Contributos psicodinâmicos para a Intervenção Precoce na infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/21998 |
Resumo: | Este livro, no seu essencial, resulta de um seminário e dá conta da promoção de um encontro. Ou talvez possamos dizer, um reencontro, ou mesmo, se não quisermos ser muito pretensiosos, a possibilidade de um reencontro: entre o pensamento psicanalítico e a intervenção precoce no desenvolvimento da criança. Quem promove este reencontro é a Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC). E fá-lo por entender que é assim, nos encontros (e reencontros) e nas zonas de charneira, de interseção de saberes e de transdisciplinaridade que se produzem os principais desafios ao conhecimento. E de um modo especial o conhecimento sobre as crianças e o seu desenvolvimento. Por isso, assumiu a SPPC a iniciativa e a responsabilidade desta iniciativa, convocando para este encontro diferentes atores. Em primeiro lugar os profissionais. Como associação de Psicólogos clínicos, a SPPC é uma entidade preocupada tanto com a formação clínica e psicoterapêutica dos psicólogos portugueses como com a prática dos psicólogos profissionais, em geral, nas suas diferentes articulações. Há, frequentemente, alguma confusão em relação ao que significa aqui o termo clínico (aplicado ao psicólogo clínico). É grande a tendência para o definir em função do contexto de intervenção (o hospital, o consultório, etc.) como se a atitude clínica não se pudesse assumir em qualquer contexto educativo, social, jurídico ou desportivo. Ou como se fosse preciso esclarecer se é clinico ou não o psicólogo que trabalha com as crianças pequenas. |
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