as empresas que recorreram ao SI em 2015, a intensidade de endividamento apresenta um efeito negativo em ROE e ROA, mas os resultados indiciam que a intensidade de investimento influencia positivamente o ROA e o crescimento das vendas. A análise mostra que as empresas que se encontravam em pior situação financeira no pré incentivo parecem conseguir melhorar os seus resultados no período pós incentivo, mostrando a importância do SI na continuidade e sobrevivência das empresas no mercadoThis paper aims to analyze the effect of investment incentive systems on the financial situation of SMEs in Portugal, using a set of 1018 companies. Pre- and post-incentive situation data were collected to compare the situation of companies before using the Incentive Scheme and afterwards. A panel data methodology was used to understand how companies behave financially before and after the Incentive System support. According to the literature used in the research for this study, most authors think that the results of using incentives are not reflected in the economic and financial situation of companies. This study proves just the opposite. The use of incentives influences business results, providing some sustained growth. There are obvious improvements in the transition from pre-incentive to post-incentive years. Companies applying for the incentive in 2015 appear to have achieved better results in terms of post-application financial ratios compared to companies applying in 2014. Export intensity does not have a significant effect on ROE and the value that companies actually have from receivables lead to a decrease in ROA in the 2014 sample. For companies that resorted to SI in 2015, debt intensity has a negative effect on ROE and ROA, but the results indicate that investment intensity positively influences ROA and sales growth. The analysis shows that companies that were worse off in the preincentive period seem to be able to improve their post-incentive results, showing the importance of SI in the continuity and survival of companies in the market2021-01-02T00:00:00Z2019-12-13T00:00:00Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27929porJoaquim, Joana Isabel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:06Zoai:ria.ua.pt:10773/27929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:37.048387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto dos incentivos nas empresas portuguesas
title Impacto dos incentivos nas empresas portuguesas
spellingShingle Impacto dos incentivos nas empresas portuguesas
Joaquim, Joana Isabel Rodrigues
Sistemas de incentivos
Subsídios
Fundos União Europeia
PME
Investimento
Crescimento
Evolução económica
title_short Impacto dos incentivos nas empresas portuguesas
title_full Impacto dos incentivos nas empresas portuguesas
title_fullStr Impacto dos incentivos nas empresas portuguesas
title_full_unstemmed Impacto dos incentivos nas empresas portuguesas
title_sort Impacto dos incentivos nas empresas portuguesas
author Joaquim, Joana Isabel Rodrigues
author_facet Joaquim, Joana Isabel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joaquim, Joana Isabel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de incentivos
Subsídios
Fundos União Europeia
PME
Investimento
Crescimento
Evolução económica
topic Sistemas de incentivos
Subsídios
Fundos União Europeia
PME
Investimento
Crescimento
Evolução económica
description O presente trabalho propõe-se analisar o efeito dos sistemas de incentivos ao investimento na situação financeira das PME em Portugal, utilizando um conjunto de 1018 empresas. Foram recolhidos dados da situação pré e pós projeto para estabelecer uma comparação entre a situação das empresas antes de recorrerem ao Sistema de Incentivos e depois. Foi utilizada uma metodologia de dados em painel para perceber como se comportam as empresas financeiramente antes e após o apoio do Sistema de Incentivos. De acordo com a literatura utilizada na pesquisa para este estudo, a maioria dos autores estima que os resultados da utilização de incentivos não se refletem na situação económica e financeira das empresas. Este estudo evidencia conclusões contrárias. O uso de incentivos influencia os resultados das empresas, proporcionando algum crescimento sustentado. Existem melhorias evidentes na passagem dos anos pré-incentivo para os do pós-incentivo. As empresas que se candidataram ao incentivo em 2015 parecem ter alcançado melhores resultados em termos de rácios financeiros na pós-candidatura, face às empresas que se candidataram em 2014. A intensidade exportadora não tem um efeito significativo no ROE e o valor que as empresas efetivamente recebem conduzem à diminuição do ROA na amostra de 2014. Já para as empresas que recorreram ao SI em 2015, a intensidade de endividamento apresenta um efeito negativo em ROE e ROA, mas os resultados indiciam que a intensidade de investimento influencia positivamente o ROA e o crescimento das vendas. A análise mostra que as empresas que se encontravam em pior situação financeira no pré incentivo parecem conseguir melhorar os seus resultados no período pós incentivo, mostrando a importância do SI na continuidade e sobrevivência das empresas no mercado
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T00:00:00Z
2019-12-13
2021-01-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/27929
url http://hdl.handle.net/10773/27929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137661199319040